YouTube, um novo espaço para a crítica cinematográfica. Análise dos canais mais populares em língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.4.13

Palavras-chave:

Cinema, consumo audiovisual, crítica cinematográfica, redes sociais, YouTube

Resumo

A crítica cinematográfica tradicional encontrou um novo espaço de divulgação no YouTube. Ali, além de suas características próprias, agregou a interação e a participação ativa dos usuários e gerou novos conteúdos audiovisuais, com uma linguagem mais lúdica e divertida, mas sem esquecer as características habituais do gênero. Os dados foram obtidos a partir da análise de conteúdo dos quatro canais de crítica cinematográfica em espanhol com maior atividade e maior número de seguidores. Essa plataforma, na qual o crítico demonstra um profundo conhecimento do assunto, favorece a proximidade com o público por meio de um formato audiovisual inovador que preenche a lacuna existente na televisão tradicional sobre cinema em geral e sobre crítica em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bamba, M. (2005). A ciber-cinefilia e outras práticas espectatoriais mediadas pela Internet. Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicaçao.

Barrei, S. (1999). Periodismo cultural: crítica y escritura. Ámbitos, 2, 46-60. https://doi.org/10.12795/Ambitos.1999.i02.04

Berlanga Fernández, I., Fernández-Ramírez, L. (2020). Cine e youtubers: nuevas audiencias, nuevas experiencias. Tsafiqui, 15, 45-56. https://doi.org/10.29019/tsafiqui.v11i15.806

Cardoso e Cunha, T. (2004). Argumentação e crítica. Minerva.

Díaz-Lucena, A., Álvarez Monzoncillo, J. y Mora de la Torre, V. (2022). YouTube y el nuevo rumbo de la prensa española. Revista Latina de Comunicación Social, 80, 47-67. https://doi.org/10.4185/RLCS-2022-1549

Deuze, M. y Prenger, M. (2019). Making media: Production, practices, and professions. En Dueze, M. y Prenger, M. (eds.), Making media: Production, Practices, and Professions (pp. 11-28). Amsterdam University Press.

Del Pozo M. (1970). En cine y su crítica. Universidad de Navarra.

EGM. (2022). Estudio General de Medios, 2ª ola 2023. https://reporting.aimc.es/index.html#/main/cockpit.

Establés, M. J., Guerrero-Pico, M. y Contreras-Espinosa, R. S. (2019). Gamers, writers and social media influencers: professionalization processes among teenagers. Revista Latina de Comunicación Social, 74, 214-236. https://doi.org/10.4185/RLCS-2019-1328

Esqueda-Verano, L. y Noguera, T. M. (2011). El papel de la crítica cinematográfica en el panorama audiovisual contemporáneo. En Sierra Sánchez, J. y Liberal Ormaechea, S. (coords.), Reflexiones científicas sobre cine, publicidad y género desde la perspectiva audiovisual (pp. 89-106). Fragua.

Faro, J. S. (2012). Jornalismo e crítica da cultura: a urgência da nova identidade. Revista Fronteiras. Estudos Mediáticos, 14(3), 192-198. https://doi.org/10.4013/fem.2012.143.02

Freire, A. (2018). La nueva narrativa transmedia de la generación Google Kids. UOC.

Gómez, L. (2016). Crítica e historia. El periodismo y la crítica en la cultura. Cuaderno de cátedra. EPC.

Hernández Sampieri, R., Fernández-Collado, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill.

Iribarren, L. A. (2020) Configuraciones discursivas de la crítica cinematográfica en YouTube. En Tassara, M. y Martínez Mendoza, R. (coords.), Comunicación mediática, publicidad y digitalidades (pp. 103-112). IASS.

Krippendorff, K. (2004). Content analysis: An introduction to its methodology. Sage.

Lourenço, J. y Centeno, J. M. (2021). A cobertura jornalística do cinema: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019. Media & Jornalismo, 21(38), 223-239. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11

Mayoral, J. (2013). Redacción periodística. Medios, géneros y formatos. Síntesis.

Morán Torres, E. (1988). Géneros del periodismo de opinión. Crítica, comentario, columna editorial. Eúnsa.

Noguera, M. (2012). El arte de la buena crítica de cine. Perspectivas del Mundo de la Comunicación, 72, 6-8.

Vidal-Mestre, M. y Freire-Sánchez, A. (2022). Creadora, antiheroína y gamer: el triple rol de las nativas digitales en la industria del videojuego y sus redes sociales. En Del Olmo Arriaga, J. L., Ruiz Viñals, C. y Vázquez, M., Mujeres y redes sociales. Eúnsa Astrolabio.

Rodríguez Pastoriza, F. (2006). Periodismo cultural. Síntesis.

Santos Silva, D. (2012). Cultura & jornalismo cultural: Tendências e desafios no contexto das indústrias culturais e criativas. Media XXI.

Santos Silva, D. (2014). A nova dimensão performativa do jornalismo cultural. Contributos do Roteiro e da Review. En Baptista, C. (ed.), Cultura na Primeira Página: O lugar da Cultura no Jornalismo Contemporâneo (pp. 37-49). Caderno de Reflexões.

Scolari, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Gedisa.

Sedeño Valdellós, M. (2013). Nueva cinefilia: reflexiones sobre la transformación de las prácticas cinéfilas por las nuevas tecnologías de la contemporaneidad. Razón y Palabra, 83, 1-13.

Suárez-Álvarez, R. y García-Jiménez, A. (2021). Centennials en TikTok: tipología de vídeos. Análisis y comparativa España-Gran Bretaña por género, edad y nacionalidad. Revista Latina de Comunicación Social, 79, 1-22. https://doi.org/10.4185/RLCS-2021-1503

Wollmer, M., Weninger, F., Knaup, T., Schuller, B., Sun, C., Sagae, K. y Morency, L.-P. (2013). YouTube movie reviews: Sentiment analysis in an audio-visual context. IEEE Intelligent Systems, 28(3), 46-53. https://doi.org/10.1109/MIS.2013.34

Yucra-Quispe, L. M., Espinoza-Montoya, C., Núñez-Pacheco, R. y Aguaded, I. (2022). De consumidores a prosumidores: la narrativa transmedia en dos juegos móviles para adolescentes y jóvenes. Revista de Comunicación, 21(1), 433-450. https://doi.org/10.26441/RC21.1-2022-A22

The YouTube Team (2013). YouTube hits a billion monthly users. [YouTube Official Blog], 21 de marzo.

Yanes Mesa, R. (2004). Géneros periodísticos y géneros anexos. Fragua.

YouTube. (2023). YouTube Official Blog. https://blog.youtube/press/

Publicado

2025-01-16

Como Citar

López Redondo, I., & Oliveira, J. S. (2025). YouTube, um novo espaço para a crítica cinematográfica. Análise dos canais mais populares em língua espanhola. Palabra Clave, 27(4), e27413. https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.4.13

Edição

Seção

Artículos