Auto-hackear o olhar de Narcis@ nas cavernas midiáticas e digitais: autopoiese, automedialidade e relato audiovisual autobiográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.1.7

Palavras-chave:

Comunicação, consciência, educação, educação sobre os meios de comunicação, individualismo

Resumo

Este artigo originou-se quando propus a possibilidade de gerar uma autoatualização do olhar por meio da prática produtiva do relato audiovisual autobiográfico, a partir do ponto de vista situacional; no entanto, agora, a reflexão vai mais além, para propor a autopoiese ou a geração da consciência reflexiva por meio dos diversos modos de automedialidade, que se expressam em diversas formas de subjetividade, durante o processo de produção do relato audiovisual autobiográfico. Esse processo permite “auto-hackear” a narcose do olhar narcisista de que falou McLuhan, no século passado, mas, nas “cavernas midiáticas e digitais” de hoje, para tornar consciente de si mesmo, da autoalienação e da autoexploração na era do individualismo normativo da empresa-Eu, que emergiu desde o século passado, durante a formação do sujeito neoliberal, e do seu produto mais elaborado: o prosumer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abrahão, M. H. M. B. y Bolívar, A. (2014). La investigación (auto)biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. edipucrs.

Benjamin, W. (2019). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. Godot.

Bolívar, A. (2012). Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. En Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Investigação (auto) Biográfica (t. 2, pp. 79-109). pucrs.

Bolívar, A. y Segovia, J. D. (2019). La investigación (auto) biográfica en educación. Octaedro.

Buckingham, D. (2005). Educación en medios. Paidós.

Caminos, A. (2018). Diégesis de la Caverna. En Imagens, Narrativas e Meios. Ria.

Delory-Momberger, C. (2015). La condición biográfica. Ensayos sobre el relato de sí en la modernidad avanzada. Universidad de Antioquia.

Desmurget, M. (2020). La fábrica de cretinos digitales. Península.

Diego Leandro Marín Ossa (2020). Autobiographie, médias et éducation. Trajectoire d’une ligne de recherche. [Canal YouTube] 12 de julio. https://www.youtube.com/watch?v=SN1kHfhYJps

Eco, U. (2009). Apocalípticos e integrados. Tusquets.

Escalante, F. (2016). Historia mínima del neoliberalismo. Turner.

Foucault, M. (2008). Tecnologías del yo y otros textos afines. Paidós.

Gubern, R. (1992). La mirada opulenta: exploración de la iconosfera contemporánea. Gustavo Gili.

Harvey, D. (2007). Breve historia del neoliberalismo. Akal.

Laval, C. y Dardot, P. (2018). El ser neoliberal. Enric Berenguer (ed.). Gedisa.

Marín Ossa, D. L. (2010). Video expresión: una invención de sí mismo. Universidad Tecnológica de Pereira.

Marín Ossa, D. L. (2014). Posibilidades educativas e investigativas del vídeo autobiográfico. En Espaços formativos, memórias, narrativas (pp. 289-304). CRV.

Marín Ossa, D. L. (2016). Autobiografía, imágenes y pantallas: el aprendizaje del autoconocimiento por experiencia mediatizada. En Narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica (pp. 29-48). CRV.

Marín Ossa, D. L. (2018a). Coordenadas del video autobiográfico. El relato de la experiencia de vida mediada, mediática y mediatizada. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 3(8), 548-563. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p548-563

Marín Ossa, D. L. (2018b). El video autobiográfico como proyecto de aula, centrado en la investigación creación y la formación de licenciados en comunicación e informática educativa. En Atos de biogr@far. Narrativas digitais, história, literatura e artes (pp. 63-72). CRV.

Marín Ossa, D. L. (2018c). La mediación del video (auto)biográfico en la Educación Mediática. [II Congreso Internacional de Comunicación y Educación, Sao Pablo].

Marín Ossa, D. L. (2022a). La mediación (auto)biográfica de la competencia mediática. [Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Barcelona].

Marín Ossa, D. L. (2022b). El relato audiovisual (auto)biográfico: una práctica productiva como lectura (auto)crítica de sí mismo y del mundo que miramos. Crítica Educativa, 8(2), 1-19.

Marín Ossa, D. L. (2023). Principios de automedialidad y relato (audio)visual en la investigación (auto)biográfica en educación. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 8(23), 1-14. https://doi.org/10.1515/9783110279818-030

Maturana, H. R. y Varela, F. J. (1991). Autopoiesis and cognition: The realization of the living. Springer Science & Business Media.

McLuhan, M. (1996). Comprender los medios: Las extensiones del ser humano. Paidós.

McLuhan, M. y Powers, B. R. (2020). La aldea global: transformaciones en la vida y los medios de comunicación mundiales en el siglo XXI. Gedisa.

Moser, C. (2019). 2.7 Automediality. En Handbook of Autobiography/Autofiction (pp. 247-261). Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110279818-030

Orwell, G. (2022). 1984. Akal.

Pérez Tornero, J. M. y Varis, T. (2012). Alfabetización mediática y nuevo humanismo. UOC.

Prensky, M. (2010). Nativos e inmigrantes digitales. SEK.

Strate, L. (2012). El medio y el mensaje de McLuhan: la tecnología, extensión y amputación del ser humano. Infoamérica: Iberoamerican Communication Review, 7, 61-80.

Toffler, A. (1980). La tercera ola. A. Martín (trad.). Plaza & Janés.

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Marín Ossa, D. L. (2024). Auto-hackear o olhar de Narcis@ nas cavernas midiáticas e digitais: autopoiese, automedialidade e relato audiovisual autobiográfico. Palabra Clave, 27(1), e2717. https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.1.7

Edição

Seção

Artículos