La fotografía documental en tiempos de crisis: historia pictorial y humanismo dramático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.6

Palavras-chave:

Fotografia, documentário, imagens, ilustrações, história da arte, humanismo, propaganda

Resumo

Documentary Photography in Times of Crisis: Pictorial History and Dramatic Humanism

A fotografia documental em tempos de crise: história pictorial e humanismo dramático

Este artigo analisa o uso da fotografia documental para o caso do projeto fotográfico da Historical Section de la Farm Security Administration (FSA), desenvolvido entre 1935 e 1943, no âmbito do programa propagandístico do governo de Franklin D. Roosevelt durante o New Deal, como resposta à crise social e econômica gerada pela Grande Depressão. O objetivo principal é aprofundar na discussão sobre um tipo de modo de ver, estético, cristalizado em um humanismo dramático e apoiado em uma estrutura de arquivo histórico de tipo pictorial, que, de forma contraditória, tornou-se, ao longo do século XX, o parâmetro para a definição dominante do documentário, apesar de sua origem política e ideológica nacionalista e populista. A metodologia, com base em uma análise relacional, parte do estudo da fotografia documental como una categoria, como uma prática social e como um dispositivo de conhecimento que permite mobilizar, com seu uso, uma visão e representação social específica, como parte de uma configuração complexa entre elementos econômicos, políticos e culturais particulares. Emprega-se um método qualitativo documental, baseado em fontes primárias, com uma análise estética e discursiva, relacional, das fotografias do programa. Este artigo revela, o que constitui sua novidade, a trama de definições do documentário que tiveram que ser construídas e articuladas, que combinaram elementos do fático, do dramático e do artístico, em torno da ideia de uma história pictorial cuja promessa humanista permitisse reestabelecer os vínculos sociais da união americana.

Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo

Goyeneche-Gómez, E. (2019). La fotografía documental en tiempos de crisis: historia pictorial y humanismo dramático. Palabra Clave, 22(4), e2246. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.6

Recibido: 15/03/2019

Aceptado: 04/06/2019

Publicado en línea: 18/09/2019

Financiación: este artigo é derivado do projeto de pesquisa COM-70-2016, financiado pela Universidad de La Sabana e pelo Centro de Estudios Estadounidenses (CEE), Colômbia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edward Goyeneche Gómez, Universidad de La Sabana

Doctor en Historia de la Universidad Nacional de Colombia (2019). Magíster en Sociología de la Universidad del Valle (2008) y Comunicador Social-Periodista de la Universidad del Valle, con énfasis en audiovisuales y fotografía (2003). Profesor de la Facultad de Comunicación de la Universidad de La Sabana. Se ha desempeñado como docente de la Universidad del Valle, de la Universidad Nacional de Colombia, y de la Universidad Externado de Colombia. Integrante del grupo de investigación Cultura Audiovisual clasificado en Colciencias.

Escritor e investigador de los libros Fotografía y Sociedad (La Carreta Editores, 2009) y Volver a los clásicos. Teorías de la comunicación y cultura pop (Universidad de la Sabana y Uniediciones, 2016). Ganador de la Beca de investigación de Posgrados 2015 del Centro de Estudios Estadounidenses, CEE-Colombia, de la Universidad de los Andes y la Universidad Nacional de Colombia. Tiene experiencia en docencia e investigación y publicaciones sobre los problemas de la epistemología visual, en el campo de la historia y la sociología de la imagen y la cultura, principalmente de la fotografía y el cine; y en el área de la comunicación visual y audiovisual, específicamente en el enfoque de los estudios visuales, y en las líneas de investigación cultura audiovisual, representaciones sociales y colectivas, memoria visual y prácticas, discursos y narrativas audiovisuales. Curador e investigador del proyecto “Inmigrantes en el arte colombiano 1930-1970” de la FGAA y el Banco de la República. Participó en la investigación y en la escritura del libro Nuestra Casa, Nuestras Pantallas (Comisión Nacional de Televisión y Universidad del Valle, 2004). Director y fotógrafo del documental experimental Recuerdo del Cielo: una narración fotográfica (2003) y del documental Areneros (2002). Uno de sus proyectos fotográficos formó parte de la Exposición Fotográfica Colectiva en Francia "Marsella-Marsella" (2001). En el campo artístico ha trabajado en proyectos de curaduría histórica.

Referências

Agee, J. & Evans, W. (2001). Let us now praise famous men. Boston, EE. UU.: Houghton Mifflin Company.

Baeza, P. (2001). Por una función crítica de la fotografía de prensa. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Becker, H. S. (2000). ¿Dicen la verdad las fotografías? En C. S. Cook y T. D. Reichardt (Eds.), Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa (pp. 148-170). Madrid, España: Morata.

