O papel da opinião publicada na imprensa colombiana antes do plebiscito de 2 de outubro de 2016
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.1.9Palavras-chave:
Plebiscito, opinião publicada, processo de paz, cidadão, democraciaResumo
El papel de la opinión publicada en la prensa escrita colombiana antes del plebiscito del 2 de octubre de 2016
The Role of Opinions Published in the Colombian Press before the Plebiscite of October 2, 2016
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva realizado por pesquisadores do Observatorio de Medios da Faculdade de Comunicação da Universidad de La Sabana sobre o papel da opinião publicada na imprensa de referência da Colômbia durante a etapa prévia ao plebiscito de 2 de outubro de 2016, com o qual o governo do presidente Juan Manuel Santos Calderón fez um referendo sobre os acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Com a metodologia de análise de conteúdo, foram analisadas 466 peças de opinião publicadas pelos principais meios impressos nacionais e regionais da Colômbia relacionados ao plebiscito. Evidenciaram-se, entre outras coisas, a primazia dos recursos persuasivos emocionais sobre os racionais, uma maior presença de marcos de interpretação episódicos em relação aos temáticos e uma forte conotação política, social e cultural dentro da argumentação a favor ou contra a aprovação dos acordos de Havana. As estratégias persuasivas envolveram o uso de valores, sua exaltação ou a ameaça de sua continuidade, especialmente em aspectos centrais da matriz de cultura política dos colombianos, como o risco de mudança do modelo econômico, a ameaça hipotética do sistema democrático ou a desestabilização de referentes sociais e morais, como a estrutura familiar.
Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo
Gómez-Giraldo, J. C. y Cárdenas-Ruiz, J. D. (2018). El papel de la opinión publicada en la prensa escrita colombiana antes del plebiscito del 2 de octubre de 2016. Palabra Clave 22(1), e2219. DOI: 10.5294/pacla.2019.22.1.9
Downloads
Referências
Aarøe, L. (2011). Investigating frame strength: The case of episodic and thematic frames. Political Communication, 28(2), 207-226. https://doi.org/10.1080/10584609.2011.568041
Abad Faciolince, H. (2016, octubre 1). Ritmo de rap por el Sí. El Espectador. Recuperado de https://www.elespectador.com/opinion/opinion/ritmo-de-rap-por-el-si-columna-657975
Amón, R. (2016, noviembre 13). De la telerrealidad a la Casa Blanca. El País. Recuperado de https://elpais.com/internacional/2016/11/10/actualidad/1478801792_086557.html
ANSA Latina. (2016, diciembre 9). Postfactual es la palabra del año. Recuperado de http://www.ansalatina.com/americalatina/noticia/sociedad/2016/12/09/postfactual-es-la-palabra-del-ano_4c942559-83fc-49ae-b028-d8915cba36ee.html
BBC Mundo. (2016, junio 24) Qué es el brexit y cómo puede afectar a Reino Unido y a la Unión Europea. Recuperado de https://www.bbc.com/mundo/noticias-internacional-36484790
Canel Crespo, M. J. (2009). El impacto de los sucesos imprevistos en la imagen pública de los gobiernos españoles. Anàlisi: quaderns de comunicació i cultura, 38, 219-236. Recuperado de https://ddd.uab.cat/record/51443
Cragan, J. F. y Shields, D. C. (1995). Symbolic theories in applied communication research: Bormann, Burke, and Fisher. Nueva Yersey, EE. UU.: Hampton Press.
Decreto 1391/2016, de 30 de agosto, por el cual se convoca a un plebiscito y se dictan otras disposiciones.
Duzán, M. J. (2016, septiembre 24). Un voto por el futuro. Semana. Recuperado de https://www.semana.com/opinion/articulo/maria-jimena-duzan-un-voto-por-el-futuro/494916
El Colombiano (2016a, sepiembre 1). La pregunta del plebiscito. Recuperado de http://www.elcolombiano.com/opinion/editoriales/la-pregunta-del-plebiscito-FD4894711
El Colombiano (2016b, septiembre 18). Dos semanas para elevar el debate. Recuperado de http://www.elcolombiano.com/opinion/editoriales/dos-semanas-para-elevar-el-debate-HG4998797
El Colombiano (2016c, octubre 2). Colombia, entre el sí y el no, p. 29.
El Espectador (2016a, septiembre 24). 26 de septiembre de 2016. Recuperado de https://www.elespectador.com/opinion/editorial/26-de-septiembre-de-2016-articulo-656696
El Espectador (2016a, octubre 1). Es momento de decir sí. Recuperado de https://www.elespectador.com/opinion/editorial/momento-de-decir-si-articulo-657974
El Heraldo (2016a, agosto 25). Una nueva etapa. Recuperado de https://www.elheraldo.co/editorial/una-nueva-etapa-280571
El Heraldo (2016c, septiembre 30). Un sí vigilante. Recuperado de https://www.elheraldo.co/editorial/un-si-vigilante-288987
Elpais.com.co (2016a, abril 28). La hora de la verdad. Recuperado de https://www.elpais.com.co/opinion/editorial/la-hora-de-la-verdad.html
Elpais.com.co (2017, julio 31). Por la convivencia. Recuperado de https://www.elpais.com.co/opinion/editorial/por-la-convivencia-1.html
El Tiempo (2016a, agosto 28). Justicia especial, pero no insular. Recuperado de https://www.eltiempo.com/opinion/editorial/justicia-especial-pero-no-insular-editorial-el-tiempo-52822
El Tiempo (2016b, octubre 2). Las razones de un sí. Recuperado de https://www.eltiempo.com/opinion/editorial/las-razones-de-un-si-editorial-el-tiempo-54558
Entman, R. M. (2003). Cascading activation: Contesting the White House’s frame after 9/11. Political Communication, 20(4), 415-432. DOI: 10.1080/10584600390244176
Entman, R. M. (2004). Projections of power: Framing news, public opinion and U.S. foreign policy. Chicago, EE. UU.: University of Chicago Press.
