Diálogos fotocinematográficos entre Sebastião Salgado e os cineastas Wim Wenders e Juliano Ribeiro no O sal da terra (2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2022.25.2.7

Palavras-chave:

Cinema, fotografia, O sal da terra, Juliano Ribeiro, Sebastião Salgado, Wim Wenders

Resumo

O Sal da Terra (2014) reúne os cineastas Wim Wenders e Juliano Ribeiro e o fotógrafo Sebastião Salgado para documentar a trajetória deste último e seu entorno pessoal, fortemente vinculado à sua obra. Esta pesquisa tem três objetivos específicos: especificar como esses cineastas caracterizam a figura de Salgado e seu ato fotográfico, determinar como suas imagens se inserem na narrativa fílmica e descobrir quais são as marcas e efeitos fotográficos mais recorrentes no filme. Metodologicamente, utilizamos a versão qualitativa da análise de conteúdo a partir das contribuições de Phillippe Dubois, com relação às fórmulas que permitem a inserção da fotografia no cinema; as de Raymond Bellour sobre a fotografia como objeto real nas produções cinematográficas, e as de Vítor Magalhães na imagem congelada do filme. Concluímos que as marcas fotográficas mais recorrentes são a sucessão de fotografias que compõem a narração do filme, congelamentos de imagens e sobreposições. Esses efeitos combinam inicialmente imagens do arquivo da família para posteriormente se concentrarem nos projetos fotográficos de Salgado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Battaglia, L. (1989). Chroniques siciliennes Photo Notes French Edition. Centre National de la Photographie, Ministere de la Culture et de la Comunication.

Bellour, R. (2009). Entre imágenes. Foto. Cine. Vídeo. Colihue.

Bellour, R. (2010). La interrupción, el instante. En Tiempo expandido (pp. 109-143). La Fábrica.

Berger, J. y Mohr, J. (1997). Otra manera de contar. Mestizo.

Bourdieu, P. (2003). Un arte medio. Gustavo Gili.

Carrillo, V. (2009). Cómo si fuera la última vez. En Wenders, Wim y Donata: Como si fuera la última vez (pp. 9-12). Círculo de Bellas Artes.

Dubois, P. (1987). La photo tremblée et le cinéma suspendu. La recherche photographique, 3, 19-27.

Dubois, P. (2002). La Jetée de Chris Marker ou le cinématogramme de la consciencie. Théorème, Revue de l´Institut de Recherche sur le Cinéma et l´Audiovisuel, 6, 9-14.

FICM (2014). Entrevista: Juliano Ribeiro Salgado. Por F. Aguilar [Canal YouTube], 23 de octubre. https://www.youtube.com/watch?v=SbqVWcukIsU

Fontcuberta, J. (1997). El beso de Judas. Gustavo Gili.

Francq, I. (2013). Avant-propos. En Salgado, S. y Francq, I. (eds.), De ma terre à la terre (pp. 7-8). Presse de la Renaissance, un département d´Édi8.

García, M. (1994). Wim Wenders: la mirada del fotógrafo. Lápiz, 104, 26-33.

Gursky, A. (2007). Gursky. Hatje Cantz.

Hueso, A. L. (2009). Reflexiones sobre la biografía cinematográfica. En De las Heras, B. y Cruz, V. (eds.), Filmando la Historia. Representaciones del pasado en el cine (pp. 83-95). JC.

Krauss, R. (2002). Lo fotográfico. Por una teoría de los desplazamientos. Gustavo Gili.

Lemagny, J. C. y Rouillé A. (1988). Historia de la fotografía. Alcor.

Ledo, M. (2005). Cine de fotógrafos. Gustavo Gili.

Lindbergh, P. (2002). Peter Lindbergh: Stories by Wim Wenders. Arena.

Lindbergh, P. (2006). Peter Lindbergh: untitled 116. Schirmer Mosel.

