Os textos críticos sobre o filme O Som ao Redor, seus pressupostos estéticos e desdobramentos hermenêuticos

Autores

  • Rogério de Almeida Autor Universidade de São Paulo
  • Christian Hugo Pelegrini Autor Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Cinema, recepção crítica, hermenêutica (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

Este artigo tem por objetivo empreender uma análise hermenêutica dos textos críticos veiculados nos principais jornais, revistas e sites sobre o filme O Som ao Redor, do cineasta Kleber Mendonça Filho. Foram selecionados 16 textos críticos, os quais forneceram subsídios para a observação, entre outros elementos, da recorrência de três pressupostos estéticos: o aspecto sociológico do filme, pelo qual é possível compreendê-lo como uma metáfora ou um discurso sobre o Brasil; a estética da mistura de gêneros, a partir, principalmente, dos recursos sonoros empregados no longa-metragem e, por fim, o caráter inovador, critério moderno que valoriza o potencial de novidade contido numa obra

DOI: 10.5294/pacla.2016.19.3.3

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e é um dos coordenadores do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com temas ligados à Filosofia Trágica, à Antropologia do Imaginário, ao Cinema e à Literatura como processo de formação. site: www.rogerioa.com.

Christian Hugo Pelegrini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Christian Hugo Pelegrini é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutor em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP). É formado em Radio e TV pela UNESP de Bauru, Especialista em Teorias e Técnicas de Comunicação pela Fundação Cásper Líbero e Mestre em História da Ciência pela PUC de São Paulo. Foi Gestor de curso de Rádio e TV na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Gestor de Estúdios de Rádio e TV da USCS e Coordenador do NUPPA (Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual), também da USCS. Também foi professor dos cursos de Comunicação Social da PUC de São Paulo e vice coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa GEIFEC - Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura, da USP. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Enunciação Audiovisual, TV, Cinema, Narrativas Seriadas, Estética Narrativa, Comédia, História do Cinema, História da TV.

Publicado

2016-01-20

Como Citar

Almeida, R. de, & Pelegrini, C. H. (2016). Os textos críticos sobre o filme O Som ao Redor, seus pressupostos estéticos e desdobramentos hermenêuticos. Palabra Clave, 19(3), 721–745. Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/5768

Edição

Seção

Artículos