Modernidade, representação e cultura. Anotações para una arqueologia do cinema mudo brasileiro

Autores

  • Juan Pablo Silva-Escobar Autor Centro de Estudios Culturales Latinoamericanos (CECLA), Universidad de Chile

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2014.17.1.4

Palavras-chave:

Brasil, cinema, modernidade, representação, arqueologia. (Fonte, Tesauro da UNESCO).

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar um percorrido histórico e crítico sobre o cinema mudo brasileiro e ver as relações significantes e significativas que este mantém com a modernidade e a cultura brasileira por meio de um conjunto de representações e discursos que o cinema faz circular massivamente. Sustenta-se que, com o cinema mudo, se dá início a um imaginário social que contribui a sustentar a matriz civilizadora da modernidade: industrialização, urbanização, tecnologia, racionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Pablo Silva-Escobar, Centro de Estudios Culturales Latinoamericanos (CECLA), Universidad de Chile

Doctorando en Estudios Latinoamericanos, Universidad de Chile, becario CONICYT

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Silva-Escobar, J. P. (2013). Modernidade, representação e cultura. Anotações para una arqueologia do cinema mudo brasileiro. Palabra Clave, 17(1), 100–129. https://doi.org/10.5294/pacla.2014.17.1.4

Edição

Seção

Artículos