Verdades e produção de subjetividades: um estudo sobre mulheres bíblicas no discurso publicitário
Palavras-chave:
Jogos de verdade, discurso publicitário, identidade do feminino.Resumo
DOI: 10.5294/pacla.2012.15.2.1
A partir do conceito de verdade, tal como ele é formulado na obra de Michel Foucault, mais precisamente a partir da diferença que o !lósofo propõe na sua genealogia entre verdade-demonstração, valorizada pela tradicional perspectiva !losó!co-cientí!ca, e verdade-acontecimento, este estudo propõe dar visibilidade à atualização de enunciados que, no discurso publicitário, ao serem repetidos, legitimam saberes sobre o ser mulher. O material de análise é composto por dez peças publicitárias que, em sua rede enunciativa, concedem relevo a dois famosos modelos de mulheres bíblicas, exaltados há séculos por toda uma tradição cristã: Eva (emblema do pecado e da perdição) e a Virgem Maria (emblema da virtude e da salvação). Focalizando a reconstrução dos jogos de verdade instaurados desde tempos quase imemoriais, com relação ao ser mulher, as análises dão visibilidade às condições históricas de emergência das imagens daquelas mulheres, à lei de coexistência desses enunciados com outros e aos princípios segundo os quais subsistem, ainda que reinventados, até os dias de hoje. DOI: 10.5294/pacla.2012.15.2.1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.