O Prosumer na economia colaborativa: nova maneira de participar do mercado de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.2.7

Palavras-chave:

Economia colaborativa, comunicologia, consumidores, novos atores digitais, produtores, prossumidor

Resumo

Prosumer” pode ser compreendido como um articulador entre a comunicologia, apoiada na compreensão dos meios de comunicação tradicionais, e uma comunicologia transformada, dirigida ao estudo das comunicações nos ambientes digitais. Embora o conceito de prosumer pareça que vai perdendo o sentido de utilidade e atualidade no imaginário comunicológico, estudos realizados pela Interactive Advertising Bureau reconhecem que os novos atores digitais atualizaram e estenderam a figura do prossumidor a um novo cenário no campo da economia colaborativa, sendo agora uma peça fundamental. Essa situação indica uma profunda reflexão para o comunicador, que observa um cenário de produção de conteúdos, serviços e produtos nunca vistos. Dessa maneira, deparamo-nos com a necessidade de analisar o conceito de “prosumer” sob uma nova perspectiva que supõe complexidade, interdisciplinaridade e sentido holístico. Por isso, o objetivo deste texto é evidenciar a vigência desse conceito renovado, inserido no imaginário da economia colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaia Arribas Urrutia, Universidad de Los Hemisferios

Directora de Posgrados de la Facultad de Comunicación de la Universidad de Los Hemisferios

Octavio Islas Carmona, Universidad Central del Ecuador

Director de la Maestría en Comunicación y Cultura
FACSO, Universidad Central del Ecuador.
Director general y fundador de la revista cientìfica Razón y Palabra http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp
Miembro del comité científico de la revista Comunicar
Miembro del comité científico de la revista Explorations in Media Ecology.
Miembro del comité científico de la revista Latina
Miembro de la Media Ecology Association
Miembro de GICOM (Grupo Hacia una Ingeniería en Comunicación Social)
Director general de la Cátedra Itinerante de la Nueva Teoría Estratégica (CINTE).
Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, SNI, nivel 2.

Referências

Anderson, C. (2007). La economía Long Tail. De los mercados de masas al triunfo de lo minoritario. Barcelona: Urano.

Alonzo, R. (2019). Sobre el uso de los conceptos prosumer y emirec en estudios sobre comunicación mediada por internet. Sphera Publica, 1(19), 2-23. Recuperado de: https://1library.co/document/yjd01kky-uso-conceptos-prosumer-emirec-estudios-comunicacion.html

Bauwens, M. (2006). The political economy of peer production. CTheory, 1. Recuperado de: http://www.informatik.uni-leipzig.de/~graebe/Texte/Bauwens-06.pdf

Belk, R. (2014). You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, 67(8), 1595-1600. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/262490610_You_are_what_you_can_access_Sharing_and_collaborative_consumption_online

Benkler, Y. (2014). La riqueza de las redes. Cómo la producción social transforma los mercados y la libertad. Barcelona: Icaria.

Bolter, J. y Grusin, R. (1999). Remediation. Understanding New Media. Boston: MIT Press. Recuperado de: https://monoskop.org/images/a/ae/Bolter_Jay_David_Grusin_Richard_Remediation_Understanding_New_Media_low_quality.pdf

Botsman, R. y Rogers, R. (2010). What’s mine is yours. How collaborative consumption is changing the way we live. Nueva York: Harper Collins.

Bustamante, N. y Guillén, S. (2017). Un acercamiento al Big Data y su utilización en comunicación. Mediaciones Sociales, 16, 115-134. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/MESO.58112

Cloutier, J. (1973). La communication audio-scripto-visuelle à l’heure des self média. Montreal: Les Presses de l’Université de Montreal.

Cloutier, J. (2001). Petit traité de communication. Emerec à l’heure des technologies numériques. Montreal: Carte Blanche.

Darwin, C. (2010). El orígen de las especies. México: Porrúa.

Ferry, L. (2016). La revolución transhumanista. Madrid: Alianza.

Fidler, R. (1998). Mediamorfosis. Comprender los Nuevos Medios. Buenos Aires: Granica.

Fiske, J. (1982). Introduction to communication studies. Londres: Methuen.

Foro Económico Mundial (2020). El Gran Reinicio: Una cumbre gemela única para empezar el 2021. World Economic Forum. Recuperado de: https://es.weforum.org/press/2020/06/el-gran-reinicio-una-cumbre-gemela-unica-para-empezar-el-2021/

Galindo, L. J. (2011). Comunicología posible. Hacia una ciencia de la comunicación. Ciudad de México: Universidad Intercontinental. Recuperado de: https://octavioislas.files.wordpress.com/2015/01/2011-07-02-jesc3bas-galindo-l-ibro-comunicologia-posible.pdf

Giddens, A. (2011). La constitución de la sociedad. Bases para la Teoría de la Estructuración. Buenos Aires: Amorrortu.

Gil, J. (2018). ¿Qué son las economías colaborativas? Papeles de Relaciones Ecosciales y Cambio Global, 141, 49-62. Recuperado de: https://www.fuhem.es/media/cdv/file/biblioteca/revista_papeles/141/Que-son-las-economias-colaborativas-JGil.pdf

Gould, S. J. y Vrba, E. S. (1982). Exaptation –a missing term in the science of form. Paleobiology, 8(1), 4-15. DOI: https://doi.org/10.1017/S0094837300004310

Harari, Y. (2015). De animales a dioses. Breve historia de la humanidad. Barcelona: Debate.

