O lugar da fotografia na construção da obra de Aby Warburg: uma perspectiva cultural para a compreensão da criação imagética

Autores

  • Paulo César Boni Autor Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina - Paraná - Brasil
  • Tatiana Romagnolli Peres Autor

Palavras-chave:

Aby Warburg, fotografia, pós-vida das imagens, Atlas Mnemosyne

Resumo

Este artigo busca discutir as relações propostas entre a produção fotográfica e a construção da teoria warburguiana de pós-vida das imagens (Nachlebender Antike) por meio de seu Atlas Mnemosyne. Para tanto, utiliza-se de pesquisa bibliográfica de autores que contribuirão para a elucidação desse fato como Michaud (2013), Didi-Huberman (2013) e Kossoy (1989). Diante da constatação da criação de painéis fotográficos para a aproximação das relações temporais, Warburg reafirma a importância da fotografia enquanto objeto cultural e histórico. Para ele, o Atlas concentra a capacidade de comparação imagética na história da arte justamente por utilizar-se de um
painel móvel e prático para estabelecer uma base antropológica. Concluise, portanto, que Warburg empregou e amparou-se no potencial da imagem fotográfica para propor um novo olhar que rompesse com a perspectiva estática por meio da imagem em movimento e da arte.

 

DOI: 10.5294/pacla.2015.18.3.2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina - Paraná - Brasil

Professor do Departamento de Comunicação (NIC) do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2015-02-07

Como Citar

Boni, P. C., & Romagnolli Peres, T. (2015). O lugar da fotografia na construção da obra de Aby Warburg: uma perspectiva cultural para a compreensão da criação imagética. Palabra Clave, 18(3). Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/4744

Edição

Seção

Artículos