Filmes realizados por fãs: uma categoria incômoda?
Palavras-chave:
Culturas fã, fanfilms, autoprodução cinematográfica, cultura popular, práticas criativasResumo
Apesar de sua notável popularidade, os filmes realizados por fãs, ou fanfilms, têm recebido pouca atenção acadêmica em comparação com os fanworks escritos, gráficos, performativos ou inclusive audiovisuais, até poder-se afirmar que resultam de certa maneira, como uma categoria incômoda. Enquanto que as práticas fã audiovisuais como o vidding, o remix, o recut ou o machinima se ajustam bem à teorização sobre o fandom, os fanfilms com tendência a recriar um cânon narrativo e também uns valores de produção, lidando com códigos formais idênticos aos textos fonte. As complexidades técnicas de seus exponentes mais ambiciosos supõem, além do mais, uma maior barreira de entrada, que implica uma especialização e uma organização hierárquica de equipes que se situa nos limites da atividade industrial. O objetivo principal deste artigo é aprofundar-se no conhecimento sobre os filmes realizados por fãs em sua diversidade, atendendo a continuidades e também diferenças com relação a alguns atributos — também “canônicos” — das criações de fãs, assim como a autoprodução audiovisual, para efetuar uma contribuição a uma ainda escassa literatura científica sobre o tema. Para isso, serão analisados diferentes casos exemplo a partir de um corpus inicial com um aprofundamento na atividade de um caso considerado paradigmático, o coletivo Hive Division. Como refletem as conclusões do artigo, os filmes de fãs exigem reconsiderar supostos de ambos os campos, como a legitimidade ou a autenticidade, reavaliar motivações e observar também os similares desafios aos que se enfrentam com relação a outras práticas criativas de fãs.
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