Reivindicar el detalle: sutilezas y catálisis barthesianas en la ficción televisiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.3

Palavras-chave:

Roland Barthes, televisão, série de televisão, estúdios de televisão, Mad Men, Breaking Bad, True Detective

Resumo

Reivindicar o detalhe: sutilezas e catálise barthesianas na ficção televisiva

Reclaiming Detail: Barthesian Subtleties and Catalysis in TV Fiction

Este artigo investiga a importância da catálise, formulada por Roland Barthes, para dar valor aos detalhes na descrição nas narrativas. Partimos da hipótese segundo a qual o aparentemente insignificante do relato é o que produz o efeito de realidade e propomos pensar as séries de televisão contemporâneas a partir do aparentemente inútil no relato. Para isso, analisamos, de uma perspectiva semiótica, quatro casos de estudo paradigmáticos que se afastaram dos mecanismos convencionais de gancho e espetáculo, e apostaram formalmente pela sutileza e pela atenção no detalhe: a dialogada En terapia (Hagai Levi, Rodrigo García, HBO: 2008-2010), a hiperestilizada Mad Men (Matthew Weiner, AMC: 2007-2015), a irreverente Breaking Bad (Vince Gilligan, AMC: 2008-2013) e a assutadora True Detective. As análises revelarão como, nas catálises dessas ficções de televisão, estão em jogo o que é difícil de explicar inclusive dotando de verossimilitude acidental, intranscendente e inexplicável.

Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo

García-Catalán, S.Sorolla-Romero, T. y Martín-Núñez, M. (2019). Reivindicar el detalle: sutilezas y catálisis barthesianas en la ficción televisiva. Palabra Clave, 22(3), e2233. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.3

Recibido: 05/09/2018

Aceptado: 26/10/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shaila García-Catalán, Universitat Jaume I de Castellón

Profesora contratada doctora en el departamento de Ciencias de la Comunicación de la UJI

Teresa Sorolla-Romero, Universitat Jaume I de Castellón

Doctora y profesora asociada en el departamento de Ciencias de la Comunicación de la UJI

Marta Martín-Núñez, Universitat Jaume I de Castellón

Profesora contratada doctora en el departamento de Ciencias de la Comunicación de la UJI

Referências

Abrams, J. J. et al. (Dirs.) (2004). Lost [TV Series]. ABC.

Abrams, J. J. et al. (Dirs.) (2008). Fringe [TV Series]. FOX.

Abrams, J. J. et al. (Dirs.) (2012). Alcatraz [TV Series]. FOX.

Barthes, R. (1968). El efecto de realidad. Recuperado de http://www.fadu.edu.uy/slv-i/files/2012/05/Barthes_Roland-El_efecto_de_realidad.pdf

Barthes, R. (1977). Introducción al análisis estructural de los relatos. En S. Niccolini (Comp.), El análisis estructural. Buenos Aires, Argentina: Centro Editor de América Latina.

Barthes, R. (1980/2009). La cámara lúcida. Barcelona, España: Paidós.

Bassols, M. (2011). Lecturas de la página en blanco. Málaga, España: Miguel Gómez.

Benjamin, W. (1991). El narrador. Madrid, España: Taurus.

Bort Gual, I. (2012). Nuevos paradigmas en los telones del relato audiovisual contemporáneo: partículas narrativas de apertura y cierre en las series de televisión dramáticas norteamericanas (Tesis doctoral, Universitat Jaume I, Castellón, España). Recuperado de https://www.tdx.cat/handle/10803/81927

Bort Gual, I. y García Catalán, S. (2012). Prometer y nada más: shapeshifters y circunloquios en la creación en las series de televisión. En R. Romero Escrivá y M. Machalski (Coords.), Páginas pasaderas: estudios contemporáneos sobre la escritura del guion (pp. 94-107). Santander, España: Shangrilá.

Bort Gual, I. y Gómez Tarín, F. J. (2012). Nostalgia de volver a casa: los locos de Madison. La imagen absoluta, 16, 89-96.

Buckland, W. (2009). Puzzle films: Complex storytelling in contemporary cinema. Malden, EE. UU.: Wiley-Blackwell.

