Inteligência artificial e fronteira: imagens generativas e imaginários simbólicos México- Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.3.4

Palavras-chave:

Dispositivos tecnoestéticos, fronteira, imaginários simbólicos, inteligência artificial, México-Estados Unidos, vieses ideológicos, visão pós-humana

Resumo

Nesta pesquisa, são explorados e analisados os imaginários simbólicos visuais gerados por quatro programas de inteligência artificial sobre a fronteira entre o México e os Estados Unidos. A produção visual se baseia em seis conceitos-chave que emergem do tema geral “Imaginários simbólicos mais relevantes sobre muro, violência, mulheres, infância, desigualdade e migração relacionados à fronteira México-Estados Unidos”. Os programas de inteligência artificial usados para produzir as imagens são Midjourney, Leonardo.ai, Stable Diffusion, Dall-E 2. Uma metodologia experimental é usada para definir os conceitos-chave e os imaginários simbólicos sobre essa fronteira por meio do ChatGPT 3.5. As imagens foram obtidas pela tradução dos conceitos escritos em texto para imagens usando programas de inteligência artificial. Os programas de geração de imagens são conceituados à luz da teoria do aparato estético e da teoria da visão pós-humana. As imagens são analisadas de acordo com a teoria dos imaginários sociais, culturais e simbólicos. A análise revela os vieses ideológicos e as tendências estéticas nos imaginários simbólicos e nos regimes retóricos que são sintetizados visualmente na fronteira entre o México e os Estados Unidos por meio de programas de produção de imagens generativas e constrói uma perspectiva sociopolítica crítica em três aspectos principais: conceituação de programas geradores de imagens como dispositivos tecnoestéticos; reflexão sobre os processos criativos de construção de discursos visuais produzidos por dispositivos de inteligência artificial; e análise dos vieses ideológicos e estéticos das imagens, entendidas como objetos tecnoestéticos obtidos a partir dessa tecnologia de produção visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bach, S. H., Sanh, V., Yong, Z. X., Webson, A., Raffel, C., ... y Rush, A. M. (2022). Promptsource: An integrated development environment and repository for natural language prompts. En Proceedings of the 60th Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics: System Demonstrations. Association for Computational Linguistics. https://doi.org/10.18653/v1/2022.acl-demo.9

Bajohr, H. (2023). Dumb meaning: Machine learning and artificial semantics. Image, 18.

Bañuelos, J. (2022). Evolución del Deepfake: campos semánticos y géneros discursivos 2017-2021. Icono 14, 20(1). https://doi.org/10.7195/ri14.v20i1.1773

Burns, A. (2002). Extensions of vision: The representation of non-human points of view. Papers on Language and Literature, 38(4), 339.

Castoriadis, C. (1975). La institución imaginaria de la sociedad II. Tusquets.

Castoriadis, C. (1997). El imaginario social instituyente. Zona Erógena, 35.

Cassirer, E. (1923). The philosophy of symbolic forms. Vol. 1: Language. Yale University Press.

Celis, C. (2021). Imagen y poder en la era de la visión artificial: una interpretación a partir de Gilbert Simondon y Gilles Deleuze. Atenea, 523, 193-211. https://doi.org/10.29393/AtAt523-417CCIP10417

Celis, C. (2020). La allagmática en cuanto disciplina poshumanista: nuevas metodologías para el estudio de las imágenes en el contexto de las máquinas de visión algorítmica. Revista 180, 46, 26-37. https://doi.org/10.32995/rev180.Num-46.(2020).art-692

Celis, C. (2019). Notas sobre el estatuto político de la imagen en la era de la visión artificial. Barda, 5(8). https://www.cefc.org.ar/assets/files/barda8_celis.pdf

Conte, D. (2022). Contra el muro: representaciones e imaginarios en la frontera México-Estados Unidos. En Sobre el límite: frontera, migración e identidad en la literatura y el arte actuales (pp. 9-28). Dykinson. https://doi.org/10.2307/j.ctv36k5bsj.4

Déotte, J. L. (2012). ¿Qué es un aparato estético? Metales Pesados.

Dobson, J. E. (2023). The birth of computer vision. University of Minnesota Press.

Durand, G. (1984). L’imagination symbolique. Presses Universitaires de France.

Ervik, A. (2023). Generative AI and the collective imaginary: The technology-guided social imagination in AI-Imagenesis. Image, 37(1), 42. https://image-journal.de/category/ausgaben/image-37-2023/

Flusser, V. (2006 [1983]). Towards a philosophy of photography. Reaktion Books.

Flusser, V. (2011 [1985]). Into the universe of technical images. University of Minnesota Press.

Giménez, G. (2007). La frontera norte como representación y referente cultural en México. Cultura y Representaciones Sociales, 2(3), 17-34.

Han, B. C. (2022). Infocracia: La digitalización y la crisis de la democracia. Taurus.

Harari, Y. N. (2018). Why technology favors tyranny. The Atlantic, 322(3), 64-73.

