Da promessa digital aos videogames do oprimido. Chaves sobre um uso de resistência através do consumo cultural

Autores

  • Carlos Roberto Torres Parra Autor Pontificia Universidad Javeriana

Palavras-chave:

Videogames, consumo, cultura, poder, resistência, feminismo. (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

Este artigo propõe um caminho para compreender por que o videogame, entendido em sua dimensão cultural, poderia ser uma ferramenta útil para transmitir relatos diferentes aos que circulam nos meios de comunicação tradicionais. Para cumprir esse objetivo, recorre-se a diferentes reflexões da tensão poder-resistência, ao considerar as transformações que implica a irrupção das tecnologias digitais, articuladas com contribuições dos campos do feminismo e da crítica pós-colonial. O cruzamento desses argumentos com algumas das mais recentes propostas do campo teórico dos videogames sugere uma base para cristalização desse suposto nas margens do poder.

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Publicado

2013-08-12

Como Citar

Torres Parra, C. R. (2013). Da promessa digital aos videogames do oprimido. Chaves sobre um uso de resistência através do consumo cultural. Palabra Clave, 16(3), 760–786. Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/3351

Edição

Seção

Intervenções