Buckland, W. (2014). Hollywood puzzle films. Nueva York, EE. UU.: Routledge.

Cánovas, M. (2016). The Hours, de Stephen Daldry: tramas y tiempo narrativo. Revista Signa, 25, 455-470.

Carmona, R. (2005). Cómo se comenta un texto fílmico. Madrid, España: Cátedra.

Castro de Paz, J. L. (1999). El surgimiento del telefilme. Barcelona, España: Paidós.

Català, J. M. (2016). La gran espiral: capitalismo y paranoia. Vitoria, España: Sans Soleil.

Chase, D. et al. (Dirs.) (1999). The Sopranos [Serie de TV. Home Box Office (HBO).

Daldry, S. (Dir.) (2002). The Hours. Paramount Pictures

Dessinges, C. (2017). Treme and Its Engaged Audience. En D. M. Gendrin, C. Dessinges y S. Roberts (Eds.), HBO’s Treme and Post-Katrina Catharsis: The Mediated Rebirth of New Orleans (pp. 117-148). Maryland, EE. UU.: Lexington.

Elsaesser, T. (2009). The mind-game film . En W. Buckland (Ed.), Puzzle films: Complex storytelling in contemporary cinema (pp. 13-41). Chichester, West Sussex, RU: Wiley-Blackwell.

Elsaesser, T. (2013). Los actos tienen consecuencias: lógicas del mindgame film en la trilogía de Los Ángeles de David Lynch. L’Atalante: Revista de Estudios Cinematográficos, 15, 7-18. Recuperado de http://www.revistaatalante.com/index.php?journal=atalante&page=article&op=view&path%5B%5D=35

Field, S. (2001). El libro del guion: fundamentos de la escritura de guiones. Madrid, España: Plot.

García, O. (2014). Mad Men: álbum familiar del héroe americano. En J. J. Vargas-Iglesias (Coord.), Los héroes están muertos: heroísmo y villanía en la televisión del nuevo milenio (pp. 134-143). Palma de Mallorca, España: Dolmen.

García, R. et al. (2008) (Dirs.). In Treatment [TV Series]. HBO.

García Catalán, S. y Rodríguez Serrano, A. (2016). El hogar y el héroe: espacios y subjetividades en True Detective (HBO, 2014). Miguel Hernández Comunication Journal, 7, 5-30. Recuperado de http://hdl.handle.net/10234/164480

Garin, M. (2015). El gag visual: de Buster Keaton a Super Mario. Madrid, España: Cátedra.

Gaudreault, A. & Jost, F. (1995). El relato cinematográfico: cine y narratología. Barcelona, España: Paidós.

Genette, G. (1989). Figuras III. Barcelona, España: Lumen.

Gilligan, V. et al. (Dirs.) (2008). Breaking Bad [TV Series]. AMC.

Gomez, N. et al. (Dirs.) (2012). FlashForward [TV Series]. ABC.

González Iñárritu, A. (Dir.) (2000). Amores perros [Película]. Altavista Films.

González Requena, J. (2010). Crónicas del vacío. En C. C. Cascajosa Virino y J. González Requena (Coords.), Mad Men: reyes de la avenida Madison (pp. 21-30). Madrid, España: Capitán Swing.

Gordon, H. et al. (Dirs.) (2011). Homeland (TV Series). Showtime.

Hernández, E. (2013). Teasing the audience: Desconfíe de Vince Gilligan. L’Atalante: Revista de Estudios Cinematográficos, (15), 42-49. Recuperado de http://www.revistaatalante.com/index.php?journal=atalante&page=article&op=view&path%5B%5D=41

Hitchcock, A. et al. (Dirs.) (1957). Alfred Hitchcock Presents [TV Series]. CBS.

Hodge, C. et al. (Dirs.) (2015). Wayward Pines [TV Series]. FOX.

Kirkman, R. (Dirs.) (2010). The Walking Dead (TV Series). AMC.

Kring, T. et al. (Dirs.) (2006). Heroes [TV Series]. National Broadcasting Company (NBC).

