Uma certa tendência do documentário brasileiro contemporâneo (Usos e abusos do estudo de comunidade,como método, e da entrevista, como técnica de pesquisa)

Autores/as

  • Júlio César Lobo Autor/a Universidade do Estado da Bahia

Resumen

O objetivo dessa comunicação é analisar quatro documentários brasileiros que se inspiram no método de estudos de comunidade e são estruturados na colagem de entrevistas como o seu discurso fi nal. Pretendemos trazer à discussão que essas narrativas são problemáticas ainda pelo fato de suas entrevistas e depoimentos, longe de evidenciarem algum dialogismo, se mostrarem um expediente para a criação de uma “transparência” do cineasta, originando ainda, o que nos parece mais grave, sérias infrações éticas. Essas infrações estariam principalmente no desfi lar, sem intermediações, de revelações da intimidade dos entrevistados, dando vazão ainda a constrangimentos, por exemplo, entre casais de depoentes, que se utilizam da tela restrita do documentário e de sua precária recepção para uma lavagem de roupa. O nosso corpus é constituído pelos filmes: Santa Marta: Duas Semanas no Morro (RJ, 2000), dir. E. Coutinho; Babilônia 2000 (RJ, 2000), idem; Edifício Master (RJ, 2002), ibidem; e Nem Gravata, nem Honra (SP, 2003), dir. M. Masagão.

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Biografía del autor/a

Júlio César Lobo, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciências da Comunicação (Estética do Audiovisual). Professor- titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brazil.

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Cómo citar

Lobo, J. C. (2009). Uma certa tendência do documentário brasileiro contemporâneo (Usos e abusos do estudo de comunidade,como método, e da entrevista, como técnica de pesquisa). Palabra Clave, 11(1). Recuperado a partir de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/1502

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