Museus e influenciadores: a representação do museu no TikTok sob a perspectiva do visitante
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2025.28.1.5Palavras-chave:
TikTok, vídeo, museus, imagem, influenciadoresResumo
As redes sociais favorecem o encontro entre o público do museu e a instituição. A bidirecionalidade que nelas prevalece sugere que a academia se interesse não apenas pela comunicação iniciada pelas instituições culturais, e sobre a qual existe uma extensa bibliografia, mas também pelas expressões, mais ou menos espontâneas, publicadas pelos visitantes. Esses conteúdos são a prova direta da sua concepção de museu, das experiências neles vividas e até das funções atribuídas. A consolidação do TikTok como plataforma de partilha de vídeos curtos, aliada à adesão massiva de perfis jovens e à utilização de algoritmos que favorecem a navegação infinita, apoiam a sua seleção como objeto de estudo. Para saber como o museu é representado nos vídeos privilegiados pelo TikTok, os traços dos influenciadores culturais e a conversa que seu conteúdo provoca, analisa-se uma amostra representativa de audiovisuais e seus comentários. Os dados revelam predisposição dos jovens para propostas gratuitas, participativas e que lhes proporcionem diversão. Debate-se sobre o papel do marketing de influência aplicado aos museus dado o efeito “chamada” que foi confirmado através dos comentários.
Downloads
Referências
Abidin, C. (2020). Mapping internet celebrity on TikTok: Exploring attention economies and visibility labours. Cultural Science Journal, 12(1), 77-103. https://doi.org/10.5334/csci.140
Arévalo Salinas, Á. I. (2018). Propuesta metodológica para el análisis de YouTube y su relación con los movimientos sociales. En J. Candón-Mena (coord.), II Congreso Internacional Move.net sobre Movimientos Sociales y TIC (pp. 25-34). Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/items/7f38d74b-0988-402c-b12f-2b860de8e0c3
Aso, B., Navarro, I., García, S. y Rivero, P. (2024). EduComR: Instrument for the Analysis of Museum Educommunication on Social Media. Comunicar, 32(78). https://doi.org/10.58262/V32I78.3
Belenioti, Z. C., Tsourvakas, G. y Vassiliadis, C. A. (2019). Do social media affect museums’ brand equity? An exploratory qualitative study. En A. Kavoura, E. Kefallonitis y A. Giovanis (eds.), Strategic innovative marketing and tourism (pp. 533-540). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-12453-3_61
Bi, X. y Tang, C. (2020). Research on the motives affecting the behavior of short video’s creators. IEEE Access, 8, 188415-188428. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3028392
Bosello, G. y Van den Haak, M. (2022). # Arttothepeople? An exploration of Instagram’s unfulfilled potential for democratising museums. Museum Management and Curatorship, 37(6), 565-582. https://doi.org/10.1080/09647775.2021.2023905
Budge, K. (2017). Objects in focus: Museum visitors and Instagram. Curator: The Museum Journal, 60(1), 67-85. https://doi.org/10.1111/cura.12183
Budge, K. y Burness, A. (2018). Museum objects and Instagram: Agency and communication in digital engagement. Continuum, 32(2), 137-150. https://doi.org/10.1080/10304312.2017.1337079
Carrión, J. (2020, 27 de septiembre). TikTok: La banda sonora de la pandemia. The New York Times. https://www.nytimes.com/es/2020/09/27/espanol/opinion/tiktok-2020.html
Cervi, L., Tejedor, S. y Marín-Lladó, C. (2021). TikTok and the new language of political communication. Cultura, Lenguaje y Representación, 26, 267-287. https://doi.org/10.6035/clr.5817
Dos-Santos-Abad, J., Piñeiro-Naval, V. y Somoza-Sabatés, I. (2023). La comunicación digital de los museos: Análisis comparativo. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social Disertaciones, 16(1), 1-25. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.12316
Dubovi, I. y Tabak, I. (2021). Interactions between emotional and cognitive engagement with science on YouTube. Public Understanding of Science, 30(6), 759-776. https://doi.org/10.1177/0963662521990848
Fernández-Hernández, R. y Crespo-Tejero, N. (2020). Museos de mujeres y eWOM: Análisis y valoración. Revista Internacional de Investigación en Comunicación aDResearch, 22(22), 98-117. https://doi.org/10.7263/adresic-022-05
Gofman, A., Moskowitz, H. R. y Mets, T. (2011). Marketing museums and exhibitions: What drives the interest of young people. Journal of Hospitality Marketing & Management, 20(6), 601-618. https://doi.org/10.1080/19368623.2011.577696
Hughes, K. y Moscardo, G. (2019). For me or not for me? Exploring young adults’ museum representations. Leisure Sciences, 41(6), 516-534. https://doi.org/10.1080/01490400.2018.1550455
Ingrassia, M., Bellia, C., Giurdanella, C., Columba, P. y Chironi, S. (2022). Digital influencers, food and tourism: A new model of open innovation for businesses in the Ho. Re. Ca. sector. Journal of Open Innovation: Technology, Market and Complexity, 8(1). https://doi.org/10.3390/joitmc8010050
