Narcotelenovelas e um relato de nação: aproximações da cultura e da política colombianas através do estudo de recepção de Escobar, el patrón del mal, por audiências brasileiras

Autores

  • Simone María Rocha Autor Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2018.21.1.4

Palavras-chave:

Colômbia, cultura política, narcotelenovela, Pablo Escobar, grupo de discussão

Resumo

Este artigo parte do pressuposto da relevância cultural da televisão, segundo o qual suas narrativas são centrais no que diz respeito ao conhecimento da história, da política, de relatos de nação e de uma memória recente de nossos países latino-americanos. Apresento os resultados de uma investigação que demonstra, através da realização de grupos de discussão, as interpretações de telespectadores brasileiros da narcotelenovela colombiana Escobar, el patrón del mal como objetivo de entender como foi construída a recente história e os con itos políticos e culturais daquela sociedade desde um produto televisivo. Concluo que os sentidos atribuídos pelos participantes dos grupos revelou aspectos importantes deste papel da televisão em nossas sociedades. A narcotelenovela os fez ver os meandros de uma problemática instaurada de modo profundo na cultura e na política colombianas, os auxiliou na apreen são crítica dos fenômenos e acontecimentos de nossa própria realidade e os fez ver que nossas sociedades latino-americanas desenvolvem, para o bem ou para o mal, suas estratégias próprias de entrada na modernidade. 

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Rocha, S. M. (2017). Narcotelenovelas e um relato de nação: aproximações da cultura e da política colombianas através do estudo de recepção de Escobar, el patrón del mal, por audiências brasileiras. Palabra Clave, 21(1). https://doi.org/10.5294/pacla.2018.21.1.4

Edição

Seção

Artículos