Ocultamento do rosto: práticas artísticas e o problema da visibilidade das vítimas
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.2.4Palavras-chave:
Vítima, vítima da guerra, visibilidade, percepção, artes, exposição cultural, rosto, ocultamento, memória coletivaResumo
La borradura del rostro: prácticas artísticas y el problema de la visibilidad de las víctimas
Face Blurring: Artistic Practices and the Issue of the Visibility of Victims
O presente texto questiona uma das estratégias mais comuns na hora de tornar as vítimas do conflito na Colômbia visíveis: a exposição de seus rostos. Através do conceito de superexposição proposto por Georges Didi-Huberman, questiona-se a eficácia dessa estratégia diante das diferentes práticas de ocultamento que tentaram invisibilizar às vítimas. Através de uma reinterpretação da noção de ocultamento, procura-se mostrar o poder de pensar o rosto como uma multiplicidade e não como uma matriz de identidade quando se trata de tornar visível a violência que afetou milhares de pessoas durante décadas.
Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo
Arias, J. C. (2019). La borradura del rostro: prácticas artísticas y el problema de la visibilidad de las víctimas. Palabra Clave, 22(2), e2224. DOI: 10.5294/pacla.2019.22.2.4
Recibido: 25/06/2018
Aceptado: 21/09/2018
Downloads
Referências
Agamben, G. (1998). Homo sacer. El poder soberano y la nuda vida, Valencia: Pre–Textos.
---------------- (2001). Medios sin fin, Valencia: Pre-Textos.
Benjamin, W. (2012). “Paralipómenos y variantes de las ‘Tesis sobre el concepto de historia’”, en Escritos franceses, Buenos Aires: Amorrortu.
Deleuze, G. y Guattari, F. (1994). Mil Mesetas, Valencia: Pre-Textos.
Deleuze, G. (2002). Francis Bacon. Lógica de la sensación, Madrid: Arena libros.
-------------- (2004). La imagen-tiempo. Barcelona: Paidós.
-------------- (2006). Conversaciones. Valencia: Pre-textos.
Didi-Huberman, G. (2013): «Exponer a los sin nombre», en Barja, J. y Rendueles, C. eds., Mundo escrito. 13 derivas desde Walter Benjamin. Madrid, Pensamiento.
----------------------- (2014). Pueblos expuestos, pueblos figurantes, Buenos Aires: Manantial.
Gamboa, A. (2016). “Víctimas del arte: reflexiones en torno a la representación de la guerra en Colombia”, en Calle 14, 11 (19), pp. 30-43.
Le Breton, D. (2009). “El rostro y lo sagrado: algunos puntos de análisis”, en Universitas humanística, no. 68, pp. 139-153.
Levi, P. (2002). Si esto es un hombre, Barcelona: Muchnik.
Lévinas, E. (1977). Totalidad e infinito. Salamanca: Ediciones Sígueme.
Olivares, L. (2010). “La geometría de la conciencia: un archivo introductorio”, en Emisférica, 7 (2), disponible en: http://hemisphericinstitute.org/journal/7.2/multimedios/jaar/
Pagotto, M. A. (2010). “Gilles Deleuze y Félix Guattari: políticas del rostro”, en VI Jornadas de Sociología de la UNLP, Universidad Nacional de La Plata, pp. 1-15.
Sarlo, B. (2005). Tiempo pasado. Buenos Aires: Siglo XXI.
Vollaire, C. (2000). “La radicalisation du monde”, en Phillipe B., La radicalisation du monde, París: Lectoure.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.