Kim, E. y McDonald-Liu, C. (2023). Influencers with #NoFilter: How micro-celebrities use self-branding practices on Instagram. Computers in Human Behavior, 148, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.chb.2023.107892
Łysak, T. (2022). Vlogging Auschwitz: New players in Holocaust commemoration. Holocaust Studies, 28(3), 377-402. https://doi.org/10.1080/17504902.2021.1979180
Manna, R. y Palumbo, R. (2018). What makes a museum attractive to young people? Evidence from Italy. International Journal of Tourism Research, 20(4), 508-517. https://doi.org/10.1002/jtr.2200
Martínez-Sanz, R. y Berrocal-Gonzalo, S. (2017). Museos y engagement: La calidad de los espacios web como soporte del compromiso. Revista Española de Documentación Científica, 40(1), e166-e166. https://doi.org/10.3989/redc.2017.1.1383
Martínez-Sanz, R., Buitrago-Alonso, A. y Martín-García, A. (2023). Comunicación para la salud a través de TikTok: Estudio de influencers de temática farmacéutica y conexión con su audiencia. Revista Mediterránea de Comunicación, 14(1), 83-98. https://www.doi.org/10.14198/MEDCOM.23435
Marwick, A. E. (2019). The algorithmic celebrity: The future of internet fame and microcelebrity studies. En C. Abidin y M. L. Brown (eds.), Microcelebrity around the globe (pp. 161-169). Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/978-1-78756-749-820181015
Ortega-Mohedano, F., García-Martín, I. y Pérez-Peláez, M. E. (2020). Hábitos de uso y consumo de la audiencia de los museos: La encrucijada comunicativa revelada. Fonseca: Journal of Communication, 20, 35-53. https://gredos.usal.es/handle/10366/143392
Park, J., Lee, J. M., Xiong, V. Y., Septianto, F. y Seo, Y. (2021). David and Goliath: When and why micro-influencers are more persuasive than mega-influencers. Journal of Advertising, 50(5), 584-602. https://doi.org/10.1080/00913367.2021.1980470
Pérez-Escolar, M., Alcaide-Pulido, P. y Del Toro, A. (2023). Nuevos referentes informativos de la generación Z: Estudio del rol de los y las influencers en TikTok como divulgadores/as de contenidos. Revista Prisma Social, 40, 262-288. https://revistaprismasocial.es/article/view/4863
Piñeiro-Otero, T. y Martínez-Rolán, X. (2021). Say it to my face: Analysing hate speech against women on Twitter. Profesional de la Información, 30(5). https://doi.org/10.3145/epi.2021.sep.02
Reuters Institute for the Study of Journalism. (2023). Digital News Report 2023. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2023-06/Digital_News_Report_2023.pdf
Rodríguez-Hernández, J. (2022). Museums and TikTok: Bringing art to young people. Visual Review, 11(3), 1-10. https://doi.org/ 10.37467/revvisual.v9.3677
Sádaba, C. y Feijoo, B. (2022). Atraer a los menores con entretenimiento: Nuevas formas de comunicación de marca en el móvil. Revista Mediterránea de Comunicación, 13(1), 79-91. https://doi.org/10.14198/MEDCOM.20568
Sánchez-Amboage, E., Toural-Bran, C., Membiela-Pollán, M. y Crespo-Pereira, V. (2022). Short video content in the brand strategy: Analysis of the use of TikTok by the Prado Museum. Mediterranean Journal of Communication, 13(1), 331-344. https://www.doi.org/10.14198/MEDCOM.20836
Solano Santos, L. F. (2010). Análisis de la imagen corporativa: Introducción a la iconometría. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 16, 457-467. https://revistas.ucm.es/index.php/esmp/article/download/esmp1010110457a/11507
Su, Y. y Teng, W. (2018). Contemplating museums’ service failure: Extracting the service quality dimensions of museums from negative on-line reviews. Tourism Management, 69, 214-222. https://www.doi.org/10.1016/j.tourman.2018.06.020
Tranta, A., Alexandri, E. y Kyprianos, K. (2021). Young people and museums in the time of covid-19. Museum Management and Curatorship, 36(6), 632-648. 10.1080/09647775.2021.1969679
Valtysson, B. (2022). Museums in the age of platform giants: Disconnected policies and Practices. International Journal of Cultural Studies, 25(5), 536-553. https://doi.org/10.1177/13678779221079649
Villaespesa, E. y Wowkowych, S. (2020). Ephemeral storytelling with social media: Snapchat and Instagram stories at the Brooklyn Museum. Social Media+ Society, 6(1). https://doi.org/10.1177/2056305119898776
Wang, Y. (2020). Humor and camera view on mobile short-form video apps influence user experience and technology-adoption intent, an example of TikTok (DouYin). Computers in Human Behavior, 110. https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106373
We are social. (2023). Digital 2023: La guía definitiva para un mundo digital en evolución. https://wearesocial.com/es/blog/2023/01/digital-2023/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raquel Martínez-Sanz, Luis Felipe Solano Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.