Heaton, J. (2018). Ian Goodfellow, Yoshua Bengio, and Aaron Courville: Deep learning. [Reseña] Genetic Programming and Evolvable Machines, 19(1-2), 305-307. https://doi.org/10.1007/s10710-017-9314-z

Hernández, A. y Delgado, A. C. (2023). Migración y movilidad en las Américas. Siglo XXI.

Leonardo AI (2023). Prompts: Consejos y trucos. Intercom.help. https://intercom.help/leonardo-ai/es/articles/8067671-prompts-consejos-y-trucos#h_9fa6bfe353

Lian, L., Li, B., Yala, A. y Darrell, T. (2023). LLM-grounded diffusion: Enhancing prompt understanding of text-to-image diffusion models with large language models. arXiv preprint arXiv:2305.13655.

Lou, R., Zhang, K. y Yin, W. (2023). Is prompt all you need? No. A comprehensive and broader view of instruction learning. arXiv preprint arXiv:2303.10475.

Manovich, L. (2001). The language of new media. MIT Press.

Miller, A. I. (2019). The artist in the machine: The world of AI-powered creativity. Mit Press.

Meneses, G. A. (2013). El desierto de los sueños rotos: detenciones y muertes de migrantes en la frontera México-Estados Unidos, 1993-2013. El Colegio de la Frontera Norte.

Mitchell, W. T. (2019). La ciencia de la imagen: iconología, cultura visual y estética de los medios. Akal.

Morin, E. (1972). El cine o el hombre imaginario. Paidós.

Nilsson, N. J. (2010). The quest for artificial intelligence: A history of ideas and achievement. Cambridge University Press.

Offert, F. (2022). Ten years of image synthesis. [Blog] Zentralwerkstatt, 10 de noviembre. https://zentralwerkstatt.org/blog/ten-years-of-image-synthesis

OpenAI (2023a). ChatGPT. Sept. 21version. [Large language model]. https://chat.openai.com/chat

OpenAI. (2023b). Generative models, 20 de julio. https://openai.com/research/generative-models

Panofsky, E. (1972). Estudios sobre iconología. Alianza.

Peirce, C. S. (1932). Collected papers. Charles Hartshorne y Paul Weiss (eds.). Harvard University Press.

Prado, I. M. S. (2022). México, Estados Unidos y la era post-global. Latin American Literatures in the World Literaturas Latinoamericanas en el Mundo, 259. https://doi.org/10.1515/9783110762143-016

Sudmann, A. (2018). Szenarien des Postdigitalen. Deep Learning als Medien Revolution. Machine Learing. Medien, Infrastrukturen und Technologien der künstlichen Intelligenz (pp. 55-74). Digitale Gesellschaft.

Rancière, J. (2009). El reparto de lo sensible: estética y política. LOM.

Ré, A. A., Costa, F. G., Celis, C. y Berti, A. F. (2020). Escrituras algorítmicas e imágenes invisibles: tecnoestética y política. Pensando, 11(23). https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/11120

Roberge, J. y Castelle, M. (eds.) (2021). The cultural life of machine learning: an incursion into critical AI studies. Palgrave Macmillan.

Sauer, A., Lorenz, D., Blattmann, A. y Rombach, R. (2023). Adversarial diffusion distillation. arXiv preprint arXiv:2311.17042.

Singh, V. y Rath, S. (2023). Introduction to diffusion models for image generation. A comprehensive guide. LearnOpenCV. https://learnopencv.com/image-generation-using-diffusion-models/

Wilde, L. R. (2023). Generative imagery as media form and research field: Introduction to a new paradigm. Image, 37(1), 6. https://image journal.de/category/ausgaben/image-37-2023/

Virilio, P. (1994). The vision machine. Indiana University Press.

Yang, L., Zhang, Z., Song, Y., Hong, S., Xu, R., ... y Yang, M. H. (2022). Diffusion models: A comprehensive survey of methods and applications. arXiv preprint arXiv:2209.00796. https://arxiv.org/abs/2209.00796

Yuval Noah Harari (2023). AI and the future of humanity. Yuval Noah Harari at the Frontiers Forum. [Canal YouTube], 14 de mayo. https://www.youtube.com/watch?v=LWiM-LuRe6w

Wu, Z., Pan, S., Chen, F., Long, G., Zhang, C. y Philip, S. Y. (2020). A comprehensive survey on graph neural networks. IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, 32(1), 4-24. https://doi.org/10.1109/TNNLS.2020.2978386

Zuboff, S. (2020). Capitalismo de la vigilancia. [Reseña] Política Exterior, 34(194), 7-12.

Zylinska, J. (2020). AI art: machine visions and warped dreams. Open Humanities Press.

Zylinska, J. (2017). Nonhuman photography. MIT Press.

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Bañuelos-Capistrán, J. (2024). Inteligência artificial e fronteira: imagens generativas e imaginários simbólicos México- Estados Unidos. Palabra Clave, 27(3), e2734. https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.3.4

Edição

Seção

Artículos