García Gurrionero, M. (2010). La eficacia de las estrategias de comunicación del gobierno de España (2004-2008) ante el terrorismo: análisis comparado de discursos y “frames” mediáticos desde la teoría dramatística de Kenneth Burke (Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, España).
García Gurrionero, M. (2013). El papel del terror en la sociedad. Madrid, España: Maia.
Gómez Giraldo, J. C. (2013). La construcción de la realidad como estrategia de comunicación política ante casos conmocionantes en el gobierno del expresidente de Colombia Álvaro Uribe Vélez (Tesis doctoral, Universidad Austral, Buenos Aires, Argentina).
Gómez Giraldo, J. C. (2016, septiembre 18). Se les dio muy poco tiempo al debate y la divulgación: priman las emociones. El Colombiano. Recuperado de http://www.elcolombiano.com/opinion/contraposicion/se-les-dio-muy-poco-tiempo-al-debate-y-la-divulgacion-priman-las-emociones-AC5004266
Gómez Giraldo, J. C., Hernández Rodríguez, J. C., Gutiérrez Coba, L. M., Arango Forero, G. A. y Franco Arango, A. C. (2010). Los noticieros de la televisión colombiana “en observación”: una mirada desde la academia a la estructura, cobertura y contenidos de los teleinformativos de la televisión abierta en Colombia. Palabra Clave, 13(2), 217-250. DOI: 10.5294/pacla.2010.13.2.1
Gómez Giraldo, J. C. y Cárdenas Ruiz, J. D. (2017). El papel de los medios de comunicación en el proceso de paz en Colombia: del secretismo de la mesa al vértigo del plebiscito. En A. Gil Gil, E. Maculan y S. de Sousa Ferreira (Coords.), Colombia como nuevo modelo para la justicia de transición (pp. 145-178). Madrid, España: Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado.
Gómez Restrepo, L. F. (2016, septiembre 12). Razón de un sí. El País. Recuperado de https://www.elpais.com.co/opinion/columnistas/luis-felipe-gomez-restrepo/razon-de-un-si.html
Infobae.com (2016, septiembre 27). Qué dicen las encuestas a cinco días del plebiscito por la paz en Colombia. Recuperado de https://www.infobae.com/america/america-latina/2016/09/27/que-dicen-las-encuestas-a-cinco-dias-del-plebiscito-por-la-paz-en-colombia/
Macnamara, J. (2015). Creating an ‘architecture of listening’ in organizations: The basis of engagement, trust, healthy democracy, social equity, and business sustainability. Sídney, Australia: University of Technology Sydney.
Martín Vivaldi, G. (1973). Géneros periodísticos. Madrid, España: Paraninfo.
Martínez, A. (2016, septiembre 19). Lo bueno del sí. El Heraldo. Recuperado de https://www.elheraldo.co/columnas-de-opinion/lo-bueno-del-si-286188
Martínez Albertos, J. L. (2001). Curso general de redacción periodística. Madrid, España: Thomson Learning.
Monitoreo de Medios. (s. f.). ¿De quién son los medios? Monitoreo de la propiedad MOM. Recuperado de http://www.monitoreodemedios.co/
Nieto Loaiza, R. (2016, octubre 2). ¡No! El Colombiano. Recuperado de https://bit.ly/2r1odK0
PBS Newshour. (2017, febrero 17). The latest election results from the Associated Press. Recuperado de https://to.pbs.org/2eT4y7C
Registraduría Nacional del Estado Civil. (2016). Plebiscito 2 de octubre de 2016. Recuperado de https://elecciones.registraduria.gov.co/pre_plebis_2016/99PL/DPLZZZZZZZZZZZZZZZZZ_L1.htm
Santos, J. M. (2016, octubre 2). Un fin y un comienzo: oportunidad para el futuro. El Colombiano. Recuperado de http://www.elcolombiano.com/opinion/columnistas/un-fin-y-un-comienzo-oportunidad-para-el-futuro-AN5087233
Semana (2016, septiembre 27). El Sí pierde fuerza, pero le sigue ganando al No. Recuperado de https://www.semana.com/nacion/articulo/plebiscito-por-la-paz-ultima-encuesta-de-ipsos-para-semana-rcn-radio-y-rcn-television/495669
Villamizar, D. (2017). Las guerrillas en Colombia: una historia desde los orígenes hasta los confines. Bogotá, Colombia: Debate.
Watzlawick, P. (1979). ¿Es real la realidad? Confusión, desinformación, comunicación. Barcelona, España: Herder.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.