El Mal Querer como álbum visual: simbologia do espanhol, apropriação e narrativa transmídia nos videoclipes de Rosalía

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.2.6

Palavras-chave:

Estudos culturais, meios de comunicação de massas, música popular, discurso, estética, música pop, gravação em disco, interpretação musical

Resumo

A narrativa transmídia indica uma nova configuração dos projetos culturais mediados por canais de comunicação, que combina os tradicionais (televisão, rádio, meios impressos) com os novos (meios digitais, redes sociais). Neles, transcende-se a gestão única das mensagens e planeja-se de forma que adquira sentido através dos meios e diversificam-se os momentos de liberação dessas mensagens. O álbum visual, como herdeiro do álbum conceitual de rock, estabelece um formato estendido na ideia de videoclipe, em que a unidade e a coerência dos discursos visuais são características primordiais. Neste artigo, examinam-se os motivos visuais enquanto símbolos reconhecíveis da tradição espanhola e da apropriação cultural que o álbum El Mal Querer de Rosalía (2018) faz deles. A análise está delimitada em uma reflexão sobre o videoclipe atual e outros conhecidos álbuns visuais.

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Biografia do Autor

Ana María Sedeño-Valdellos, Universidad de Málaga

Profesora Contratado Doctor del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Málaga (España)

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Publicado

2021-05-13

Como Citar

Sedeño-Valdellos, A. M. (2021). El Mal Querer como álbum visual: simbologia do espanhol, apropriação e narrativa transmídia nos videoclipes de Rosalía. Palabra Clave, 24(2), e2426. https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.2.6

Edição

Seção

Artículos