“Meu” herói ou um fracasso total? Torchwood como tele fantasia transnacional
Palavras-chave:
Glocalização, televisão transnacional, identidade nacional, tele fantasia, capital cultural dos fãs, capital cultural nacionalResumo
A série tele fantástica Torchwood (2006–2011, de múltiplos produtores) se posicionou industrial e paratextualmente como um seriado galês, a pesar de sua frequente condição de coprodução internacional. Quando na quarta temporada (chamada de Miracle Day, do mesmo jeito que a terceira temporada foi chamada de Children of Earth), a produção (e diegese) se mudou principalmente aos Estados Unidos como uma coprodução entre BBC Worldwide e o canal de televisão premium estadunidense Starz, os seguidores da série reagiram de forma negativa ao anúncio e a chamaram de “americanizada” no discurso popular e acadêmico. Este estudo, elaborado a partir de minha pesquisa doutoral, examina todas estas suposições por meio de uma análise textual, industrial/contextual e de audiência que se concentra nas interações entre o capital cultural dos fãs e o capital cultural nacional, e na maneira em que estas interações impactam as outras das muitas razões do fracasso da (re)glocalização. Os resultados mostram que, em parte pela competência entre o serviço público e as ideologias comerciais da BBC, Torchwood foi um texto glocalizado desde um princípio, apesar de posicionar-se como uma série galesa, que posteriormente se glocalizou mais uma vez na quarta temporada. A resposta da audiencia frequentemente expressava os contraditórios discursos históricos e contemporáneos associados com a “televisão de qualidade” britânica e americana. Por conseguinte, este estudo realiza uma pesquisa qualitativa das diversas leituras dos membros da audiência nos Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá, e também dos aficionados transnacionais residentes em uma de essas nações, com um foco nas interações entre o capital cultural nacional e o capital cultural dos fãs. O estudo revela que a audiencia é pseudo-reflexiva em quanto à interpretação; mesmo que todos expressem ser conscientes e aceitar que a identidade nacional é construída e fluida, ainda expressam um essencialismo subjacente ao discutir a identidade nacional no contexto da série.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.