A alegria dos Easter eggs e a dor das mãos amortecidas: o aumento e a limitação da realidade por meio dos videogames

Autores

  • Enrique Uribe-Jongbloed Autor Universidad del Norte
  • Tobias M. Scholz Autor University of Siegen
  • Hernán David Espinosa-Medina Autor Universidad de La Sabana

Palavras-chave:

Videogames, ludologia, narratologia, ecologia das mídias, construção da realidade (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

Mergulhar num mundo no qual nossa percepção da realidade está muito midiatizada permite a criação de um léxico audiovisual que se expande sobre muitas plataformas e tempos. Nesse contexto, podemos observar o caso dos videogames que, como um meio, não se limitam à criação de quebra-cabeças para resolver, de fingir participação no mundo do rock'n'roll, ou nos levam a danos inesperados à nossa "carne". Os videogames nos permitem diferentes níveis de prazer e também nos levam a descobrir os limites físicos do nosso corpo dentro da expansão dos nossos sentidos. Além disso, oculto em muitos desses jogos, descobrimos muitas dicas, influências, fragmentos, apropriações e citações, a ampliação da rede de signos e significados que vai mais além dos limites dos próprios jogos. Contudo, o alcance e as consequências dos videogames como entretenimento e dispositivos comunicacionais ultrapassam suas possibilidades de representação e significação, e inclusive afetam aspectos da nossa vida como nossa fisionomia e psicologia —experimentamos síndrome do túnel do carpo, de vício e de abstinência—, e aprofundam nos debates que nos isolam ou nos fazem só socialmente capazes dentro dos mundos virtuais. Neste artigo, espera-se obter uma exploração da realidade dos meios de comunicação e da realidade midiatizada das nossas limitações físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enrique Uribe-Jongbloed, Universidad del Norte

Profesor

Departamento de Comunicación Social

Universidad del Norte

Tobias M. Scholz, University of Siegen

Research and teaching assistant

Chair for Human Resource Management and Organisational Behaviour

University of Siegen

Hernán David Espinosa-Medina, Universidad de La Sabana

Profesor Asistente

Facultad de Comunicación

Universidad de La Sabana

Publicado

2015-08-30

Como Citar

Uribe-Jongbloed, E., Scholz, T. M., & Espinosa-Medina, H. D. (2015). A alegria dos Easter eggs e a dor das mãos amortecidas: o aumento e a limitação da realidade por meio dos videogames. Palabra Clave, 18(4). Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/5750

Edição

Seção

Otras ecologías