Fotojornalismo na Venezuela: do El Porteñazo aos protestos e aos rostos da fome
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2023.26.1.2Palavras-chave:
Cultura visual, fotografia, fotojornalismo, imagem, representaçõesResumo
Esta pesquisa oferece um estudo sociocultural da fotografia jornalística no cenário venezuelano mediante a revisão das imagens que ganharam reconhecimento internacional nos prêmios World Press Photo e Pulitzer. A partir da análise e contextualização de fotografias de corte jornalístico e documental, o objetivo é refletir sobre a função social e usos da imagem na contemporaneidade. O corpus foi integrado por imagens de fotógrafos venezuelanos ou radicados na Venezuela que foram premiadas com os mencionados prêmios: duas fotografias individuais e duas séries de fotografias. A mais antiga é a foto de Héctor Rondón, de 1962, sobre o acontecimento conhecido como “El Porteñazo”. A segunda das fotografias e a primeira série têm como contexto comum os protestos e distúrbios de 2017 contra o governo de Nicolás Maduro. Seus autores são Ronaldo Schemidt e Juan Barreto, respectivamente. A última série mostra as vítimas da fome e da desnutrição na Venezuela, e foi publicada pelo The New York Times. Sua autora é a fotojornalista Meridith Kohut. Todas essas fotografias são estudadas com a utilização de uma matriz de análise que inclui o aprofundamento dos conflitos e das realidades que mostram, seu valor intrínseco como imagem, bem como a repercussão e projeção delas. As conclusões deste trabalho evidenciam como a visualização dos fatos por meio da fotografia e seu reconhecimento internacional afirmam as possiblidades da imagem para se aproximar da realidade e mostrar suas nuances e contrastes, além de seu valor de denúncia. O fato de esses prêmios serem dados tempo depois dos acontecimentos registrados permite retomar os temas que documentam, às vezes esquecidos ou deslocados ante a voragem dos novos acontecimentos.
Downloads
Referências
AFP/Focus (2018). Una bola de fuego. El making-of de la noticia, 12 de abril. https://focus.afp.com/una-bola-de-fuego
Barthes, R. (1986). El mensaje fotográfico. En Lo obvio y lo obtuso. Paidós.
Blanco-Pérez, M. (2022). Cine, fotografía y arquitectura: la composición simétrica y la noción de arquitecturización en la obra de Wes Anderson. Antecedentes visuales de la película La crónica francesa. Arte, Individuo y Sociedad, 34(4), 1407-1426. https://dx.doi.org/10.5209/aris.78848
Blanco-Pérez, M. (2022). El discurso fotográfico en los premios World Press Photo (1955-2021): tecnología, política y medios. Revista Latina de Comunicación Social, 80, 241-258. https://www.doi.org/10.4185/RLCS-2022-1543
Cartier-Bresson, H. (2001). Fotografiar del natural. Gustavo Gili.
CNE - Consejo Nacional Electoral (2013). Resultados electorales - Elección presidencial 2013. http://www.cne.gob.ve/web/estadisticas/index_resultados_elecciones.php
CNE - Consejo Nacional Electoral (2015). Resultados electorales - Elecciones Asamblea Nacional 2015. http://www.cne.gob.ve/web/estadisticas/index_resultados_elecciones.php
CNE - Consejo Nacional Electoral (s.f.). Constituyente. Credenciales de Testigos Electorales. http://www4.cne.gob.ve/web/normativa_electoral/elecciones/2017/constituyente/index_principal.php
Corrales, J. (2017). ¿Cómo explicar la crisis económica en Venezuela? Revista Tribuna de Asuntos Públicos, 30, 30-34. https://repositorio.uniandes.edu.co/bitstream/handle/1992/7546/u735378.pdf?sequence=1&isAllowed=y
EFE (2018).¿Por qué hay un hombre en llamas en Venezuela? La increíble historia de Ronaldo Schemidt. ABC, 15 de febrero. https://www.abc.es/cultura/arte/abci-hombre-llamas-venezuela-increible-historia-ronaldo-schemidt-201802151039_noticia.html
Ellner, S. (2019). Explicaciones para la crisis actual en Venezuela: el choque de paradigmas y narrativas. Discursos del Sur. Revista de Teoría Crítica en Ciencias Sociales, 4, 133-151. https://doi.org/10.15381/dds.v0i4.17029
España, L. y Ponce, M. (2018). Encovi. Encuesta Sobre Condiciones de Vida 2018, 1-18. Provea.
Flusser, V. (1990). Hacia una filosofía de la fotografía. Trillas.
Fontcuberta, J. (1997). El beso de Judas. Fotografía y verdad. Gustavo Gili.
