Narração documental da Guerra Civil espanhola: estratégias narrativas de documentários históricos no início do século 21
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.4.4Palavras-chave:
Decisão narrativa, documentários históricos, estratégias narrativas, Guerra Civil Espanhola, imagens, linguagem audiovisual, produção, realizadores, sequência, solução visual, sonsResumo
O objetivo deste artigo é estudar a maneira pela qual os documentários históricos lidam com a elaboração de um relato. Parte-se da premissa de que os documentários não são mera compilação e enunciação de dados, mas sim narrativa elaborada de acordo com as abordagens da linguagem audiovisual. Para entender a maneira como os cineastas abordam a criação do relato, realizou-se o estudo de documentários de longa-metragem sobre a Guerra Civil espanhola produzidos entre 2000 e 2014. Tomando a sequência como unidade de análise, foi feito detalhamento dos tipos de imagens e sons usados segundo sua duração, ordem e predominância de enredo ou personagens. A pesquisa propõe o conceito de estratégia narrativa, expressão que permite entender o mecanismo interno do formato, observando três questões: a abordagem de produção, a solução visual e a decisão narrativa. O estudo do corpus escolhido permitiu detectar 11 estratégias narrativas ou 11 maneiras de capturar o mesmo evento passado, com diferentes propósitos e intenções.
Downloads
Referências
Aguilar, P. (1996). Memoria y olvido de La Guerra Civil Española. Alianza.
Aguilar, P. (2006). Presencia y ausencia de la Guerra Civil y del franquismo en la democracia española: reflexiones en torno a la articulación y ruptura del “pacto de silencio”. En Godicheau, F. y Aróstegui, J. (coords.), Guerra Civil. Mito y memoria (pp. 245-294). Marcial Pons.
Balló, J. y Bergala, A. (2016). Motivos visuales del cine. Galaxia Gutenberg.
Barnouw, E. (1996). El documental. Historia y estilo. Gedisa.
Bordwell, D. (1996). La narración en el cine de ficción. Paidós.
Breschand, J. (2004). El documental, la otra cara del cine. Paidós.
Canet, F. y Prósper, J. (2009). Narrativa audiovisual. estrategias y recursos. Síntesis.
Casetti, F. y Chio, F. (2010). Cómo analizar un film. Paidós.
Carrera, P. y Talens, J. (2018). El relato documental. Cátedra.
Chatman, S. (1990). Historia y discurso. La estructura narrativa en la novela y en el cine. Taurus.
Cifre-Wibrow, P. (2022). Giro cultural de la memoria. La Guerra Civil a través de sus patrones narrativos. Peter Lang. https://doi.org/10.3726/b18634
Correyero-Ruiz, B. y Sánchez, J. (2022). El acceso a la “verdad” a través de la “ficción” en Chernobyl. El delirio del relato en la hipermodernidad. Historia y Comunicación Social, 27(1), 253-265. https://doi.org/10.5209/hics.72862
Eiroa, M. (2020). Memoria e historia en las redes sociales: nuevos aportes de resistencia al olvido de la Guerra Civil Española y el franquismo. Historia y Memoria, 21, 71-108. https://doi.org/10.19053/20275137.n21.2020.9659
El País (2007). Elías Querejeta produce Noticias de una guerra, nuevo documental del director Eterio Ortega. 9 de enero. https://elpais.com/cultura/2007/01/10/actualidad/1168383604_850215.html
Flaño, T. (2010). Amaren ideia acompaña a tres niños de la guerra en su regreso al País Vasco. Diario Vasco, Cultura, 18 de diciembre. https://www.diariovasco.com/v/20101218/cultura/amaren-ideia-acompana-tres-20101218.html
Gaudreault, J. y Jost, F. (1995). El relato cinematográfico. Cine y narratología. Paidós.
Gómez Segarra, M. (2008). Quiero hacer un documental. Rialp.
