Cine 3D español: experiencias del cine estereoscópico 3D durante los años del franquismo
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.2Palavras-chave:
Cinema, Cinema espanhol, história do cinema, cinema estereoscópico 3D, Cinema 3D, tecnologia audiovisual, pós-produção audiovisualResumo
Cinema 3D espanhol: experiências do cinema estereoscópico 3D durante os anos do franquismo
Spanish 3D Cinema: 3D Stereoscopic Filmmaking Experiences During Franco’s Regime
Este artigo pesquisa sobre as origens da produção espanhola no cinema estereoscópico 3D na década dos 1950 e 1960, em pleno franquismo. A rapidez na produção de curtas-metragens tridimensionais mostra um conhecimento da tecnologia de produção estrangeira e uma enorme flexibilidade e agilidade no momento de criar conteúdo 3D na Espanha. O objetivo principal desta pesquisa é identificar as produções cinematográficas espanholas realizadas com técnicas estereoscópicas desde a própria filmagem ou após a sua adequação com técnicas de pós-produção para a projeção. A hipótese é que as amostras pontuais que a cinematografia espanhola deu de fitas tridimensionais responde a fenômenos de moda passageiros e não são marcos de importância comercial ou artística, mais além da experimentação com formatos. Contudo, demonstram uma vontade de abertura do cinema espanhol às novas tecnologias e à busca do público. Aplicamos uma metodologia baseada no estudo de caso, a partir da revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias dedicadas à produção e à exibição cinematográfica na Espanha. Os resultados mostram que a influência da cinematografia estadunidense em sua vertente mais tecnológica e comercial é evidente, inclusive se os organismos do Regime aplicam políticas protecionistas agressivas diante da importação de filmes estadunidenses. A conflitiva relação das produtoras de Hollywood com o Regime franquista não impede sua liderança na bilheteria nem sua influência nos modos de produção da cinematografia nacional.
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Pérez, J. P. y Jódar, J. A. (2019). Cine 3D español: experiencias del cine estereoscópico 3D durante los años del franquismo. Palabra Clave, 22(3), e2231. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.2
Recibido: 16/04/2018
Aceptado: 24/10/2018
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