Construção simbólica de opiniões públicas no Twitter sobre a cooperação de Cuba no contexto da crise sanitária pela covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2022.25.1.10Palavras-chave:
Cuba, covid-19, discurso, opinião pública, redes sociais, símbolos, TwitterResumo
Em contexto de crise sanitária, os cenários infocomunicativos são modificados para a tomada de decisões e ações mediante os exercícios de opinião pública nas redes sociais com impacto em saúde. O objetivo do estudo é caracterizar a construção simbólica de opiniões públicas sobre a cooperação de Cuba no contexto da crise sanitária ocasionada pela covid-19, refletida nos discursos e símbolos produzidos no Twitter entre 31 de dezembro de 2020 e 18 de janeiro de 2021. As etiquetas relacionadas são #CubaporlaVida, #CubaporlaSalud, #CubaCoopera, #CubaViva, #CubaSalvaVidas e #ConunaNuevaSonrisa, que acumularam 84 581 tweets. A perspectiva utilizada é a transdisciplinar, para integrar conhecimentos das ciências sociais e informáticas, e a abordagem é mista, para o uso de métricas de polaridade. Foram utilizadas a mineração de dados na web para aprofundar no vínculo conteúdo-estrutura-uso e a análise crítica do discurso multimodal e da abordagem sociocognitiva para relacionar estruturas ideológicas. O instrumento aplicado é o software Stela 5.2. Os resultados demonstram um discurso polarizado, com predomínio de afinidades positiva e neutral, o emprego em sua maioria de formatos de retweets, menções e relação de metadados para ampliar a mensagem. Os usuários pessoais dirigiram suas interpelações a contas políticas, midiáticas e institucionais para conversar sobre a temática.
Downloads
Referências
Aguilar, L. (2017). Una reconstrucción del concepto de opinión pública. Revista Mexicana de Opinión Pública, 23, 125-148. https://doi.org/10.22201/fcpys.24484911e.2017.23.60908
Alonso, R., Figueredo, O., Izquierdo, L., Fariñas, L. y Terrero, A. (2021). Vacunas cubanas frente a las variantes del Sars-CoV-2: Impactos de la inmunización en el país. Cubadebate, 20 de agosto. http://www.cubadebate.cu/noticias/2021/08/20/vacunas-cubanas-frente-a-las-variantes-del-sars-cov-2-impactos-de-la-inmunizacion-en-el-pais/
Álvarez, L. y Barreto, G. (2010). El arte de investigar el arte. Editorial Oriente.
Arce, S., Vila, F. y Fondevila, J. F. (2021). Polarización en Twitter durante la crisis de la covid-19: Caso aislado y periodista digital. Revista de Comunicación, 20(2). https://doi.org/10.26441/RC20.2-2021-A2
Avaro, D. (2021). Algoritmos y pandemia. Tres claves emergentes para futuros análisis sobre opinión pública. Revista Mexicana de Opinión Pública, 31, 41-53 41. https://doi.org/10.22201/fcpys.24484911e.2022.31.78883
Bennett, L. y Segerberg, A. (2013). The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9781139198752
Carrera, M. P. (2011). Variaciones sobre la conversación y la red. Telos, 88, 37-45. https://telos.fundaciontelefonica.com/archivo/numero088/variaciones-sobre-la-conversacion-y-la-red/?output=pdf
Carrió, M. L., Conejero, J. A., Pérez, A. y Solares, P. A. (2021). El respeto al poder en Twitter en la crisis española por el covid-19. CLAC, 86, 119-134. https://doi.org/10.5209/clac.72653
Cebral, M. y Sued, G. E. (2021). Los inicios de la pandemia de covid-19 en Twitter. Análisis computacional de la conversación pública en lengua española. Cuadernos.info, 49, 1-25. https://doi.org/10.7764/cdi.49.27467
Conde, M. A., Prada, O. A. y Pullaguari, K. P. (2021). Comunicación gubernamental pre-covid de los presidentes hispanohablantes en Twitter. Universitas, 34, 63-86. https://doi.org/10.17163/uni.n34.2021.03
Data Reportal (2021). Digital 2021 Cuba January. Data Reportal, enero. https://datareportal.com/reports/digital-2021-cuba
Díaz, V. y Pérez, E. (2018). Barómetro de opinión pública del Parlamento de Navarra. Universidad Pública de Navarra. http://www.unavarra.es/digitalAssets/237/237549_100000barometro-2018-informe.pdf
Díaz-Canel, M. [@DiazCanelB]. (2020,). #CubaViva. El abrazo agradecido a nuestro pueblo. La gratitud y el abrazo sentido a la familia cubana, por ser inspiración. [Tweet] 31 de diciembre. https://twitter.com/DiazCanelB/status/1344669174270988292
Dörre, K. (2020). Estado de excepción. Una contribución a la economía política de la epidemia. Teoría y cambio social. La nueva América Latina. Boletín del Grupo de Trabajo Teoría Social y Realidad Latinoamericana, 1(1), 52-62. https://www.clacso.org/boletin-1-la-crisis-mundial-por-el-covid-19-del-grupo-de-trabajo-teoria-social-y-realidad-latinoamericana/
Flores, R. P., Arévalo, R. I. y Góngora, G. E. (2021). Comunicación sobre covid-19 en Twitter: liderazgo y dialéctica. Presidentes de México, España, Estados Unidos. Comuni@ccion, 12(4). https://doi.org/10.33595/2226-1478.12.4.546
García, J. (2013). Revolución, socialismo, periodismo. La prensa y los periodistas cubanos ante el siglo XXI. Pablo de la Torriente.