Gómez Segarra, M. (2018). Estrategias narrativas de los documentales históricos españoles sobre la Guerra Civil (2000-2014). [Tesis doctoral, Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid].
Gómez Segarra, M. y Gil Gascón, F. (2019). La presencia del presente en los documentales históricos españoles sobre la Guerra Civil realizados en el siglo XXI. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 25(1), 235-250. https://doi.org/10.5209/ESMP.63726
Grierson, J. (1952). Documentario e realtá. Bianco e Nero.
Hudelet, A. y Crémieux, A. (2021). Exploring seriality on Screen. Audiovisual narratives in film and television. Routledge.
Kurschel, D. (coord.) (2023). La guerra civil en los juegos y entornos lúdicos. Vervuet.
Ludvigson, D. (2003). The historian filmmaker´s dilemma. Historical documentaries in Sweden in era of Häger and Villius. Uppsala University. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:723291/FULLTEXT01.pdf
Marrone, I. (2003). Imágenes del mundo histórico. Identidades y representaciones en el noticiero y el documental en el cine mudo argentino. Biblos.
Marzal Felici, J. (2008). Avatares de la mirada: estrategias enunciativas del cine documental español contemporáneo. Hispanic Research Journal, 9(2), 165-180. https://doi.org/10.1179/174582008X272851
Mayo, L. (2016). Nuevo, documental y español: el estanque se agita. En Junkerjürgen, R., Scholz, A. y Álvarez Olañeta, P. (eds.), El cortometraje español (2000-2015): tendencias y ejemplos (pp. 129-139). Vervuert.
Montero, J. y Paz, Mª. A. (2013). Historia audiovisual para una sociedad audiovisual. Historia Crítica, 49, 159-183. https://doi.org/10.7440/histcrit49.2013.08
Nichols, B. (1991). La representación de la realidad. Paidós.
Nichols, B. (2013). Introducción al documental. UNAM.
Ortiz Heras, M. (2006). Memoria social de la Guerra Civil: la memoria de los vencidos, la memoria de la frustración. Historia Actual, 10, 179-198. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/148082
Plantinga, C. R. (2014). Retórica y representación en el cine de no ficción. UNAM.
Rincón Yohn, M. (2015). Una comparación de las teorías del cine documental de Bill Nichols y Carl Platinga: fundamentos, definiciones y categorizaciones. Cine Documental, 11, 29-51. https://revista.cinedocumental.com.ar/pdf/11/11-Art2.pdf
Renov, M. (1993). Theorizing Documentary. Routledge.
Rodrigo, J. (2006). La Guerra Civil: “Memoria”, “Olvido”, “Recuperación” e “Instrumentación”. Hispania Nova, 6. http://hispanianova.rediris.es/6/dossier/6d025.pdf
Salvadó, A., Oliva, M. y Pintor, I. (2020). La pantalla que todo lo ve: el motivo visual de la sala de control en la ficción contemporánea. L’Atalante, 30, 167-181. https://revistaatalante.com/index.php/atalante/article/view/798/614
Sánchez Biosca, V. (2006). Cine y guerra civil española: del mito a la memoria. Alianza.
Vallejo, A. (2018). Narrativas documentales contemporáneas: de la mostración a la enunciación. Estudios Cinematográficos, 1, 140-154. https://doi.org/10.22201/cuec.01888056p.2018.1.50
Vega, S. (2023). Lucha hasta el final. Las cárceles del tardofranquismo. Huarte de San Juan, Geografía e Historia, 30, 113-135. https://doi.org/10.48035/rhsj-gh.30.6
Williams, E., Love, C. y Love, M. (2021). Virtual reality cinema. Narrativa tips and techniques. Roudledge.
Zumalde, I. y Zunzunegui, S. (2014). Ver para creer. Apuntes en torno al efecto documental. L´Atalante, 17, 86-90. https://revistaatalante.com/index.php/atalante
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuel Gómez Segarra, Fátima Gil Gascón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.