A pesquisa sobre tecnologia da comunicação na América Latina: uma análise crítica da literatura (2005-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.1.2Palavras-chave:
Comunicación, tecnología, tecnología de la información, tecnología de la comunicación, teoría, métodoResumo
La investigación sobre tecnología de la comunicación en América Latina: un análisis crítico de la literatura (2005-2015)
Research on Communications Technology in Latin America: A Critical Analysis of the Literature (2005-2015)
Este artigo analisa uma amostra de artigos sobre tecnologia da comunicação, publicados por revistas latino-americanas. Foram selecionadas as revistas mais citadas em matéria de comunicação de diferentes lugares da América Latina (Norte, Centro e Sul), e cada artigo publicado em língua castelhana sobre o tema da tecnologia foi identificado. Foram codificados 712 artigos publicados em Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Venezuela. Os tipos de tecnologia estudados, o enfoque na produção ou no uso de tecnologia, o estudo da dimensão material ou simbólica da tecnologia, os níveis de análise adotados, as teorias empregadas e os métodos de pesquisa foram analisados. Os resultados apontam para importantes vazios de conhecimento e caminhos promissores de pesquisa sobre o tema da tecnologia na região. Esse tipo de análise crítica é crucial para o desenvolvimento da teoria na medida em que permite sondar, empiricamente, os mitos e as realidades que acompanharam o estudo e desenvolvimento de tecnologias da comunicação na região.
Para citar este artículo / to reference this article / para citar este artigo
Siles, I., Espinoza, J. y Méndez, A. (2019). La investigación sobre tecnología de comunicación en América Latina: Un análisis crítico de la literatura (2005-2015). Palabra Clave 22(1), e2212. DOI: 10.5294/pacla.2019.22.1.2
Downloads
Referências
Boczkowski, P. J. y Lievrouw, L. A. (2007). Bridging STS and communication studies: Scholarship on media and information technologies. En E. J. Hackett, O. Amsterdamska, M. Lynch y J. Wajcman (eds.), The handbook of science and technology studies, third edition (pp. 949-977). Cambridge, MA: The MIT Press.
Boczkowski, P. J. y Siles, I. (2014). Steps toward cosmopolitanism in the study of media technologies: Integrating scholarship on production, consumption, materiality, and content. En T. Gillespie, P. J. Boczkowski y K. Foot (eds.), Media technologies: Essays on communication, materiality and society (pp. 53-75). Cambridge, MA: The MIT Press.
Borah, P. (2017). Emerging communication technology research: Theoretical and methodological variables in the last 16years and future directions. New Media & Society, 19(4), 616-636. DOI: 10.1177/1461444815621512
Carrizo, E. (2015, octubre 19). El pensamiento latinoamericano en CyT: resignificar sin reproducir. En Society for the Social Studies of Science. Recuperado de http://www.4sonline.org/blog/post/el_pensamiento_latinoamericano_en_cyt_resignificar_sin_reproducir
Castells, M. (1996). La era de la información: economía, sociedad y cultura. México Siglo XXI.
Cepal (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) (2016). Estado de la banda ancha en América Latina y el Caribe 2016. Santiago de Chile: Naciones Unidas.
Dorta-González, P. y Dorta-González, M. (2010). Indicador bibliométrico basado en el índice h. Revista Española de Documentación Científica, 33(2), 225-245. DOI: 10.3989/redc.2010.2.733
Du Gay, P., Hall, S., Jones, L., Mackay, H. y Negus, K. (1997). Doing cultural studies: The story of the Sony Walkman. Thousand Oaks, CA: Sage.
Dutton, W. H. (2013). Internet studies: The foundations of a transformative field. En W. H. Dutton (ed.), The oxford handbook of internet studies (pp. 1-24). Oxford: Oxford University Press.
Esser, F. y Hanitzsch, T. (eds.) (2012). The handbook of comparative communication research. Londres: Routledge.
García Canclini, N. (1999). Políticas culturales: de las identidades nacionales al espacio latinoamericano. En N. García-Canclini y J. C. Moneta (eds.), Las industrias culturales en la integración latinoamericana (pp. 67-94). México: Grijalbo.
Gillespie, T., Boczkowski, P. J. y Foot, K. A. (eds.) (2014). Media technologies: Essays on communication, materiality and society. Cambridge, MA: The MIT Press.
Gómez-Cruz, E. (2007). Las metáforas de internet. Barcelona: UOC.
Gómez-Cruz, E. (2008). CMC research in Latin America and Spain: Metaanalyses from an emergent field. En Kelsey, S. y St. Amant, K. (eds.), Handbook of research on computer mediated communication (vol. 1, pp. 883-900). Hershey, PA: Information Science.
