A foto-óleo documental sobre Catacaos (Peru) na segunda metade do século 20. A obra do equatoriano Manuel Quiroz
DOI:
https://doi.org/10.5294/pacla.2023.26.1.3Palavras-chave:
Foto-óleo, fotografia, Manuel Quiroz, Peru, população ruralResumo
Num país onde a tradição da fotografia documental no século 20 esteve centralizada em Cuzco, as foto-óleos do equatoriano Manuel Quiroz produzidas entre 1949 e 1950 sobre Catacaos, uma população rural do litoral norte do Peru, representam um caso inovador pelas características formais e narrativas da obra e do recebimento público que tiveram durante a segunda metade do século 20. O objetivo deste artigo é expor esse caso aplicando a metodologia de identificação da série de suas foto-óleos originais dedicadas a Catacaos e mediante um estudo de contexto a partir da análise de documentos do álbum pessoal que Quiroz elaborou sobre sua vida pública no Peru. Pelo amplo e heterogêneo reconhecimento que as foto-óleos e o fotógrafo tiveram, estamos diante de um caso inédito na fotografia peruana e latino-americana, em que essas imagens contribuíram para que a sociedade reconhecesse nelas uma história e uma identidade regionais.
Downloads
Referências
Amézaga Heiras, G. (2016). En búsqueda de la ilusión: la fotografía iluminada en el siglo XIX. Alquimia, 58, 24-43. https://revistas.inah.gob.mx/index.php/alquimia/article/view/10815
Andrés Garay Albújar (2022a). Cerna Sabogal, J.: Bajo Piura. Tarea pendiente. Fotógrafos mirando el Bajo Piura. Sobre fotografía, etnografía e historia en el Bajo Piura. En Conversatorio sobre el fotógrafo Manuel Quiroz 25NOV2021 [C. Vargas y A. Garay (coords.), El cromático Bajo Piura. La fotografía de Manuel Quiroz] [Canal YouTube], 12 de julio (35:10-1:18:36). https://www.cromaticobajopiura.pe/actividades-complementarias/conversatorio/
Andrés Garay Albújar (2022b). Elías Lequernaqué, J. P.: El Bajo Piura y su sociedad: una mirada histórica. En Conversatorio sobre el fotógrafo Manuel Quiroz 25NOV2021 [C. Vargas y A. Garay (coords.), El cromático Bajo Piura. La fotografía de Manuel Quiroz] [Canal YouTube], 12 de julio (17:36-33:30). https://www.cromaticobajopiura.pe/actividades-complementarias/conversatorio/
Andrés Garay Albújar (2022c). Villacorta, J.: ¿Cómo era un fotógrafo artista en Piura a mediados del siglo XX? En Conversatorio sobre el fotógrafo Manuel Quiroz 25NOV2021 [C. Vargas y A. Garay (coords.), El cromático Bajo Piura. La fotografía de Manuel Quiroz] [Canal YouTube], 12 de julio (4:45-16:30). https://www.cromaticobajopiura.pe/actividades-complementarias/conversatorio/
Arboleda Vaca, M. (2021). El indigenismo perdido. Las fotos sobre el indio en el Ecuador entre 1920 y 1930. R. Borja (ed.). Autoedición.
Aristizábal, C. y Schmelz, B. (2009). Hans H. Brüning y la etnohistoria del norte del Perú. Cimientos para consolidar las relaciones interdisciplinarias entre Perú y Alemania. Museum für Völkerkunde.
Calero Larrea, C. (2015). Fotografía instantánea, parecidos y retoques: aproximaciones al oficio fotográfico de Benjamín Rivadeneira Guerra. En Rostros + lugares de entonces. Colección Benjamín Rivadeneira (pp. 11-18). Instituto Nacional de Patrimonio Cultural.
Casalé Soler, R. (2022). La Collecció Mulder. Fotografia llatinoamericana dels segles XIX i XX. [La Colección Mulder. Fotografía latinoamericana de los siglos XIX y XX] El Temps, 17 de mayo, 70-74.
Casajuana, J. (1959). El arte de Manuel Quiros [sic]. El Tiempo, 23 de agosto.
Chiriboga, L. y Caparrini, S. (1994). Identidades desnudas. Ecuador 1860-1920. La temprana fotografía del indio en los Andes. Abya Yala.
Chiriboga, L. y Caparrini, S. (2005). El retrato iluminado: fotografía y república en el siglo XIX. Taller Visual.
Concha Lagos, J. P. (2021). Fotografía sin más. Hacia una descolonización de la fotografía latinoamericana. Metales Pesados.
Estrada Morales, J. H. (1972). Es artista y ama Piura. El Tiempo, 10 de octubre.
Estrin, J. (2017). Latin American pictures of the year. The New York Times, 1 de junio. https://archive.nytimes.com/lens.blogs.nytimes.com/2017/06/01/latin-american-pictures-of-the-year/
Gallo, A. y Franco, E. (1986). El foto óleo de Manuel Quiroz Jiménez. [Catálogo, R. Ojeda (coord.)] Centro de Investigación y Promoción del Campesinado.
