Por uma história visual de passados possíveis na prática artística de Rosângela Rennó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/pacla.2023.26.1.4

Palavras-chave:

Artes visuais, fotografia, história pública, documento

Resumo

Este artigo aborda a prática artística de Rosângela Rennó relacionando-a aos princípios da prática historiadora contemporânea. Com base em uma trajetória sobre as diferentes obras em que a artista convoca o passado como matéria de imaginação, destacam-se, sobretudo, estratégias utilizadas para trazer à tona passados possíveis que confrontassem narrativas celebrativas de passados cristalizados. Propõe-se, assim, uma reflexão sobre a relação entre prática artística e historiadora enquanto meios para histórias públicas, seguindo um percurso metodológico que se inicia com alguns paralelos e aproximações entre artes visuais e história para compreender possíveis usos de materiais históricos nos projetos da artista. Em seguida, correlacionam-se os debates sobre as experiências da “morte da fotografia” e do “fim da história”, no bojo das viradas pictóricas ou visuais como fenômeno de geração, e conclui-se com um exercício de interpretação histórica dos trabalhos de Rosângela Rennó.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Mauad, A. M. (2023). Por uma história visual de passados possíveis na prática artística de Rosângela Rennó. Palabra Clave, 26(1), e2614. https://doi.org/10.5294/pacla.2023.26.1.4