Ocultamento do rosto: práticas artísticas e o problema da visibilidade das vítimas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.2.4

Palavras-chave:

Vítima, vítima da guerra, visibilidade, percepção, artes, exposição cultural, rosto, ocultamento, memória coletiva

Resumo

La borradura del rostro: prácticas artísticas y el problema de la visibilidad de las víctimas

Face Blurring: Artistic Practices and the Issue of the Visibility of Victims

O presente texto questiona uma das estratégias mais comuns na hora de tornar as vítimas do conflito na Colômbia visíveis: a exposição de seus rostos. Através do conceito de superexposição proposto por Georges Didi-Huberman, questiona-se a eficácia dessa estratégia diante das diferentes práticas de ocultamento que tentaram invisibilizar às vítimas. Através de uma reinterpretação da noção de ocultamento, procura-se mostrar o poder de pensar o rosto como uma multiplicidade e não como uma matriz de identidade quando se trata de tornar visível a violência que afetou milhares de pessoas durante décadas.

Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo

Arias, J. C. (2019). La borradura del rostro: prácticas artísticas y el problema de la visibilidad de las víctimas. Palabra Clave, 22(2), e2224. DOI: 10.5294/pacla.2019.22.2.4

Recibido: 25/06/2018

Aceptado: 21/09/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Carlos Arias Herrera, Pontificia Universidad Javeriana

PhD en Historia del Arte de la University of Illinois at Chicago. Profesor Asociado del Departamento de Artes Visuales de la Pontificia Universidad Javeriana. arias.juan@javeriana.edu.co

Referências

Agamben, G. (1998). Homo sacer. El poder soberano y la nuda vida, Valencia: Pre–Textos.

---------------- (2001). Medios sin fin, Valencia: Pre-Textos.

Benjamin, W. (2012). “Paralipómenos y variantes de las ‘Tesis sobre el concepto de historia’”, en Escritos franceses, Buenos Aires: Amorrortu.

Deleuze, G. y Guattari, F. (1994). Mil Mesetas, Valencia: Pre-Textos.

Deleuze, G. (2002). Francis Bacon. Lógica de la sensación, Madrid: Arena libros.

-------------- (2004). La imagen-tiempo. Barcelona: Paidós.

-------------- (2006). Conversaciones. Valencia: Pre-textos.

Didi-Huberman, G. (2013): «Exponer a los sin nombre», en Barja, J. y Rendueles, C. eds., Mundo escrito. 13 derivas desde Walter Benjamin. Madrid, Pensamiento.

----------------------- (2014). Pueblos expuestos, pueblos figurantes, Buenos Aires: Manantial.

Gamboa, A. (2016). “Víctimas del arte: reflexiones en torno a la representación de la guerra en Colombia”, en Calle 14, 11 (19), pp. 30-43.

Le Breton, D. (2009). “El rostro y lo sagrado: algunos puntos de análisis”, en Universitas humanística, no. 68, pp. 139-153.

Levi, P. (2002). Si esto es un hombre, Barcelona: Muchnik.

Lévinas, E. (1977). Totalidad e infinito. Salamanca: Ediciones Sígueme.

Olivares, L. (2010). “La geometría de la conciencia: un archivo introductorio”, en Emisférica, 7 (2), disponible en: http://hemisphericinstitute.org/journal/7.2/multimedios/jaar/

Pagotto, M. A. (2010). “Gilles Deleuze y Félix Guattari: políticas del rostro”, en VI Jornadas de Sociología de la UNLP, Universidad Nacional de La Plata, pp. 1-15.

Sarlo, B. (2005). Tiempo pasado. Buenos Aires: Siglo XXI.

Vollaire, C. (2000). “La radicalisation du monde”, en Phillipe B., La radicalisation du monde, París: Lectoure.

Publicado

2019-03-06

Como Citar

Arias Herrera, J. C. (2019). Ocultamento do rosto: práticas artísticas e o problema da visibilidade das vítimas. Palabra Clave, 22(2). https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.2.4

Edição

Seção

Artículos