Garay, A. (2015). Desarrollos insólitos de la fotografía en el norte de Perú en la primera mitad del siglo XX. En J. Mraz y A. M. Mauad (coords.), Fotografía e historia en América Latina (pp. 123-148). Centro de Fotografía de Montevideo.
Garay, A. y Vargas, C. (2021). El cromático Bajo Piura. La fotografía de Manuel Quiroz [Catálogo]. https://www.udep.edu.pe/hoy/wp-content/uploads/sites/49/2021/11/CAT-ALTA-FINAL-20NOV-Manuel-Quiroz.pdf
Garreaud, F. (ed.) (1900). República peruana 1900. Biblioteca Nacional del Perú. https://repositoriodigital.bnp.gob.pe/bnp/recursos/2/html/album-republica-peruana-1900/
Ginocchio, L. (1960). Un artista de la fotografía en Piura. El Tiempo, 19 de junio.
Goyeneche-Gómez, E. (2019). La fotografía documental en tiempos de crisis: historia pictorial y humanismo dramático. Palabra Clave, 22(4), e2246. https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.6
Jaén, A. (1948). Casa de la Cultura en Loja. Exposición de Arte Fotográfico. La Opinión del Sur, 5 de noviembre.
La República (1955). Quiroz, su exposición oleográfica [sic] y sus opiniones como artista. La República, edición Sullana, 6 de enero, p. 5.
La Serna, J. (2022). Abraham Guillén y los registros visuales del patrimonio inmaterial. Ministerio de Cultura.
Laso Chenut, F. X. (2017). La huella invertida: antropologías del tiempo, la mirada y la memoria. La fotografia de José Domingo Laso 1870-1927. Centro de Fotografía de Montevideo.
León Cannock, A. (2021a). Los indisciplinados. La imagen como vector de pensamiento en la fotografía artística limeña en la década de 1990. FOT. Revista Peruana de Fotografía e Investigación Visual, 4(5), 38-53. https://doi.org/10.19083/fot.v3i2.1507
León Cannock, A. (2021b). Derivas, mutaciones y tensiones de lo documental en la fotografía peruana contemporánea. FOT. Revista Peruana de Fotografía e Investigación Visual, 4(6), 44-53. https://revistas.upc.edu.pe/index.php/fot/article/view/1553/1344
Majluf, N. (2006). Sobre fotografía. Una autonomía esquiva. Museo de Arte de Lima.
Majluf, N. (2017). Como la pintura. Arte, retrato y fotografía comercial. [Documento de exposición No. 4]. Museo de Arte de Lima.
Majluf. N. (2022). La invención del indio. Francisco Laso y la imagen del Perú moderno. Instituto de Estudios Peruanos.
Marzal-Felici, J. (2021). Proposals for the study of images in the post-truth era. Profesional de la Información, 30(2), e300201. https://doi.org/10.3145/epi.2021.mar.01
Mraz, J. (2018). Historiar fotografías. Instituto de Investigaciones en Humanidades, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca.
Quiroz, M. (presunto) (1935-1987). [Álbum con 159 documentos seleccionados y organizados por el fotógrafo]. Copia en posesión de Zenaida Quiroz.
Quiroz, M. (1949-1950). [Colección con 104 fotoóleos originales del fotógrafo]. Centro de Promoción e Investigación del Campesinado, Piura, Perú.
Raimondi, A. (1874). El Perú (t. I). Imprenta del Estado. https://books.google.com.pe/books?id=uo9fAAAAcAAJ
Riego Amézaga, B. (2005). Mirando las fotografías desde su entorno: la llave del imaginario. En R. López, J. Marzal y F. Gómez (eds.), El análisis de la imagen fotográfica (pp. 19-32). Universitat Jaume I.
Robles Rázuri, C. (1958). Historia de la industria indígena de Catacaos ha registrado el fotógrafo Manuel Quiroz. El Tiempo, 20 de enero.
Rojas-Rosas, C. (2014). La fotografía como elemento informativo del diario “El Tiempo” de Piura: evolución de su uso en la cobertura del fenómeno “El Niño” de 1925 y de 1983. [Tesis] Licenciatura en Comunicación, Universidad de Piura. https://pirhua.udep.edu.pe/bitstream/handle/11042/1878/INF_183.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Santuc, V. (1986). Los Foto-óleos de Don Manuel. El Tiempo, 19 de junio.
Torres, J. E. y Villegas, F. (2005). Imágenes transgredidas. Retrato y fotografía en Lima: 1842-1920. Illapa Mana Tukukuq, 2, 39-56. https://doi.org/10.31381/illapa.v0i2.1179
Trueman, C. D. (2022). El origen y el triunfo del ego moderno: amnesia cultural, individualismo expresivo y el camino a la revolución sexual. B&H.
Villacorta, J. y Majluf, N. (1997). Documentos: tres décadas de fotografía en el Perú. 1960-1990. Museo de Arte de Lima.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Palabra Clave
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.