Year Zero ou como Nine Inch Nails rompeu as barreiras na Europa com uma experiência narrativa

Autores

  • Hernán David Espinosa-Medina Autor Universidad de La Sabana
  • Ana María Pérez-Guerrero Autor Universidad de La Sabana

Palavras-chave:

Transmídia, transdução cultural, transparência cultural, cultural shareability, universais e lacunas culturais

Resumo

O presente artigo tem como objeto o estudo das estratégias empregadas no processo criativo da experiência do alternate reality game (ARG) do álbum Year Zero (2007), da banda Nine Inch Nail, como um caso de estudo dos aspectos por levar em consideração na hora de introduzir um produto no mercado global. Para isso, se realiza um marco teórico dos processos de transdução cultural e, em particular, se expõe o modelo analítico dos elementos essenciais nos conteúdos transparentes baseado no mitotipo. Finalmente, se realiza uma exploração da morfologia do mitotipo nas ações que compuseram a experiência já mencionada, para concluir com a importancia de apelar para uma estratégia que inclua a qualidade dos valores de produção e, especialmente, em apelar o componente antropológico de narrativas clássicas, assentadas na realidade.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Espinosa-Medina, H. D., & Pérez-Guerrero, A. M. (2017). Year Zero ou como Nine Inch Nails rompeu as barreiras na Europa com uma experiência narrativa. Palabra Clave, 20(2). Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/6278

Edição

Seção

Artículos