Ron dá erro: o consumo digital dos jovens à luz das teses de Byung-Chul Han
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2023.26.3.3Palavras-chave:
Byung-Chul Han, cinema, consumidor digital, juventude, tecnologíaResumo
Neste artigo, reflete-se sobre a imagem do jovem consumidor digital por meio de uma análise do filme Ron dá erro (Smith e Vine, 2021). Depois de mostrar a relação entre cinema e juventude, e delinear o contexto tecnológico atual, as teses do filósofo Byung-Chul Han são levadas em consideração para aprofundar o filme e extrair o retrato que ele oferece do consumo jovem em um ambiente hiperconectado. As conclusões mostram como o consumo digital isola os jovens em um ambiente tecnológico inalienável que os distancia de tudo o que os torna humanos e os despoja de sua individualidade em favor do poder dos algoritmos fornecidos pelos robôs.
Downloads
Referências
AIMC - Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación (2022). Infografía Resumen 24º Navegantes en la Red. https://www.aimc.es/otros-estudios-trabajos/navegantes-la-red/infografia-resumen-24o-navegantes-la-red/
Alerm-González, A. y González-Pérez, U. (2019). Propuesta del cine de ciencia ficción para educar en Bioética. Persona y Bioética, 23(1), 14-33. https://doi.org/10.5294/pebi.2019.23.1.2
Álvarez, M. (2010). Tipos de escrito II: Exposición y argumentación. Arco.
Álvarez, V. (2022). La expansión narrativa de ¡Rompe Ralph! La estrategia inversa como modelo comunicativo para el cine de animación de Disney. Con A de Animación, 14, 58-73. https://doi.org/10.4995/caa.2022.17140
Astudillo, W. y Mendinueta, A. (2008). El cine como instrumento para una mejor comprensión humana. Revista de Medicina y Cine, 4, 131-136. https://gredos.usal.es/handle/10366/56249
Balada, T. C. y Bovolenta, D. F. (2022). La ciencia como artefacto cultural: análisis de la narrativa cinematográfica en películas de ciencia ficción. Praxis & Saber, 13(32), e11986. https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n32.2022.11986
Barthes, R. (1982). Fragmentos de un discurso amoroso. Siglo XXI.
Bauman, Z. (2007). Vida de consumo. Fondo de Cultura Económica.
Bauman, Z. (2013). La cultura en el mundo de la modernidad líquida. Fondo de Cultura Económica.
Bauman, Z. y Donskis, L. (2015). Ceguera moral. La pérdida de sensibilidad en la modernidad líquida. Paidós.
Bauman, Z. y Donskis, L. (2019). Maldad líquida. Paidós.
Bauman, Z. y Lyon, D. (2013). Vigilancia líquida. Austral.
Benjamins, R. y Salazar, I. (2020). El mito del algoritmo. Anaya.
Borrego, C. (2000). Representación del desarrollo y modelos socializadores en el cine de animación. En García, F. (ed.), La imagen del niño en los medios de comunicación (pp. 123-136). Huerga & Fierro.
Bushati, A. (2018). Children and cinema: Moving images of childhood. European Journal of Multidisciplinary Studies, 3(3), 34-39. https://doi.org/10.26417/ejms.v3i3.p34-39
Butierrez, F. L. (2022). La perspectiva política de Byung-Chul Han y su comprensión de la alteridad. Política y Sociedad, 59(1), e75866. https://doi.org/10.5209/poso.75866
Carr, N. (2011). Superficiales. ¿Qué está haciendo Internet con nuestras mentes? Taurus.
Chouliaraki, L. (2008). The media as moral education: Mediation and action. Media, Culture & Society, 30(6), 831-852. https://doi.org/10.1177/0163443708096096
Considine, D. M. (1981). The cinema of adolescence. Journal of Popular Film and Television, 9(3), 123-136. https://doi.org/10.1080/01956051.1981.10661901
Croce, M. (2008). El cine infantil de Hollywood. Una pedagogía fílmica del sistema político metropolitano. Alfama.
De la Asunción, I. N. M., Vargas-Murillo, A. R. y Huanca-Arohuanca, J. W. (2021). ¿Explotados o auto-explotados?: sobre el concepto de auto-explotación en la sociedad del rendimiento de Byung-Chul Han. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, 17(2), 433-448. https://doi.org/10.18004/riics.2021.diciembre.433
De la Torre, S., Pujol, M. A. y Rajadell, N. (coords.) (2005). El cine, un entorno educativo. Años de experiencias a través del cine. Narcea.
