Narrativa audiovisual, ontologia e terrorismo: paradoxos comunicativos nos vídeos do Estado Islâmico

Autores

  • Aarón Rodríguez-Serrano Autor Universitat Jaume I

Palavras-chave:

Terrorismo, ontologia, violência, propaganda, ética da comunicação

Resumo

Este artigo analisa os processos de significação e impacto global do material audiovisual gerado pelo autoproclamado Estado Islâmico. Trata-se, sem dúvida, de um objeto de estudo contemporâneo e de primeira ordem, em quanto grande parte da crise geopolítica em Oriente Próximo, assim como os fluxos migratórios rumo à Europa, pendem neste momento das ações bélicas das forças terroristas que emergiram das chamadas primaveras árabes. Nossa hipótese de partida é que a técnica comunicativa de Estado Islâmico não é só uma evolução selvagem dos próprios processos comunicativos nas sociedades pós-modernas, mas que, além do mais, é profundamente paradoxo e inconsistente no que aos seus processos de significação se referem. Para analisar este material, será utilizada uma metodologia híbrida composta, em primeiro lugar, por uma ontologia política, na qual se rastreiam as relações entre espetáculo, atrocidade, terrorismo e controle político, incluindo referências à existência da lei obscena como fundamento ideológico gerador de mensagens. Em segundo lugar, serão repassados sumariamente alguns dos recursos narrativos audiovisuais que geram significação nestas peças.

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Biografia do Autor

Aarón Rodríguez-Serrano, Universitat Jaume I

Personal Investigador Contratado Doctor

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Rodríguez-Serrano, A. (2016). Narrativa audiovisual, ontologia e terrorismo: paradoxos comunicativos nos vídeos do Estado Islâmico. Palabra Clave, 20(1), 96–115. Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/5809

Edição

Seção

Artículos