O cinema como encontro e como distância: Oiga vea, Cali: de película e Agarrando Pueblo

Autores

  • Álvaro Villegas Autor Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín

Palavras-chave:

Colômbia, cinema, política, cultura de massas (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

Este artigo reflete sobre três filmes dirigidos pelos realizadores colombianos Luis Ospina e Carlos Mayolo entre 1972 e 1978. Por meio da descrição de algumas sequências, expõe-se que em Oiga vea constrói-se uma posição cinematográfico-marginal análoga à posição popular-marginal; por sua parte,Cali: de película concentra-se na forma como os caleños criam cultura e comunidade por meio do desvio momentâneo dos lugares próprios da institucionalidade e, finalmente, emAgarrando pueblo combate-se a superexposição do popular. Em conclusão, aponta-se que esses filmes constituem um espaço de encontro de sensibilidades e sentidos que não está determinado de antemão.

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Biografia do Autor

Álvaro Villegas, Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín

Álvaro Villegas VélezProfesor AsistenteDepartamento de Estudios Filosóficos y CulturalesUniversidad Nacional de Colombia, Sede Medellín

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Villegas, Álvaro. (2015). O cinema como encontro e como distância: Oiga vea, Cali: de película e Agarrando Pueblo. Palabra Clave, 18(3). Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/4872

Edição

Seção

Artículos