As identidades da crônica: hibridez, polissemia e ecos históricos em um gênero entre a literatura e o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2018.21.1.9Palavras-chave:
Crônica, gêneros, jornalismo, narração, literaturaResumo
Como todos os conceitos de fronteira, o conceito de crônica não é precisamente cristalino, particularmente na hora de encontrar uma de nição que desperte consenso ou que adquira uma certa universalidade. Tentar definir os seus contornos constitui o objetivo deste artigo, que sugere um percurso histórico para tentar entender os diferentes matizes nele contidos. Sob a guarda de um termo entre a literatura e o jornalismo, híbrido e polissêmico como crônica, identificam-se três tipos produções. A análise das variedades jornalísticas permite reconhecer, em primeiro lugar, uma modalidade ligada ao momento atual, de caráter mais breve; em segundo lugar, produções mais prolongadas, exigentes em termos de pesquisa e acesso às fontes; e em terceiro lugar, uma variedade de textos de autor, de carácter más ensaístico, que toma o elemento informativo apenas como ponto de partida. Com esta distinção se pretende desentranhar a confusão suscitada pelo gênero jornalístico, já que na Espanha a crônica responde à primeira modalidade, enquanto que em alguns países latino-americanos as diferentes acepções convivem sob a mesma denominação.
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