Burke, P. (2005). Visto y no visto: el uso de la imagen como documento histórico. Barcelona, España: Crítica.

Campo Cañizares, E. del y Spinelli Capel, L. E. (2017). Fotoperiodismo contemporáneo, entre el documento y el arte. The Aftermath Project. AdComunica: Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 13, 25-49. DOI: https://doi.org/10.6035/2174-0992.2017.13.3

Ewen, S. (1996). PR! A social history of spin. Nueva York, EE. UU.: Basic- Books.

Foss, S. K. (2004). Framing the study of visual rhetoric: Toward a transformation of rhetorical theory. En C. A. Hill & M. Helmers (Eds.), Defining visual rhetorics (pp. 41-61). New Jersey, EE. UU.: Routledge.

Harper, D. (2012). Visual sociology. Nueva York, EE. UU.: Routledge.

Hobsbawm, E. (1996). Historia del siglo XX. Buenos Aires, Argentina: Crítica.

Hurley, F. J. (1974). Portrait of a decade: Roy Stryker and the development of documentary photography in the thirties. Lousiana: Louisiana State University Press.

Kytle, C. (1977). Roy Stryker: A tribute. En J. C. Anderson (Ed.), Roy Stryker: The humane propagandist (pp. 4-7). Louisville, EE. UU.: Photographic Archives University of Louisville.

Ledo, M. (1998). Documentalismo fotográfico. Madrid, España: Cátedra.

Newhall, B. (2002). Historia de la fotografía. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Office of War Information. (s. f.). [Memorando de la OWI]. Roy Stryker (1893-1975) Papers 1912-1972, 78.9 Series II. Part C - G, Box 7, Folder 1, OWI. II-C.4, p. 1. Photographic Archives. Special Collections and Archives. University of Louisville. Louisville, KY.

Oral History Interview with Roy Emerson Stryker, 1963-1965. (s. f.). Recuperado de https://www.aaa.si.edu/collections/interviews/oralhistory-interview-roy-emerson-stryker-12480#overview

Rosler, M. (2004). Dentro, alrededor y otras reflexiones. Sobre la fotografía documental. En J. Ribalta (Ed.), Efecto real: debates posmodernos sobre fotografía, 70-125. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Rosler, M. (2007). Imágenes públicas: la función política de la imagen. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Sekula, A. (2004). Desmantelar la modernidad, reinventar el documental: notas sobre la política de la representación. En J. Ribalta (Ed.), Efecto real: debates posmodernos sobre fotografía, 35-63. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Sontag, S. (2005). Sobre la fotografía. Bogotá, Colombia: Alfaguara.

Stimson, B. (2009). El eje del mundo: fotografía y nación. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Stryker, R. E. (1936). A project for the publication of a pictorial history of American agriculture. [Manuscrito inédito]. Roy E. Stryker. 1936. Roy Stryker (1893-1975) Papers 1912-1972, 78.9 Series II. A-C, Box 6, Folder 2, Res personal. II-B-1. Photographic Archives. Special Collections and Archives. University of Louisville. Louisville, KY.

Stryker, R. E. (1941). Memorando Submitted to Personnel Division. Roy Stryker (1893-1975) Papers 1912-1972, 78.9 Series II. A-C, Box 6, Folder 5, SCRIPS. II-C-3. Photographic Archives. Special Collections and Archives. University of Louisville. Louisville, KY.

Stryker, R. (s. f.). The face of America. [Manuscrito inédito]. Roy Stryker (1893-1975) Papers 1912-1972, 78.9 Series II. A-C, Box 6, Folder 2, Res personal. II-B-1. Photographic Archives. Special Collections and Archives. University of Louisville. Louisville, KY.

Stryker, R. E. & Locke, E. (s. f.). Documentary photography. [Manuscrito inédito]. Roy Stryker (1893-1975) Papers 1912-1972, 78.9 Series II. A-C, Box 6, Folder 2, Res personal. II-B-1. Photographic Archives. Special Collections and Archives. University of Louisville. Louisville, KY.

Stryker, R. E. & Wood, N. (1973). In this proud land: America 1935-1943 as seen in the FSA photographs. Nueva York, EE. UU.: New York Graphic Society Ltd.

Tagg, J. (2005). El peso de la representación. Barcelona, España: Gustavo Gili.

Vanderbilt, P. (1963). Memorandum on the Photography of America. Roy Stryke (1893-1975) Papers 1912-1972, 78.9 Series I. Correspondence 1949-1972, ND MISC, Box 5, Folder 12, 1963. Jan-Dec. Photographic Archives. Special Collections and Archives. University of Louisville. Louisville, KY.

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Goyeneche Gómez, E. (2019). La fotografía documental en tiempos de crisis: historia pictorial y humanismo dramático. Palabra Clave, 22(4). https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.6