El Estado reproduce la fantasía infantil: “Soñemos”, de Luis César Amadori, Argentina, 1951

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.9

Palavras-chave:

História do cinema, comunicação de massa, comunicação política, propaganda, imaginação, infancia

Resumo

The State Reproduces the Children’s Fantasy Soñemos by Luis César Amadori, Argentina, 1951

O Estado reproduz a fantasia infantil: Soñemos, de Luis César Amadori, Argentina, 1951

Durante as primeiras presidências de Juan Domingo Perón (1946-1952), a Secretaria de Imprensa e Difusão realizou filmes com o objetivo de exaltar projetos impulsionados pelo governo. Como parte dessa política de comunicação, Luis César Amadori dirigiu Soñemos (1951), um média-metragem destinado a mostrar as instalações da Cidade Infantil, um abrigo para crianças inaugurado pela Fundação Eva Perón em 1948. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as escolhas estéticas desse filme, a partir da hipótese de que os principais traços da comunicação de Estado do período se encontram condensados nesse projeto audiovisual, por efeito da redução de escala utilizada para demonstrar essa sociedade em miniatura. Do ponto de vista metodológico, focamos em dois traços retóricos, entendidos como correlato formal de traços ideológicos: a miniaturização e a imitação. Este artigo conclui que a redução de escala permitiu concretizar uma utopia urbana e mostrou seus limites: um temporal para a contenção das crianças e outro espacial para a cidade cujas fontes produtivas estavam excluídas. A imitação, por sua vez, é enunciada como uma predileção estética dos pobres que o peronismo vinha representar. Tratava-se de dar-lhes o mesmo luxo do qual os ricos gozavam, e não um novo estilo de vida, como propunham as vanguardas. Tanto a autonomia a respeito dos blocos geopolíticos enunciada pelo peronismo quanto a capacidade de reprodução no futuro desse modelo ficam sem resolver.

Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo

Varela, M. (2019). El Estado reproduce la fantasía infantil: “Soñemos”, de Luis César Amadori, Argentina, 1951. Palabra Clave, 22(4), e2249. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.9

Recibido: 21/02/2019

Aceptado: 04/06/2019

Publicado en línea: 18/09/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirta Varela, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Universidad de Buenos Aires

Investigadora Independiente CONICET

Instituto de Investigaciones Gino Germani

Facultad de Ciencias Sociales

Universidad de Buenos Aires

Referências

Amadori, L. C. (Director). (1938). Madreselva [película]. Argentina: Argentina Sono Film.

Amadori, L. C. (Director). (1951). Soñemos [película]. Argentina: Secretaría de Prensa y Difusión.

Anderson, B. (1993). Comunidades imaginadas: reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Baczko, B. (2001). Lumières de l’utopie. París, Francia: Payot.

Ballent, A. (2005). Las huellas de la política: vivienda, ciudad y peronismo en Buenos Aires, 1943-1955. Buenos Aires, Argentina: Universidad Nacional de Quilmes, Prometeo.

Barth, M. (Director). (1951). La mujer puede y debe votar [película]. Argentina: Secretaría de Prensa y Difusión.

Borges, J. L. (1955). L’ illusion comique. Sur, 237, 9.

Gené, M. (2005). Un mundo feliz: imágenes de los trabajadores en el primer peronismo 1946-1955. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Groys, B. (2005). Sobre lo nuevo. Valencia, España: Pre-textos.

Kriger, C. (2009). Cine y peronismo: el Estado en escena. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.

Mercado, S. (2013). El inventor del peronismo: Raúl Apold, el cerebro oculto que cambió la política argentina. Buenos Aires, Argentina: Planeta.

Moles, A. (1990). El kitsch: el arte de la felicidad. Barcelona, España: Paidós Ibérica.

Pappier, R. (Director). (1950). Payadas del tiempo nuevo [película]. Argentina: Secretaría de Prensa y Difusión.

Sirvén, P. (2012). Perón y los medios de comunicación: la conflictiva relación de los gobiernos justicialistas con la prensa 1943-2011. Buenos Aires, Argentina: Sudamericana.

Soria, A. (Director). (1952). Ahora soy un más [película]. Argentina: Secretaría de Prensa y Difusión.

Thompson, C. K. (2014). Picturing Argentina: Myths, movies and the peronist vision. Nueva York, EE. UU.: Cambria Press.

Tinayre, D. (Director). (1950). La vendedora de fantasías [película]. Argentina: Argentina Sono Film S.A.C.I.

Torre Nilsson, L. y Torres Ríos, L. (Directores). (1950). El crimen de Oribe [película]. Argentina: Estudios Mapol.

Varela, M. (2007). Le péronisme et les médias: contrôle politique, industrie nationale et goût populaire. Le Temps des médias, 2(7), 48-63. DOI: https://doi.org/10.3917/tdm.007.0048

Williams, R. (1992). Television: Technology and cultural form. Middletown, EE. UU.: Wesleyan University Press.

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Varela, M. (2019). El Estado reproduce la fantasía infantil: “Soñemos”, de Luis César Amadori, Argentina, 1951. Palabra Clave, 22(4). https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.9