María, de Grau, no contexto cinematográfico colombiano: “María está rara”
Palavras-chave:
Cinema colombiano, literatura colombiana, história sociocultural, María, Jorge Isaacs (Fonte, Tesauro da Unesco).Resumo
Na história das adaptações cinematográficas do romance María (Isaacs, 1867), identifica-se o filme experimental e iconoclasta María (Grau, 1966) como pertencente à tendência anticanônica ou de subversão e apresentamse antecedentes dessa posição no campo cultural colombiano. Continua-se com uma análise detalhada de suas características narrativas e estilísticas para determinar os níveis semânticos nos quais sua proposta de adaptação opera e, a partir de registros impressos e orais relacionados com o filme, estudam-se suas condições de produção, circulação e recepção. Esta análise permite estabelecer como a posição anticanônica diante do romance se constrói a partir de múltiplos níveis de sentido e determina seu lugar nos campos literários e cinematográficos na Colômbia na década de 1960, além de propor novas pistas para entender o lugar do cinema experimental na história do cinema colombiano.Downloads
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Publicado
2015-09-01
Como Citar
Arias-Osorio, M. F. (2015). María, de Grau, no contexto cinematográfico colombiano: “María está rara”. Palabra Clave, 19(2). Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/5625
Edição
Seção
Artículos
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