Gómez-Cruz, E. y Siles, I. (en prensa). Digital cultures in the Americas. En S. Thies, S. Corona Berkin y J. C. Lozano (eds.), Rethinking the Americas (vol. 5). Londres: Routledge.
Kamhawi, R. y Weaver, D. (2003). Mass communication research trends from 1980 to 1999. Journalism & Mass Communication Quarterly, 80(1), 7-27. DOI: 10.1177/107769900308000102
Krippendorff, K. (2004). Content analysis: An introduction to its methodology (2.ª ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) (s. f.). ¿Qué es Latindex? Recuperado de http://latindex.org/latindex/descripcion
Lazo, C. y Gabelas, J. (2008). Ventanas de ocio: televisión y videojuegos. Revista Latinoamericana de Comunicación: Chasqui, 101, 50-55. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10469/13724
Marincoff, G. (2008). La innovación tecnológica como construcción colectiva: experiencia distribuida y comunicación interdisciplinaria tras el desarrollo del mouse. Question, 1(17), 1-8. Recuperado de: http://dnrfct02.mincyt.gob.ar/vufind/Record/SEDICI_90ae3ce42c8551e84597d37a759e2bf5
Medina, E., Costa Marques, I. da y Holmes, C. (2014). Introduction: Beyond imported magic. En E. Medina, I. d. C. Marques y C. Holmes (eds.), Beyond imported magic: Essays on science, technology, and society in Latin America (pp. 1-23). Cambridge, MA: The MIT Press.
Ogan, C. (2014). Round pegs in square holes: Is mass communication theory a useful tool in conducting internet research? En R. S. Fortner y P. M. Fackler (eds.), The handbook of media and mass communication theory (pp. 629-644). Malden, MA: Wiley.
Ortiz, G. (2006). ¿Qué se ha escrito sobre la red internet? Recorrido en la web: Razón y Palabra 1996-2006. Razón y Palabra, 11(50), 1-13. Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n50/gortiz.html
Peng, T.-Q., Zhang, L., Zhong, Z.-J. y Zhu, J. (2013). Mapping the landscape of internet Studies: Text mining of social science journal articles 2000-2009. New Media & Society, 15(5), 644-664. DOI: 10.1177/1461444812462846
Pinch, T. (2008). Technology and institutions: Living in a material world. Theory and Society, 37(5), 461-483. DOI: 10.1007/s11186-008-9069-x
Potter, W. y Riddle, K. (2007). A content analysis of the media effects literature. Journalism & Mass Communication Quarterly, 84(1), 90-104. DOI: 10.1177/107769900708400107
Rogers, R. (2013). Digital methods. Cambridge, MA: The MIT Press.
Ruano, S. (2009). Internet y la telefonía móvil: nuevos soportes para distribuir contenidos audiovisuales. Razón y Palabra, 14(68), 1-17. Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/N/n68/varia/ruano.html
Sandoval, C. (1994). ¿Para qué me sirve la teoría de la comunicación? Revista Reflexiones, 19(1), 1-10. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4796477
Siles, I. (2004). Sobre el uso de las tecnologías en la sociedad: tres perspectivas teóricas para el estudio de las tecnologías de la comunicación. Revista Reflexiones, 83(2), 73-82. Recuperado de: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/reflexiones/article/view/11404
Siles, I. (2008). A la conquista del mundo en línea: internet como objeto de estudio (1990-2007). Comunicación y Sociedad, 10, 55-79. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34601003
Taylor, C. y Pitman, T. (2013). Latin American identity in online cultural production. Londres: Routledge.
Thomas, H. (1995). Surdesarrollo: producción de tecnología en países subdesarrollados. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina.
Thomas, H. y Buch, A. (eds.) (2008). Actos, actores y artefactos: sociología de la tecnología. Bernal, Argentina: Universidad Nacional de Quilmes.
Torres, C. A. (2007). Hipermedia como narrativa web: posibilidades desde la periferia. Signo y Pensamiento, 25(50), 148-159. Recuperado de: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4618
Trejo, R. (2004). Brechas digitales y diversidad analítica. Telos, 61, 83-88. Recuperado de: https://telos.fundaciontelefonica.com/archivo/numero061/brechas-digitales-y-diversidad-analitica/
Trejo, R. (2013). The study of the internet in Latin America: Achievements, challenges, futures. En A. N. Valdivia (ed.), The international encyclopedia of media studies (vol. 6, pp. 140-168). Cambridge: Blackwell.
Wellman, B. (2004). The three ages of internet studies: Ten, five and zero years ago. New Media & Society, 6(1), 123-129. DOI: 10.1177/1461444804040633
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.