Granma (2021, 4 de enero). La Henry Reeve también con su huella de amor en Kuwait. Por Yenia Silva Correa. http://www.granma.cu/cuba/2021-01-04/la-henry-reeve-tambien-con-su-huella-de-amor-en-kuwait-04-01-2021-02-01-26
Gutiérrez, V. (2016). Retórica de los discursos digitales. Una propuesta metodológica para el análisis de los discursos en Twitter. Aposta. Revista de Ciencias Sociales, 69, 67-103. http://apostadigital.com/revistav3/hemeroteca/vgutsan.pdf
Hernández, R. y Mendoza, Ch. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw-Hill.
Manfredi, J. L., Amado, A. y Waisbord, S. (2021). Twitter presidencial ante la covid-19: Entre el populismo y la política pop. Comunicar, 29(66), 83-94. https://doi.org/10.3916/C66-2021-07
McLeod, J., Zhongdang, P. y Rucinski, D. (1995). Levels of analysis in public opinion research, public opinion and the communication of consent. The Guilford Press.
Ministerio de Salud Pública de Cuba [@MINSAPCuba] (2021). Regresaron a la Patria más de un centenar de colaboradores de la #BrigadaHenryReeve que laboró en #Kuwait, donde atendieron a 33 mil 753 pacientes. [Tweet] 3 de enero. https://twitter.com/search?q=Regresaron a la Patria más de un centenar de colaboradores de la %23BrigadaHenryReeve &src=typed_query
Noda, S. y Chávez, L. (2021, 22 de julio). Abdala: primera vacuna anti-covid-19 desarrollada y producida en América Latina y el Caribe. Ministerio de Salud Pública. https://salud.msp.gob.cu/abdala-primera-vacuna-anti-covid-19-desarrollada-y-producida-en-america-latina-y-el-caribe/
Olmedo, R. A. (2021). #SusanaDistancia ante covid-19 en México. Campañas y redes gubernamentales en Twitter. Revista Mexicana de Opinión Pública, 31, 17-38. https://doi.org/10.22201/fcpys.24484911e.2022.31.77923
Ortega, R., Fonseca, A., Gutiérrez, Y. y Montoyo, A. (2013). SSA-UO: Unsupervised Twitter Sentiment Analysis. [Ponencia] Second Joint Conference on Lexical and Computational Semantics of the Seventh International Workshop on Semantic Evaluation Association for Computational Linguistics, Georgia (pp. 501-507). https://www.academia.edu/7553479/SSA_UO_Unsupervised_Twitter_Sentiment_Analysis
Pérez, E. (2017). Dinámicas discursivas del Nuevo periodismo electrónico, sobre procesos políticos de alto perfil de polarización, en el escenario mediático latinoamericano. [Tesis doctoral] Universidad de La Habana, Cuba.
Portillo, M. (2004). Culturas juveniles y cultura política: la construcción de la opinión pública de los jóvenes de la Ciudad de México. [Tesis doctoral] Universidad Autónoma de Barcelona, España. http://hdl.handle.net/10803/4186
Presidencia y Gobierno de Cuba (2021, 16 de enero). La apuesta de Cuba sigue siendo por la VIDA. Por Yaima Puig Meneses. https://www.presidencia.gob.cu/es/noticias/la-apuesta-de-cuba-sigue-siendo-por-la-vida/
Presidencia y Gobierno de Cuba (2021, 4 de enero). Si trabajamos bien podemos disminuir los niveles de contagio. Por Yaima Puig Meneses. https://www.presidencia.gob.cu/es/noticias/si-trabajamos-bien-podemos-disminuir-los-niveles-de-contagio/
Pulido, M., Hernández, V. y Lozano, A. A. (2021). Uso institucional de Twitter para combatir la infodemia causada por la crisis sanitaria de la covid-19. El Profesional de la Información, 30(1). https://doi.org/10.3145/epi.2021.ene.19
Ramírez, A.C. (2017). Polaridad en redes sociales y principales indicadores financieros del sector asegurador. [Tesis de Maestría] Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito, Bogotá. https://repositorio.escuelaing.edu.co/handle/001/626
Rodríguez, K. y Haber, Y. (2020). Análisis de sentimientos en Twitter aplicado al #impeachment de Donald Trump. Revista Mediterránea de Comunicación, 11(2), 199-213. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2020.11.2.23
Rodríguez, K., Haber, Y. y Fonseca, R. (2021). Análisis discursivo de las vacunas anticovid-19 en Twitter. Cuestión, 70(3), 1-26. https://doi.org/10.24215/16696581e624
Vásquez, L. C. (2019). Semiosis entre palabras e imágenes en Twitter. ¿Cómo construyen significados los candidatos presidenciales de las elecciones 2017 de Chile? Galáxia, 42, 40-56. https://doi.org/10.1590/1982-25532019340436
Villodre, J. (2021). Colaboración entre administraciones públicas y ciudadanía en Twitter durante la crisis del Covid-19 en España. GAPP, 26, 81-91. https://doi.org/10.24965/gapp.i26.10845
Ximena, A. (2020). Nuevas narrativas mediáticas y disputas de sentido. Alcance, 9(22), 53-59. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2411-99702020000100053
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Palabra Clave
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.