Lacan, J. (1992/1969-1970). Seminario 17: El reverso del psicoanálisis. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Lacan, J. (2015/1962-1963). Seminario 10: La angustia. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Laurent, É. (2011). El sentimiento delirante de la vida. Buenos Aires, Argentina: Colección Diva.

Levi, H. et al. (Dirs.) (2014). The Affair [TV Series]. Showtime.

Lindelof, D. et al. (Dirs.) (2014). The Leftovers [Serie de TV]. Warner Bros.

Lorre, C. et al. (Dirs.) (2007). The Big Bang Theory [TV Series]. CBS Productions.

Manos Jr., J. et al. (Dirs.) (2006). Dexter [Serie de TV]. Showtime.

Mckee, R. (2006). El guion: sustancia, estructura, estilo y principios de la escritura de guiones. Barcelona: Alba.

Miller, J. A. (2003). Lo real y el sentido. Buenos Aires, Argentina: Colección Diva.

Mittell, J. (2006). Narrative complexity in contemporary American television. The Velvet Light Trap, 58, 29-40. DOI: 10.1353/vlt.2006.0032

Mittell, J. (2015). Complex TV: The poetics of contemporary television storytelling. Nueva York, EE. UU.: New York University Press.

Nolan, J. et al. (Dirs.) (2011). Person of Interest [TV Series]. CBS.

Palao Errando, J. A. (2013). Contando al otro: el hipernúcleo, una figura clave en la narrativa fílmica posclásica. L’Atalante: Revista de Estudios Cinematográficos, 15, 19-26. Recuperado de http://www.revistaatalante.com/index.php%3Fjournal%3Datalante%26page%3Darticle%26op%3Dview%26path%255B%255D%3D36

Pintor Iranzo, I. (2015). Nunca volveremos a casa: la figuración del hogar en Mad Men. En R. Crisóstomo y E. Ros (Coords.), Mad Men o la frágil belleza de los sueños en Madison Avenue (pp. 107-133). Madrid, España: Errata Naturae.

Pintor Iranzo, I. (2018). El vacío, la cólera y el mal en la ficción contemporánea. En M. Á. Huerta y P. Sangro (Coord.), La estética televisiva en las series contemporáneas. Valencia, España: Tirant Humanidades.

Pizzolatto, N. & Joji Fukunaga, C. (Dirs.) (2014). True Detective [TV Series]. Home Box Office (HBO).

Ramis, H. (Dir.) (1999). Analyze This [Película]. Village Roadshow Pictures.

Revert, J. (2011). Los Soprano en cinco tiempos: o cómo aprendí a dejar de preocuparme y empezar a amar al gánster. L’Atalante: Revista de Estudios Cinematográficos, 11, 5-11.

Rubio Alcover, A. (2011). Carbon-copy de los años cuerdos: a propósito de Mad Men. L’Atalante: Revista de Estudios Cinematográficos, 11, 12-18.

Simon et al. (Dirs.) (2002). The Wire [TV Series]. HBO.

Torre, T. de la (2016). Historia de las series. Barcelona, Española: Roca.

Vila Matas, E. (2013). La mosca de “Breaking Bad”. En S. Cobo Durán y V. Hernández-Santaolalla (Coord.), “Breaking Bad”: 530 gramos (de papel) para seriadictos no rehabilitados (pp. 99-102). Madrid, España: Errata Naturae.

Wachowski, L., Wachowski, L. & Straczynski, J. M. (Dirs.) (2015). Sense8 [Serie de TV]. Georgeville Television.

Weiner, M. et al. (Dirs.) (2007). Mad Men [Serie de TV]. AMC.

Yin, R. (1994). Case study research: Design and methodology. Thousand Oaks, EE. UU.: Sage.

Zunzunegui, S. (2016). La mirada cercana. Santander: Shangrila.

Publicado

2019-06-21

Como Citar

García-Catalán, S., Sorolla-Romero, T., & Martín-Núñez, M. (2019). Reivindicar el detalle: sutilezas y catálisis barthesianas en la ficción televisiva. Palabra Clave, 22(3). https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.3

Edição

Seção

Artículos