Respostas ambivalentes perante a moralidade ambígua do anti-herói: Tony Soprano e Walter White como casos de estudo

Autores

  • Fernando Canet Autor Universitat Politècnica de Valencia
  • Alberto Nahum García-Martínez Autor Universidad de Navarra. Instituto Cultural y Sociedad. http://orcid.org/0000-0002-4017-5791

Palavras-chave:

Los Soprano, Breaking Bad, teoria cognitiva, estúdios de televisão, envolvimento com os personagens, narrativas dos anti-heróis, emoções morais

Resumo

A popularização do anti-herói vai ligada à necessidade dramática e narrativa da serialidade: a constante dicotomia entre esfera familiar e profissional, entre ações nobres e mesquinhas, entre dever e querer, permite o avanço da trama, geração de suspenso e renovação dos conflitos, dilatando o relato durante dezenas de horas. Vic Mackey ( e Shield), Dexter Morgan (Dexter) ou Nucky Thompson (Boardwalk Empire) poderiam servir como exemplo anti-heróico. Mas, sem dúvida, os dois casos mais radicais e complexos são os protagonistas de Família Soprano (Tony Soprano) e Breaking Bad (Walter White). A identificação emocional com o anti-herói começou a ser estudada recentemente. Este artigo propõe um novo ângulo de estudo: a relação do anti-herói com o resto de personagens da série. Para isso, selecionaremos os caracteres —principais ou secundários— que os roteiristas empregam como estratégia narrativa para guiar as respostas emocionais e morais do espectador em sua particular relação com o anti-herói. Principalmente, nos concentraremos nas reações que estes personagens exibem com relação às condutas amorais dos anti-heróis. Propomos uma metodologia de análise textual que, partindo de teóricos cognitivistas, nos servirá como mecanismo para entender melhor a construção do anti-herói e indagar sobre os efeitos que as decisões autorais provocam nos espectadores.

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Biografia do Autor

Fernando Canet, Universitat Politècnica de Valencia

Fernando Canet (Valencia, 1969) es Profesor Titular de Comunicación Audiovisual en la Universitat Politècnica de Valencia. Es autor de dos libros, co-autor de otro, Narrativa audiovisual: Estrategias y recursos, co-editor de un cuarto, (Re)viewing Creative, Critical and Commercial Practices in Contemporary Spanish Cinema (Intellect Ltd. Bristol) y co-editor de dos volúmenes sobre la obra de Javier Maqua (Shangrila Ediciones).

Alberto Nahum García-Martínez, Universidad de Navarra. Instituto Cultural y Sociedad.

Alberto Nahum García Martínez (Murcia, 1978) es Profesor Titular de Comunicación Audiovisual en la Universidad de Navarra. Autor de El cine de no-ficción en Martín Patino (2008), co-editor de Landscapes of the Self. The Cinema of Ross McElwee (2008) y editor de Emotions in Contemporary TV Series (Palgrave, 2016).

Publicado

2018-02-12

Como Citar

Canet, F., & García-Martínez, A. N. (2018). Respostas ambivalentes perante a moralidade ambígua do anti-herói: Tony Soprano e Walter White como casos de estudo. Palabra Clave, 21(2), 364–386. Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/7600

Edição

Seção

Artículos