Narração documental da Guerra Civil espanhola: estratégias narrativas de documentários históricos no início do século 21

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.4.4

Palavras-chave:

Decisão narrativa, documentários históricos, estratégias narrativas, Guerra Civil Espanhola, imagens, linguagem audiovisual, produção, realizadores, sequência, solução visual, sons

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a maneira pela qual os documentários históricos lidam com a elaboração de um relato. Parte-se da premissa de que os documentários não são mera compilação e enunciação de dados, mas sim narrativa elaborada de acordo com as abordagens da linguagem audiovisual. Para entender a maneira como os cineastas abordam a criação do relato, realizou-se o estudo de documentários de longa-metragem sobre a Guerra Civil espanhola produzidos entre 2000 e 2014. Tomando a sequência como unidade de análise, foi feito detalhamento dos tipos de imagens e sons usados segundo sua duração, ordem e predominância de enredo ou personagens. A pesquisa propõe o conceito de estratégia narrativa, expressão que permite entender o mecanismo interno do formato, observando três questões: a abordagem de produção, a solução visual e a decisão narrativa. O estudo do corpus escolhido permitiu detectar 11 estratégias narrativas ou 11 maneiras de capturar o mesmo evento passado, com diferentes propósitos e intenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguilar, P. (1996). Memoria y olvido de La Guerra Civil Española. Alianza.

Aguilar, P. (2006). Presencia y ausencia de la Guerra Civil y del franquismo en la democracia española: reflexiones en torno a la articulación y ruptura del “pacto de silencio”. En Godicheau, F. y Aróstegui, J. (coords.), Guerra Civil. Mito y memoria (pp. 245-294). Marcial Pons.

Balló, J. y Bergala, A. (2016). Motivos visuales del cine. Galaxia Gutenberg.

Barnouw, E. (1996). El documental. Historia y estilo. Gedisa.

Bordwell, D. (1996). La narración en el cine de ficción. Paidós.

Breschand, J. (2004). El documental, la otra cara del cine. Paidós.

Canet, F. y Prósper, J. (2009). Narrativa audiovisual. estrategias y recursos. Síntesis.

Casetti, F. y Chio, F. (2010). Cómo analizar un film. Paidós.

Carrera, P. y Talens, J. (2018). El relato documental. Cátedra.

Chatman, S. (1990). Historia y discurso. La estructura narrativa en la novela y en el cine. Taurus.

Cifre-Wibrow, P. (2022). Giro cultural de la memoria. La Guerra Civil a través de sus patrones narrativos. Peter Lang. https://doi.org/10.3726/b18634

Correyero-Ruiz, B. y Sánchez, J. (2022). El acceso a la “verdad” a través de la “ficción” en Chernobyl. El delirio del relato en la hipermodernidad. Historia y Comunicación Social, 27(1), 253-265. https://doi.org/10.5209/hics.72862

Eiroa, M. (2020). Memoria e historia en las redes sociales: nuevos aportes de resistencia al olvido de la Guerra Civil Española y el franquismo. Historia y Memoria, 21, 71-108. https://doi.org/10.19053/20275137.n21.2020.9659

El País (2007). Elías Querejeta produce Noticias de una guerra, nuevo documental del director Eterio Ortega. 9 de enero. https://elpais.com/cultura/2007/01/10/actualidad/1168383604_850215.html

Flaño, T. (2010). Amaren ideia acompaña a tres niños de la guerra en su regreso al País Vasco. Diario Vasco, Cultura, 18 de diciembre. https://www.diariovasco.com/v/20101218/cultura/amaren-ideia-acompana-tres-20101218.html

Gaudreault, J. y Jost, F. (1995). El relato cinematográfico. Cine y narratología. Paidós.

Gómez Segarra, M. (2008). Quiero hacer un documental. Rialp.

Gómez Segarra, M. (2018). Estrategias narrativas de los documentales históricos españoles sobre la Guerra Civil (2000-2014). [Tesis doctoral, Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid].

