A cerveja do bar do Moe: marcas e narrativas transmidiáticas
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2022.25.3.8Palavras-chave:
Comunicação, narrativa, publicidade, televisão, transmídia, sériesResumo
Este trabalho se trata de uma pesquisa sobre a ferramenta publicitária de posicionamento reverso do produto (reverse product placement). É uma técnica muito pouco explorada no contexto acadêmico e que precisa de uma organização. Para isso, este estudo é realizado por meio do caso da marca de ficção Duff, original da série de televisão Os Simpson (1989-). Apresenta-se uma análise qualitativa com base numa metodologia exploratório-descritiva, dividida em fases. A primeira se baseia num estudo bibliográfico da técnica. Em seguida, realiza-se uma entrevista a Andrés Nassar, detentor da licença da marca. Seus depoimentos fundamentam o estudo sob uma perspectiva empírica. Em último lugar, realiza-se uma terceira fase em que os resultados prévios são abordados para construir uma análise que identifica os traços comunicativos desse tipo de ações. Finalmente, as conclusões ilustram a capacidade comunicacional das marcas de ficção graças à sua personalidade transmidiática no panorama publicitário atual.
Downloads
Referências
Atarama-Rojas, T. (2019). Transmedia storytelling and construction of fictional worlds: Aliados series as case study. Correspondencias & Análisis, 9, 37-50. https://doi.org/10.24265/cian.2019.n9.02
Bertrand, P. X. (2012). Una escala de actitudes hacia el placement inverso: exploración de las dimensiones a incorporar. [Tesis], Ingeniería Comercial, Facultad de Economía y Negocios, Universidad de Chile. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/108122
Cascajosa-Virino, C. (2018). Las series de televisión españolas ante la llegada de los servicios VOD (2015-2017). El Profesional de la Información, 27(6), 1303-1312. https://doi.org/10.3145/epi.2018.nov.13
Checa, A. (2007). Historia de la publicidad. Netbiblo.
De Aguilera Moyano, J., Baños-González, M. y Ramírez Perdiguero, J. (2016). Consumer engagement: una revisión crítica. Telos, 104, 109-122.
Edery, D. (2006). Reverse product placement in virtual worlds. Harvard Business Review, 84(12), 24. https://hbr.org/2006/12/reverse-product-placement-in-virtual-worlds
Estévez, J. P. (2021). Objeto de culto. Cómo es Duff, la cerveza de Homero que pasó de Los Simpson a la realidad. Clarín. https://www.clarin.com/gourmet/duff-cerveza-homero-paso-simpson-realidad_0_sTiKZBwVY.html
Framiñán, J. (2013). El ‘emplazamiento de producto inverso’ (‘reverse product placement’). En A. M. Tobío Rivas, A. Fernández-Albor y A. Tato Plaza (eds.), Estudios de derecho mercantil (pp. 655-672). Marcial Pons.
Francescutti, P. (2019). La narración audiovisual como documento social e histórico: enfoques teóricos y métodos analíticos. Empiria: Revista de Metodología de Ciencias Sociales, 42, 137-161. https://doi.org/10.5944/empiria.42.2019.23255
Godoy, F. (2013). Traje de simio, de la serie ‘Los Simpsons’. Aularia: Revista Digital de Comunicación, 2(1), 143-149.
Granados, O. (2015). Homer Simpson bebe cerveza chilena. El País, 27 de septiembre. https://elpais.com/economia/2015/09/24/actualidad/1443116623_531168.html
Gray, J. (2006). Watching with The Simpsons. Television, parody, and intertextuality. Routledge.
Groening, M. (1989-presente). The Simpsons. Fox Broadcasting Company.
Gutnik, L., Huang, T., Lin, J. B. y Schmidt, T. (2007). New trends in product placement. Universidad de California. http://people.ischool.berkeley.edu/~hal/Courses/StratTech09/Tech/Preso/D-placement.doc
Hagey, K. (2015,). Duff, la cerveza de Los Simpson, salta a la realidad en Chile. Expansión, 13 de julio. http://www.expansion.com/empresas/distribucion/2015/07/13/55a39e3146163feb298b4587.html
Hosea, M. (2007). Reverse product placement: fantasy brands on a reality check. Brand Strategy, 212, 24-29.
Jenkins, H. (2013). Fans, blogueros y videojuegos. La cultura de la colaboración. Paidós.
Marta, C. y Tovar, A. (2011). Los Simpson, un fenómeno social con 20 años de permanencia en la programación televisiva. Revista Mediterránea de Comunicación, 2, 125-139. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2011.2.08
Martí, J. (2010). Funny marketing. Consumidores, entretenimiento y comunicaciones de marketing en la era del branded entertainment. Wolters Kluwer.
Martí, J. (2011). Marketing y publicidad en internet. Básico. StarBook.
Muzellec, L., Kanitz, C. y Lynn T. (2013). Fancy a coffee with Friends in ‘Central Perk’? Reverse product placement, fictional brands and purchase intention. International Journal of Advertising, 32(3), 399-417. https://doi.org/10.2501/IJA-32-3-399-417
Patwardhan, H. y Patwardhan, P. (2016). When fiction becomes fact: Effect of reverse product placement on consumer attitudes. Journal of Promotion Management, 22(3), 349-369. https://doi.org/10.1080/10496491.2016.1154917
Ramos, M. (2006). Cuando la marca ofrece entretenimiento: aproximación al concepto de advertainment. Questiones Publicitarias, 11, 33-49. https://doi.org/10.5565/rev/qp.134
Redondo I. y Bernal, J. (2020). How in-film product placement stimulates fast food consumption in developing countries. Interciencia: Revista de Ciencia y Tecnología de América, 45(1), 28-35. https://www.redalyc.org/jatsRepo/339/33962240005/movil/index.html
Regueira, F. J. (2014). De Popeye a Redbull. En Ron, R., Álvarez Ruiz, A. y Núñez, P. (coords.), Bajo la influencia del branded content: efectos de los contenidos de marca (pp. 35-45). ESIC.
Sánchez, P. (2018). Branded content y entertainment: un impulso para las organizaciones. Revista de la SEECI, 45, 43-54.
Scolari, C. A. (2013). Narrativas transmedia. Cuando todos los medios cuentan. Deusto.
Scott, G. R. y Maull, K. E. (2012). Kryptonite, Duff Beer and the protection of fictional characters and products in the global community. Monash University Law Review, 38(1), 228-282.
Simancas, E. y García, A. (2016). Critical product displacement: las marcas publicitarias en Los Simpsons. Opción, 32(8), 856-873. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31048481048
Stake, R. E. (2020). Investigación con estudio de casos. Morata.
Terán, B. y Gómez, L. (2018). En el día de Los Simpson, los datos que no conoces: 13.000 millones de recaudación. La Información, 19 de abril. https://www.lainformacion.com/arte-cultura-y-espectaculos/television/dia-de-los-simpson-recaudacion/6346496/
Wallace, A. (2012). La lucha por la cerveza de Los Simpson. BBC, 19 de julio. https://www.bbc.com/mundo/noticias/2012/07/120713_colombia_cerveza_duff_simpsons_aw
Wasserman, T. (2007). Forward thinkers push reverse product placement. Brandweek, 48(5).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Palabra Clave
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.