Transmedia literacy: uma análise do impacto das estratégias transmídiado Arquivo X
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.2.3Palavras-chave:
Cinema, técnica cinematográfica, corpo, atenção tempo, modernidadeResumo
Alfabetismo transmedia: un análisis de la repercusión de las estrategias transmedia de The X-Files
Transmedia Literacy: Analyzing the Impact of The X-Files Transmedia Strategies
A partir da teoria de que a transmedia literacy estimula a participação e a compreensão crítica do público dos universos fictícios, por exemplo, ao navegar em diferentes plataformas, correlacionando as estratégias transmídia com as principais mídias, o agente que interage realiza uma leitura atenta ou polissêmica do universo ficcional; este artigo tem como objetivo analisar algumas publicações em Twitter do público interativo do show Arquivo X durante o lançamento das ações transmídia relacionadas com a décima temporada da série. Neste contexto, os tuítes nos ajudam a refletir sobre o conceito de transmedia literacy e como ele estimula o multilateralismo público. Conclui-se que a ação promove a aprendizagem através da colaboração e do entendimento crítico.
To reference this article / para citar este artículo / para citar este artigo
Sigiliano, D. & Borges, G. (2019). Transmedia Literacy: Analyzing the Impact of The X-Files Transmedia Strategies. Palabra Clave, 22(2), e2223. DOI: 10.5294/pacla.2019.22.2.3
Received: 02/02/2018
Accepted: 31/05/2018
Downloads
Referências
Bennett, T. (2014). Showrunners: the art of running a TV show. London: Titan Books.
Borges, G. et al (2017). Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. En Vassallo de Lopes, M. I. (Ed.), Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa (pp.93-135). Porto Alegre: Sulina.
Borges, G.; Sigiliano, D. (2016). Television dialogues in Brazilian fiction: Between production and consumption. Applied Technologies and Innovations, 12(2), 54-68. Available at: https://goo.gl/wVgFgD
Ciastellardi, M.; Di Rosario, G. (2015). Transmedia Literacy: A Premise. International Journal of Transmedia Literacy, 1, 7-16. Recuperado de
Dom, P. (9 de Julio de 2017). Bill Hastings The search for the zone website exists [entrada de blog]. Available at http://welcometotwinpeaks.com/news/the-search-for-the-zone/.
Evans, E. (2011). Transmedia Television: Audiences, new media and daily life. New York: Routledge.
Fechine, Y. (2016). TV Social, práticas interacionais e modos de presença: contribuição para a delimitação do conceito. XXV Encontro Anual da Compós, (1), 1-14. Available at https://goo.gl/EcNpXn.
Figueredo, V. L. F. (2010). Narrativas Migrantes: Literatura, Roteiro e Cinema. Rio de Janeiro: PUC-Rio/7Letras.
Herr-Stephenson, B.; Alper, M.; Reilly, E. (2013). T is for Transmedia: Learning Through Transmedia Play. Los Angeles and New York, USC Annenberg Innovation Lab and The Joan Ganz Cooney Center at Sesame Workshop. Available at https://goo.gl/iLSRXg.
Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.
Jenkins, H. (8 de março de 2013). T is for Transmedia.... Confessions of an aca-fan [entrada de blog]. Available at https://goo.gl/R7u7fR.
Jenkins, H.; Green, J.; Ford, S. (2014). Cultura da Conexão - Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. São Paulo: Aleph.
Johnson, S. (2012). Tudo que é ruim é bom para você: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Zahar.
Jost, F. (2011). Novos comportamentos para antigas mídias ou antigos comportamentos para novas mídias?. Revista Matrizes, 4 (2), 93-109. Available at https://goo.gl/diZESD.
Kinder, M. (1991). Playing with power in movies, television, and vídeo games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. Berkeley: University California.
Livingstone, S. (2004). What is media literacy?. Intermedia, 32 (3), 18-20. Available at https://goo.gl/QqWzFj.
Lotz, A. (2007). The Television Will Be Revolutionized. New York: New York University Press.
Mittell, J. (2015). Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. New York: NYU Press.
Navarro, V. (2010). Os Sentidos da convergência: Entrevista com Henry Jenkins. Revista Contracampo, 21, 2-25. Available at https://goo.gl/cZccjw.
Potter, J. (2010). The State of Media Literacy. Journal of Broadcasting & Electronic Media. 54 (4), 675-696. Available at https://goo.gl/UWDdba.
Rose, F. (2011). The Art of Immersion: How the Digital Generation Is Remaking Hollywood, Madison Avenue, and the Way We Tell Stories. New York: W W Norton & Company.
Rosenbaum, J. E., Beentjes, J. W. J.; Konig, R. P. (2016). Mapping Media Literacy: Key concepts and future directions. Journal Annals of the International Communication Association, 32, 313-353, Available at https://goo.gl/XayJjt.
Scolari, C. A. (2016). Transmedia Literacy: Informal Learning Strategies And Media Skills in the New Ecology of Communication. Revista Telos - Cuadernos de Comunicación e Innovación, (103), 1-9. Recuperado de https://goo.gl/1KtnZD. Available at 01/08/2017.
Sigiliano, D.; Borges, G. (2016). O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto XFRewatch da série The X-Files. En XXV Encontro Anual da Compós, , 1, 1-16. Available at https://goo.gl/gcbWc6.
Sigiliano, D.; Borges, G. (2017). The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles. Comunicação, Mídia e Consumo, 13 (39), 1-22. Available at https://goo.gl/hpTGqt.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.