Gómez Segarra, M. y Gil Gascón, F. (2019). La presencia del presente en los documentales históricos españoles sobre la Guerra Civil realizados en el siglo XXI. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 25(1), 235-250. https://doi.org/10.5209/ESMP.63726

Grierson, J. (1952). Documentario e realtá. Bianco e Nero.

Hudelet, A. y Crémieux, A. (2021). Exploring seriality on Screen. Audiovisual narratives in film and television. Routledge.

Kurschel, D. (coord.) (2023). La guerra civil en los juegos y entornos lúdicos. Vervuet.

Ludvigson, D. (2003). The historian filmmaker´s dilemma. Historical documentaries in Sweden in era of Häger and Villius. Uppsala University. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:723291/FULLTEXT01.pdf

Marrone, I. (2003). Imágenes del mundo histórico. Identidades y representaciones en el noticiero y el documental en el cine mudo argentino. Biblos.

Marzal Felici, J. (2008). Avatares de la mirada: estrategias enunciativas del cine documental español contemporáneo. Hispanic Research Journal, 9(2), 165-180. https://doi.org/10.1179/174582008X272851

Mayo, L. (2016). Nuevo, documental y español: el estanque se agita. En Junkerjürgen, R., Scholz, A. y Álvarez Olañeta, P. (eds.), El cortometraje español (2000-2015): tendencias y ejemplos (pp. 129-139). Vervuert.

Montero, J. y Paz, Mª. A. (2013). Historia audiovisual para una sociedad audiovisual. Historia Crítica, 49, 159-183. https://doi.org/10.7440/histcrit49.2013.08

Nichols, B. (1991). La representación de la realidad. Paidós.

Nichols, B. (2013). Introducción al documental. UNAM.

Ortiz Heras, M. (2006). Memoria social de la Guerra Civil: la memoria de los vencidos, la memoria de la frustración. Historia Actual, 10, 179-198. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/148082

Plantinga, C. R. (2014). Retórica y representación en el cine de no ficción. UNAM.

Rincón Yohn, M. (2015). Una comparación de las teorías del cine documental de Bill Nichols y Carl Platinga: fundamentos, definiciones y categorizaciones. Cine Documental, 11, 29-51. https://revista.cinedocumental.com.ar/pdf/11/11-Art2.pdf

Renov, M. (1993). Theorizing Documentary. Routledge.

Rodrigo, J. (2006). La Guerra Civil: “Memoria”, “Olvido”, “Recuperación” e “Instrumentación”. Hispania Nova, 6. http://hispanianova.rediris.es/6/dossier/6d025.pdf

Salvadó, A., Oliva, M. y Pintor, I. (2020). La pantalla que todo lo ve: el motivo visual de la sala de control en la ficción contemporánea. L’Atalante, 30, 167-181. https://revistaatalante.com/index.php/atalante/article/view/798/614

Sánchez Biosca, V. (2006). Cine y guerra civil española: del mito a la memoria. Alianza.

Vallejo, A. (2018). Narrativas documentales contemporáneas: de la mostración a la enunciación. Estudios Cinematográficos, 1, 140-154. https://doi.org/10.22201/cuec.01888056p.2018.1.50

Vega, S. (2023). Lucha hasta el final. Las cárceles del tardofranquismo. Huarte de San Juan, Geografía e Historia, 30, 113-135. https://doi.org/10.48035/rhsj-gh.30.6

Williams, E., Love, C. y Love, M. (2021). Virtual reality cinema. Narrativa tips and techniques. Roudledge.

Zumalde, I. y Zunzunegui, S. (2014). Ver para creer. Apuntes en torno al efecto documental. L´Atalante, 17, 86-90. https://revistaatalante.com/index.php/atalante

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Gómez Segarra, M., & Gil Gascón, F. (2024). Narração documental da Guerra Civil espanhola: estratégias narrativas de documentários históricos no início do século 21. Palabra Clave, 27(4), e2744. https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.4.4

Edição

Seção

Artículos