Maglhaes, V. (2008). Poéticas de la interrupción. La dialéctica entre el movimiento e inmovilidad en la imagen contemporánea. Trama. https://doi.org/10.2307/j.ctt1vxm8np

Meyerowitz, J. (2013). Aftermath. Phaidon.

Meyerowitz, J. (2015). Cape Light: Color Photographs by Joel Meyerowitz. Aperture Foundation.

Moholy-Nagy, L. (2005). Pintura, fotografía, cine. Gustavo Gili.

Moral, P. (2014). El camino a la redención, según Wim Wenders y Sebastião Salgado. Eldiario.es, 30 de octubre. https://www.eldiario.es/cultura/cine/Camino-Wim-Wenders-Sebastião-Salgado_0_319168384.html

Morales, M. (2019). Sebastião Salgado: “Se dijo que yo hacía estética de la miseria. ¡Y una mierda! Fotografío mi mundo”. El País, 23 de junio. https://elpais.com/elpais/2019/05/20/eps/1558350781_612997.html

Parejo, N. (2011). Wenders Shootting: la fotografía en el cine de Wenders. En Camiñas, T. y Rodríguez, C. (eds.), El cielo sobre Wenders (pp. 67-94). Luces de Gálibo.

Pérez, C. y Vera, D. (2015). Comienzos y Génesis. La fotografía de Sebastião Salgado. Latente, 13, 9-18.

Salgado, S (1986). Otras Américas. Ediciones ELR.

Salgado, S. (1996). Workers. Aperture.

Salgado, S. (2000a), Éxodos. Fundación Retevisión.

Salgado, S. (2000b). Retratos de los niños del éxodo. Fundación Retevisión.

Salgado, S. (2001). La mano dell´Uomo. Contrasto.

Salgado, S. (2004). Sahel. The end of the road. University of California Press.

Salgado, S. (2013). Génesis. Taschen.

Salgado, S. y Francq, I. (2013). De ma terre à la terre. Presse de la Renaissance.

Stille, A. y Siebert, R. (2004). Passion Justice Freedom: Photographs of Sicily. Aperture.

Tranche, R. (2006). De la foto al fotograma. Ocho y Medio.

Wànick, L. (2013). Tras la imagen. En Salgado, S. (ed.), Génesis (pp. 8-10). Taschen.

Wenders, W. y Wenders D. (2009). To Shoot Pictures. En Como si fuera la última vez (pp. 121-128). Círculo de Bellas Artes.

Wenders, W. (dir.) (1974). Alicia en las ciudades. Distribución: Filmverlag der autoren, 113 m. Westdeustcher Rundfunk (WDR) y Filmverlag der Autoren.

Wenders, W. (dir.) (2008). Palermo Shooting. Distribución: Aixom Films, 124 m. Neue Road Movies, P.O.R. Sicilia y Arte France Cinéma.

Wenders, W. (2008). English Press Kit Palermo Shooting. Festival de Cannes. https://www.festival-cannes.com/es/peliculas/palermo-shooting

Wenders, W. (2013). Places, strange and quiet. Hatje Cantz.

Wenders, W. (2015). Wim Wenders: Writen in the West. Revisited. Schirmer Mosel.

Wenders, W. (2017). Wim Wenders: Instant stories. Schirmer Mosel.

Wenders, W. y Ribeiro Salgado, J. (dirs.) (2014). The Salt of the Earth. Producción: David Rosier; Distribución: Cameo Media. Francia/Brasil/Italia, 110 m. [Documental] Decia Films, Amazonas Images y Solares Fondazione delle arti.

Westerbeck, C. (2005). Joel Meyerowitz. Phaidon.

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Parejo, N. (2022). Diálogos fotocinematográficos entre Sebastião Salgado e os cineastas Wim Wenders e Juliano Ribeiro no O sal da terra (2014). Palabra Clave, 25(2), e2527. https://doi.org/10.5294/pacla.2022.25.2.7

Edição

Seção

Artículos