Harari, Y. (2016). Homo Deus: Una breve historia del mañana. Barcelona: Debate.

Harari, Y. (2018). 21 lecciones para el siglo XXI. Barcelona: Debate.

Internet Society (ed.) (2019). Internet Society Global Internet Report Consolidation in the Internet Economy. Internet Society. Recuperado de: https://future.internetsociety.org/2019/wp-content/uploads/sites/2/2019/04/InternetSociety-GlobalInternetReport-ConsolidationintheInternetEconomy.pdf

Kaiser, B. (2019). La dictadura de los datos. Madrid: Harper Collins.

Kaku, N. (1996). Hiperespacio. Barcelona: Crítica. Recuperado de: https://static0planetadelibroscom.cdnstatics.com/libros_contenido_extra/34/33743_Hiperespacio.pdf

Kalamar, A. (2013, 13 de mayo). Sharewashing is the new greenwashing. OpEd News. Recuperado de: https://www.opednews.com/articles/Sharewashing-is-the-New-Gr-by-Anthony-Kalamar-130513-834.html

Kurzweil, R. (2005). The singularity is near: When humans transcend biology. Nueva York: Penguin.

La Tribu Colaborativa (2017). Los modelos colaborativos y bajo demanda en plataformas digitales. Recuperado de: http://latribucolaborativa.com/los-modelos-colaborativos-demanda-plataformas-digitales/

Mandelbrot, B. (1983). The fractal geometry of nature. San Francisco: Freeman.

McLuhan, M. (1964). Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano. Barcelona: Paidós. Recuperado de: https://semioticaderedes-carlon.com/wp-content/uploads/2018/04/McLuhan_Marshall__Comprender_los_medios_de_comunicacion.pdf

McLuhan, M. y Nevitt, B. (1972). Take today. An executive as a dropout. Mishawaka: Harcourt College Publishers.

Moya, C. (1971). Sociólogos y sociología. Madrid: Siglo XXI.

Orozco, G. (2003). Los estudios de recepción. Intexto, 2(9), 1-13. Recuperado de: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/3629/4400

Pérez, R. A. (2012). Pensar la estrategia: otra perspectiva. Buenos Aires: La Crujía.

Rifkin, J. (2011). La Tercera Revolución Industrial. Cómo el poder lateral está transformando la energía, la economía y el mundo. Barcelona: Paidós.

Rouhiainen, L. (2018). Inteligencia artificial. Madrid: Alienta.

Sánchez, G. (2018). Las primeras cinco revoluciones industriales. Cienciorama. Recuperado de: http://www.cienciorama.unam.mx/#!titulo/585/?las-primeras-cinco-revoluciones-industriales

Scholz, T. (2016). Platform cooperativism. Challenging the corporate sharing economy. Nueva York: Rosa Luxemburg Stiftung. Recuperado de: https://rosalux.nyc/wp-content/uploads/2020/11/RLS-NYC_platformcoop.pdf

Schor, J. y Attwood, W. (2017). The sharing economy: Labor, inequality and sociability on for profit platforms. Sociology Compass, 11, 8. Recuperado de: https://www.aph.gov.au/DocumentStore.ashx?id=b1e8afd3-9a11-462a-a5df-e0a336bddf5e

Schor, J. (2014). Debating the sharing economy. Great Transition Initiative. Recuperado de: http://greattransition.org/publication/debating-the-sharing-economy

Schwab, C. (2016). La Cuarta Revolución Industrial. Barcelona: Debate. Recuperado de: http://40.70.207.114/documentosV2/La%20cuarta%20revolucion%20industrial-Klaus%20Schwab%20(1).pdf

Scolari, C. (2013). Narrativas transmedia. Barcelona: Deusto.

Serrano, J. (2018). Un mundo robot. Córdoba: Guadalmazán.

Shannon, C. y Weaver, W. (1949). The mathematical theory of communication. Illinois: Urbana. Recuperado de: https://pure.mpg.de/rest/items/item_2383164/component/file_2383163/content

TNS (2015). Connected Life. Recuperado de: http://www.tns-gallup.com.ar/index.html

Toffler, A. (1980). La tercera ola. Bogotá: Edivisión. Recuperado de: https://cudeg.com.uy/wp-content/uploads/2017/10/La-tercera-ola.pdf

Toffler, A. y Toffler, H. (2006). La revolución de la riqueza. México: Deusto.

Urteaga, E. (2009). La teoría de sistemas de Niklas Luhmann. Contrastes. Revista Internacional de Filosofía, 15. DOI: https://doi.org/10.24310/Contrastescontrastes.v15i0.1341

Walker, E. T. (2015). Beyond the rhetoric of the “sharing economy”. Contexts, 14(1), 15-17. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/24710514

Wiener, N. (1981). Cibernética y sociedad. Buenos Aires: Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. Recuperado de: https://catedraepistemologia.files.wordpress.com/2015/09/248631084-norbert-wiener-cibernetica-y-sociedad1.pdf

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Arribas Urrutia, A., & Islas Carmona, O. . (2021). O Prosumer na economia colaborativa: nova maneira de participar do mercado de consumo . Palabra Clave, 24(2), e2427. https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.2.7

Edição

Seção

Ensayo