Modelo e indicadores de masculinidad igualitaria en la ficción televisiva gallega: caso de Fontealba y Serramoura de Televisión de Galicia
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.9Palavras-chave:
Gênero, masculinidade ficção televisão, programa de televisão, série de televisão, classe social, programa de radiodifusão, Galiza, Espanha, Fontealba, SerramouraResumo
Egalitarian Masculinity Model and Indicators in Galician TV Fiction: The Case of Televisión de Galicia’s Fontealba and Serramoura
Modelo e indicadores de masculinidade igualitária na ficção televisiva galega: caso de Fontealba e Serramoura de Televisión de Galicia
Desde os television studies, a ficção ambientada na realidade contemporânea do receptor constitui um espaço privilegiado para consolidar a normativa social, mas também para visibilizar novas tendências. Com o objetivo geral de contribuir para o campo dos masculinity studies, este artigo analisa duas séries dramáticas de sucesso da Televisión de Galicia (TVG) de 2017 como relatos de proximidade que poderiam representar novas masculinidades alternativas ao modelo tradicional. Para isso, foi avaliado o tipo de masculinidade dominante nessas produções televisivas a partir da análise da caracterização e das interações sociais de suas principais personagens masculinas. A metodologia aplicada inclui uma leitura em profundidade e o mapeamento de relações paradigmáticas entre personagens, junto com a análise de conteúdo multivariável que permitiu observar correlações entre a idade e a classe social das personagens e dos tipos de masculinidade. Os resultados demonstram uma maior afinidade à masculinidade hegemônica conforme aumenta o poder exercido pela personagem no âmbito público ou profissional. É estabelecida uma correlação entre a classe e o modelo de masculinidade, mas não para a variável de idade. Embora sejam apresentadas aproximações de modelos de masculinidade mais igualitários, as personagens que as sustentam estão dissociados da esfera profissional como contexto fundamental de construção identitária. Tudo isso nos leva a concluir que, apesar da crescente diversidade na representação das masculinidades na ficção televisiva analisada, o modelo patriarcal definido a partir do âmbito do público continua sendo o hegemônico.
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Recibido: 14/03/2018
Aceptado: 21/09/2018
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