Desmurget, M. (2020). La fábrica de cretinos digitales. Península.
Dolan, T. (2020). Science fiction as moral allegory. Journal of Futures Studies, 24(3), 105-112. https://doi.org/10.6531/JFS.202003_24(3).0008
Dorfman, A. y Matellart, A. (1979). Para leer al pato Donald. Comunicación de masas y colonialismo. Siglo XXI.
EpData (2021). Los menores y las nuevas tecnologías, en datos y gráficos. Agencia de Datos de Europa Press. https://www.epdata.es/datos/uso-jovenes-internet-datos-graficos/271
Ferrés, J. (2008). Cine y educación: ¿desconocidos, rivales o aliados? Educación Social, 39, 13-29. https://raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/view/165592
García, M. (coord.) (2012). Mil mundos dentro del aula: cine y educación. Universidad Nacional de Educación a Distancia.
García, A. C. (2015). El cine como espejo de la crisis espiritual posmoderna. Escena. Revista de las Artes, 74(2), 21-36. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/escena/article/view/21159
González, J. F. (2002). Aprender a ver cine. Rialp.
Han, B.-C. (2013). La sociedad de la transparencia. Herder. https://doi.org/10.2307/j.ctvt9k5qb
Han, B.-C. (2014). En el enjambre. Herder. https://doi.org/10.2307/j.ctvt9k4gh
Han, B.-C. (2017). La expulsión de lo distinto. Herder.
Han, B.-C. (2018). La sociedad del cansancio. Herder. https://doi.org/10.2307/ j.ctvt9k12c
Han, B.-C. (2019). Hiperculturalidad. Herder.
Han, B.-C. (2020). La desaparición de los rituales. Herder.
Han, B.-C. (2021a). La sociedad paliativa. Herder.
Han, B.-C. (2021b). No-cosas. Quiebras del mundo de hoy. Taurus.
Han, B.-C. (2021c). Psicopolítica. Herder.
Han, B.-C. (2021d). Sobre el poder. Herder.
Han, B.-C. (2022). Infocracia. Taurus.
Harari, Y. N. (2021). Homo Deus. Penguin Random House.
Hermida, A. (2009). Sociedades distópicas y Apocalipsis en el cine de Hollywood de ciencia ficción. La rebelión de las máquinas. En Jiménez, J. (ed.), The end: el Apocalipsis en la pantalla (pp. 210-257). Fragua.
Imbert, G. (2019). Crisis de valores en el cine posmoderno. Cátedra.
International Telecomunications Union (2021). Youth Internet use. https://www.itu.int/itu-d/reports/statistics/2021/11/15/youth-internet-use/
Jaramillo, C. (2021). El cine de ciencia ficción como condición que posibilita repensar lo vivo y la vida. Praxis & Saber, 12(29). https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11932
Jenkins, H. (2008). Convergence culture: la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Paidós.
Jiménez, S. (2008). La dimensión ética del cine de ciencia ficción. Konvergencias: Revista de Filosofía y Culturas en Diálogo, 17, 106-116. https://www.konvergencias.net/jimenezcruz166.pdf
Kirsh, S. J. (1998). Using animated films to teach social and personality development. Teaching of Psichology, 25(1), 49-51. https://doi.org/10.1207/s15328023top2501_17
Klein, N. (2012). La doctrina del shock: el auge del capitalismo del desastre. Planeta.
Kotler, P., Kartajaya, H. y Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. Tecnología para la humanidad. LID.
Lanier, J. (2014). ¿Quién controla el futuro? Debate.
Lombardo, T. (2015). Science fiction: The evolutionary mythology of the future. Journal of Futures Studies, 20(2), 5-24. https://doi.org/10.6531/JFS.2015.20(2).A5
López, M. (2019). La edad virtual. Vivir, amar y trabajar en un mundo acelerado. Encuentro.
Llorca, A. (2013). Cine y filosofía para un mundo con esperanza. Fundación Emmanuelle Mounier.
Mallart, J. y Solaz, C. (2005). Cine y educación en valores. En De la Torre, S., Pujol, M. A. y Rajadell, N. (coords.), El cine, un entorno educativo. Años de experiencias a través del cine (pp. 75-92). Narcea.
Morales, J. (2021). Cinesofía en el aula. Enseñar a pensar a través del cine. [Tesis doctoral], Filosofía, Universidad Autónoma de Madrid. https://repositorio.uam.es/handle/10486/700943
Nelson, T. H. (1987). Literary machines. Internet Archive. https://archive.org/details/literarymachines00nels/page/n47/mode/2up
Ortega y Gasset, J. (2014). La rebelión de las masas y otros ensayos. Alianza.
