Estrategias discursivas en la publicidad audiovisual de productos de bajo valor nutricional dirigidos al público infantil: felices, valientes y obesos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.10

Palavras-chave:

Publicidade, alimento, produto alimentício, indústria de alimentos, nutrição, criança, obesidade, obesidade infantil, linguagem, discurso, emoções

Resumo

Discursive Strategies in Child-Directed Audiovisual Advertising of Low Nutritional Value Products: Happiness, Courage and Obesity

Estratégias discursivas na publicidade audiovisual de produtos de baixo valor nutricional dirigidos ao público infantil: felizes, corajosos e obesos

As crianças espanholas vêm, em média, nove mil campanhas publicitárias pela televisão por ano. A maioria delas corresponde a alimentos de baixo valor nutricional. Tendo em vista os índices de obesidade infantil, a estreita relação entre a publicidade dirigida a esse público e o consumo desse tipo de alimento, a Espanha aprovou, em 2005, o Código de Autorregulamentação da Publicidade de Alimentos dirigida a Menores (PAOS). Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas utilizadas nas campanhas de alimentos de baixo valor nutricional, colocando-as em relação com o conteúdo do Código PAOS. Para isso, utiliza uma metodologia mista, que integra técnicas quantitativas para a análise de audiências e qualitativas para o estudo do discurso publicitário. Esta pesquisa conclui que, à diferença de outros alimentos, a publicidade de produtos de baixo valor nutricional centraliza sua estratégia discursiva em palavras e campos semânticos vinculados à felicidade, à ação e à diversão, entre outros. As conclusões apontam, ainda, a necessidade de revisão do conteúdo do Código PAOS por parte da indústria alimentícia espanhola, de agências e de anunciantes, a fim de que a autorregulamentação dos conteúdos publicitários seja realmente efetiva. A contribuição original deste artigo está no campo teórico e empírico que toma como ponto de partida a obesidade infantil na Espanha e a inter-relaciona com as estratégias discursivas da publicidade de produtos de baixo valor nutricional dirigida aos menores e com o referencial normativo existente.

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Jiménez-Morales, M.Montaña, M. y Vàzquez, M. (2019). Estrategias discursivas en la publicidad audiovisual de productos de bajo valor nutricional dirigidos al público infantil: felices, valientes y obesos. Palabra Clave, 22(3), e22310. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.10

Recibido: 04/05/2018

Aceptado: 11/10/2018

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Biografia do Autor

Mónika Jiménez-Morales, Universitat Pompeu Fabra (UPF)

Mònika Jiménez-Morales es doctora en Comunicación por la Universitat Pompeu Fabra (UPF), donde imparte docencia en el Grado en Publicidad y Relaciones Públicas. Es profesora titular en el Departamento de Comunicación de la propia universidad. Su línea de investigación se centra en la incidencia del discurso publicitario en la imagen corporal y en las patologías relacionadas con la alimentación. Pertenece al grupo de investigación CAS (Communication, Advertisong and Society) de la propia Universitat Pompeu Fabra.

Mireia Montaña, Universitat Oberta de Catalunya (UOC)

Mireia Montaña es doctora en comunicación por la Universitat Pompeu Fabra (UPF) y licenciada
en publicidad y relaciones públicas por la Universitat Ramon Llull. Es profesora de los Estudios de Ciencias de la Información y de la Comunicación en la Universitat Oberta de Catalunya y miembro del grupo de investigación GAME - Communication & New Media (IN3-UOC).

Mercè Vàzquez, Universitat Oberta de Catalunya (UOC)

Mercè Vàzquez es doctora en Ciencia Cognitiva y Lenguaje por la Universitat Pompeu Fabra, licenciada en Documentación por la Universitat Oberta de Catalunya y licenciada en Filología Catalana por la Universitat de Barcelona. Es profesora de los Estudios de Artes y Humanidades de la Universitat Oberta de Catalunya y es miembro del Grupo de Investigación Interuniversitario en Aplicaciones Lingüísticas (GRIAL).

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Publicado

2019-06-21

Como Citar

Jiménez-Morales, M., Montaña, M., & Vàzquez, M. (2019). Estrategias discursivas en la publicidad audiovisual de productos de bajo valor nutricional dirigidos al público infantil: felices, valientes y obesos. Palabra Clave, 22(3). https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.10

Edição

Seção

Artículos