Los Grandes Fotógrafos (s.f.). Hector Rondón Lovera (1933-1984). http://losgrandesfotografos.blogspot.com/2018/04/hector-rondon-lovera-1933-1984.html
Malamud, C. y Núñez, R. (2019). La crisis de Venezuela y el tablero geopolítico internacional. Real Instituto Elcano. https://www.realinstitutoelcano.org/analisis/la-crisis-de-venezuela-y-el-tablero-geopolitico-internacional/
Martín-Núñez, M., Soler-Campillo, M. y Marzal-Felici, J. (2022). Estrategias discursivas para la espectacularización: miradas sobre la Gran Recesión en los premios World Press Photo. Anàlisi: Quaderns de Comunicació i Cultura, 66, 171-191. https://doi.org/10.5565/rev/analisi.3437
Meridith Kohut Photography (s.f.). [Página web] https://meridithkohut.photoshelter.com/index/G0000RynKaVp.vy4/I0000WoxK0dIl5G0
Mioli, T. (2018). Periodista mexicana y fotógrafa de EE.UU. con base en Caracas reciben Premio a la Valentía en Periodismo de IWMF. LatAm Journalism Review, 20 de junio. https://latamjournalismreview.org/es/articles/periodista-mexicana-y-fotografa-de-ee-uu-con-base-en-caracas-reciben-premio-a-la-valentia-en-periodismo-de-iwmf/
Mirzoeff, N. (2003). Una introducción a la cultura visual. Paidós.
National Geographic (s.f.). Página del fotógrafo. Meridith Kohut. https://www.nationalgeographic.es/fotografo/meridith-kohut
Pardo, D. (2015). Por qué importan tanto los magistrados que designó el chavismo en Venezuela. BBC Mundo, 23 de diciembre. https://www.bbc.com/mundo/noticias/2015/12/151222_venezuela_tsj_magistrados_dp
Ramírez-Alvarado, M. (2020). Post-truths and fake news in disinformation contexts: The case of Venezuela. En Hernández-Santaolalla, V. y Barrientos-Bueno, M. (eds.), Handbook of Research on Transmedia Storytelling, Audience Engagement, and Business Strategies (pp. 306-320). IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-3119-8.
Sontag, S. (2003). Ante el dolor de los demás. Santillana.
Sontag, S. (1996). Sobre la fotografía. Edhasa.
Usón, V. (2018). Pasaron cuatro segundos hasta que me di cuenta de que alguien estaba en llamas. El País, 4 de abril. https://elpais.com/cultura/2018/04/13/actualidad/1523647942_171446.html
Takenaga, L. (2018). Bebés que mueren de hambre, bombas molotov y amenazas de muerte: una fotoperiodista en Venezuela. The New York Times, 28 de noviembre. https://www.nytimes.com/es/2018/11/28/espanol/america-latina/meridith-kohut-foto-venezuela.html
The Pulitzer Prizes (2018). Finalist: Meridith Kohut, freelance photographer, The New York Times. https://www.pulitzer.org/finalists/meridith-kohut-freelance-photographer-new-york-times
TSJ - Tribunal Supremo de Justicia (2017). Sentencia No. 156 de fecha 29 de marzo de 2017, dictada por la Sala Constitucional del Tribunal Supremo de Justicia que interpreta el artículo 33 de la Ley Orgánica de Hidrocarburos. Pandectas Digital. https://pandectasdigital.blogspot.com/2017/03/sentencia-n-156-de-fecha-29-de-marzo-de.html
TSJ - Tribunal Supremo de Justicia (2017b). Sentencia No. 155 de fecha 28 de marzo de 2017, dictada por la Sala Constitucional del Tribunal Supremo de Justicia, que declara la nulidad por inconstitucionalidad del acto parlamentario aprobado por la Asamblea Nacional en fecha 21 de marzo de 2017, sobre la pretendida Reactivación del Proceso de Aplicación de la Carta Interamericana de la OEA. Pandectas Digital. https://pandectasdigital.blogspot.com/2017/03/sentencia-n-156-de-fecha-29-de-marzo-de.html
World Press Photo (1962). 1962 Photo Contest, World Press Photo of the Year. 2 de junio. https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/1962/hector-rondon-lovera/1
World Press Photo (2017a). 2018 Photo Contest, World Press Photo of the Year. 3 de mayo. https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2018/ronaldo-schemidt/1
World Press Photo (2017b). 2018 Photo Contest, Spot News, 3rd prize. 3 de mayo. https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2018/juan-barreto/1
Yo Católico (s.f.). La ayuda del padre. Historia de una fotografía. https://yocatolico.tumblr.com/laayudadelpadre
Zunzunegui, S. (1989). Pensar la imagen. Cátedra, Universidad del País Vasco.
Zylberman, L. (2014). Errol Morris y los misterios de la fotografía. Culturas, 18(6), 23-34. https://doi.org/10.14409/culturas.v18i6.4323
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Palabra Clave
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.