Pariser, E. (2017). El filtro burbuja. Cómo la red decide lo que leemos y lo que pensamos. Taurus.
Peña, B. (2014). La transmisión de valores a través del lenguaje cinematográfico. Dykinson.
Petit, M. F. y Solbes, J. (2012). La ciencia ficción y la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 30(2), 55-72. https://doi.org/10.5565/rev/ec/v30n2.494
Pereira, C. (2005). Los valores del cine de animación. Propuestas pedagógicas para padres y educadores. PPU.
Pérez, J. A. (2014). Cine, enseñanza y enseñanza del cine. Morata.
Perkowitz, S. (2018). Máquinas inteligentes. En Frakes, R., Peck, B., Perkowitz, S., Singer, M., Wolfe, G. K. y Yaszek, L. (eds.), Historia de la ciencia ficción de James Cameron (pp. 198-203). Timunmas.
Porto, L. (2013). El discurso infantil sobre valores y emociones a partir tres muertes clave en los relatos audiovisuales. Revista Mediterránea de Comunicación, 4(2), 55-81. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2013.4.2.12
Porto-Pedrosa, L. (2016). Estudio de las emociones en los personajes animados de Inside Out. Revista Mediterránea de Comunicación, 7(1), 31-45. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2016.7.1.2
Rajan, B., José, L. G. y Sundar, T. (2022). Are you hooked to the ‘Gram’? Exploring the correlation between loneliness, the fear of missing out, and Instagram usage among young Indians. Palabra Clave, 25(2), e2525. https://doi.org/10.5294/pacla.2022.25.2.5
Rodríguez, S. (2021). Consumidor consciente. Un recorrido por su toma de decisiones. ESIC.
Rosen, L. D. et al. (2014). Media and technology use predicts ill-being among children, preteens and teenagers independent of the negative health impacts of exercise and eating habits. Computers in Human Behavior, 35, 364-375. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.01.036
Sánchez, W. C., Uribe, A. F. y Restrepo, J. C. (2019). El cine: una alternativa de aprendizaje. Trilogía Ciencia, Tecnología, Sociedad, 11(20), 39-62. https://doi.org/10.22430/21457778.1212
Smith, S. y Vine, J. P. (dirs.) (2021). Ron’s gone wrong [Película]. Locksmith Animation, 20th Century Fox Animation & TSG Entertainment.
Sotelino, A., Gutiérrez, M. C. y Alonso, P. (2022). Pedagogía y cine: dos pilares para desarrollar la inclusión educativa. Aula Abierta, 51(1), 85-92. https://doi.org/10.17811/rifie.51.1.2022.85-92
Unesco (2021). Nota conceptual del Informe de seguimiento de la educación en el mundo 2023 sobre tecnología y educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378950_spa
Unicef (2017). Estado mundial de la infancia 2017. Niños en un mundo digital. Resumen. https://www.unicef.org/media/48611/file
Valkenburg, P. M. y Piotrowski, J. T. (2017). Plugged in. How media attract and affect youth. Yale University Press. https://doi.org/10.12987/yale/9780300218879.001.0001
Vogels, E. A., Gelles-Watnick, R. y Massarat, N. (2022). Teens, social media and technology 2022. Pew Research Center. https://www.pewresearch.org/internet/2022/08/10/teens-social-media-and-technology-2022/
Ward, A. R. (1996). The Lion King’s mythic narrative: Disney as moral educator. Journal of Popular Film and Television, 23(4), 171-178. https://doi.org/10.1080/01956051.1996.9943703
Webb, A. (2021). Los nueve gigantes. Cómo las grandes tecnológicas amenazan el futuro de la humanidad. Península.
Wiener, A. (2021). Valle inquietante. Libros del Asteroide.
Williams, J. (2021). Clicks contra la humanidad. Libertad y resistencia en la era de la distracción tecnológica. Gatopardo.
Yan S. (2021). Covid-19 and technology use by teenagers: A case study. Hum Behav & Emerg Tech, 3, 185-193. https://doi.org/10.1002/hbe2.236
Zaidi, L. (2019). Worldbuilding in science fiction, foresight and design. Journal of Futures Studies, 23(4), 15-26. https://doi.org/10.6531/JFS.201906_23(4).0003
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Palabra Clave
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.